quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Hospital Regional desenvolve Ações de Prevenção do Câncer durante o Fórum Social Pan-Amazônico



A programação do Fórum Social Pan-Amazônico, 25 a 29 de novembro, contou com a Campanha de Prevenção ao Câncer promovida pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna.
A ação de saúde foi dirigida pelo Serviço de Enfermagem do HRBA. Os profissionais realizaram a distribuição de folders que traziam as “Dicas Pró-Saúde” mostrando as principais causas e formas de prevenção da doença. A população que prestigiou o Fórum Social Pan-Amazônico ainda pode tirar as dúvidas com os enfermeiros e técnicos de enfermagem no stand do Hospital Regional.
O 5º Fórum Social Pan-Amazônico reuniu povos de nove países da América Latina com o objetivo de discutir e apontar propostas para as diversas realidades e desafios da Pan-Amazônia.
Utilizando uma linguagem simples e direta, o material informativo distribuído pelo Serviço de Enfermagem do HRBA traz orientações importantes sobre os tipos de câncer que mais acometem os brasileiros, como o de pele, de mama e do colo do útero, além de apresentar dicas quanto à boa alimentação, o auto-exame de mama, a prevenção da hipertensão, diabetes e doenças renais crônicas. Confira, a seguir, as principais Dicas Pró-Saúde do informativo disponibilizado a todos que prestigiaram o Fórum Social:

Dicas Pró-Saúde:

Câncer de Pele
Saiba como se proteger:
*      Não deixe de usar: óculos, bonés, chapéus e protetor solar durante os períodos de exposição ao sol;
 *     Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
  *    Cuidado com a utilização de produtos “caseiros” ou desconhecidos para bronzeamento.

Câncer de Mama
Se você tem idade superior a 30 anos faça o auto-exame mensalmente. A partir dos 40 anos faça mamografia regularmente.

Como fazer o autor-exame:
*      Em pé, em frente ao espelho, observe o bico dos seis, a superfície e contorno das mamas;
*      Levante os braços e observe se com o movimento aparecem alterações de contorno e superfície das mamas;
*      Deitada, com a mão direita apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares;
*      Deitada, com a mão esquerda apalpe a mama direita. Repita desde lado os movimentos circulares.

Câncer do Colo do Útero
Causa:
*      Infecção por HPV.

Co-fatores:
*      Início precoce de vida sexual;
*      Múltiplos parceiros;
*      Tabagismo.

Prevenção:
*      Realização do exame preventivo ou “papanicolau” de forma  periódica;
*      Uso de preservativo;
*      Cuidados com a higiene íntima;
*      Evitar tabagismo.

Hipertensão
A hipertensão arterial ou “pressão alta” é uma “pressão muito forte” que o sangue faz na parede das artérias, ficando acima dos limites normais.

Prevenção
*      Mantenha o controle do peso;
*      Alimentação saudável;
*      Redução do consumo de bebidas alcoólicas;
*      Não fumar;
*      Praticar exercícios físicos regulares.

Diabetes
É uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina.

Prevenção
*      Evite a obesidade;
*      Mantenha uma alimentação saudável;
*      Pratique exercícios diariamente.

Cuide dos seus Rins
Os rins são os órgãos responsáveis por:
*      Eliminação de toxina do sangue;
*      Regular nossa pressão arterial;
*      Controlar os líquidos de nosso corpo.

Prevenção
*      Não abuse de analgésicos;
*      Faça exames de rotina;
*      Não fume;
*      Evite álcool;
*      Utilize o sal com moderação.

Os 10 passos para uma Alimentação Saudável
1 -  Faça no mínimo 03 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 02 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
2 - Inclua diariamente 06 porções do grupo de cereais. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na forma mais natural.
3 - Coma diariamente pelo menos 03 porções de verduras e legumes com partes das refeições e 03 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4 - Coma arroz e feijão pelo menos 05 vezes por semana.
5 - Consuma diariamente 02 porções de carnes, aves, peixes ou ovos.
6 - Evite alimentos gordurosos e frituras. Use o mínimo de óleo no preparo dos alimentos.
7 - Evite refrigerantes e sucos artificiais, salgados de pacote, guloseimas e bebidas alcoólicas.
8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
9 - Beba pelo menos de 02 a 03 litros de água por dia.
10 -  Pratique diariamente pelo menos 30 minutos de atividade física.

Fonte: ASCOM HRBA 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Hospital Regional compartilha experiências na Prevenção de Acidentes no Trabalho

Diretor de Apoio e Logística do HRBA, Remídio VIzzoto, em palestra na SIPAT CELPA 2010



Devido ao trabalho de excelência que vem desenvolvendo na prevenção de acidentes de trabalho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, foi convidado pela Gerência Regional das Centrais Elétricas do Para (Celpa) para compartilhar as suas experiências de sucesso.
O intercâmbio de informações foi realizado por meio da palestra ministrada pelo Diretor de Apoio e Logística do Hospital Regional, Remídio Vizzotto, durante a 11ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho (SIPAT) da Celpa, em Santarém, ocorrida entre os dias 24 e 29 de novembro que teve como tema "Segurança, essa é a nossa identidade. Identifique-se”. 
Na palestra, Remídio Vizzotto destacou a atuação dos profissionais de saúde do Hospital Regional de Santarém, junto à população dos mais de 19 municípios da região Oeste do Pará e os riscos ocupacionais aos quais eles estão constantemente expostos. 
Segundo o diretor, atitudes seguras são fundamentais no ambiente de trabalho: “Por isso temos o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) que juntamente a CIPA (Comissão Interna Prevenção de Acidentes) cumprem um papel importantíssimo, sempre buscando a vigilância permanente e a discussão de propostas para a melhoria contínua do serviço. É impossível pensarmos em qualidade e segurança na assistência sem contarmos com profissionais bem treinados e informados sobre as medidas de prevenção”, destacou Remídio Vizzotto. 
Atualmente, o Hospital Regional do Baixo Amazonas passa por processo de transição da nova CIPA - Pró-Saúde, que deverá atuar entre 2010 e 2011. A posse está marcada para o próximo dia 10 de dezembro no Auditório do HRBA. No período de 29/11 a 03/12 os novos membros serão capacitados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do HRBA

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Serviço de Quimioterapia do Hospital Regional recebe “Troféu Elogio”

Diretor Geral do Hospital Regional,
 Hebert Moreschi, na cerimônia
de entrega do Troféu Elogio
Na terça-feira (23), foi realizada a entrega do “Troféu Elogio” do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, mês de outubro. Desta vez o Serviço mais elogiado pelos usuários foi o Serviço de Quimioterapia.
            A entrega da honraria foi prestigiada por diretores, enfermeiros, membros do Comitê de Melhoria Contínua do HRBA e, principalmente, pelos usuários do Serviço de Quimioterapia, que além de participarem do evento, aplaudiram e fizeram questão de mostrar sua satisfação com a estrutura e equipe multiprofissional. O troféu foi repassado às mãos da Enfermeira Daniele Phol, representado todos os profissionais que atual na Quimioterapia.
Parte da Equipe do Serviço
de Quimioterapia do HRBA
A Quimioterapia é parte integrante do Complexo Oncológico do Hospital Regional de Santarém, que conta ainda com o Serviço de Radioterapia, Mastologia, Oncologia Clínica, Onco-hematologia, Ginecologia Oncológica e Cirurgia Oncológica, que atende a toda População do Oeste do Pará.
O “Troféu Elogio” é o reconhecimento concedido aos Serviços e Profissionais do Hospital Regional que mais elogios receberam dos usuários assistidos a cada mês, como forma de valorização do trabalho e empenho para que o HRBA evolua a cada dia na qualidade e segurança de sua assistência. O registro dos elogios ocorre no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Fonte: ASCOM HRBA.