sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Hospital Regional do Baixo Amazonas é certificado como Hospital de Ensino e Pesquisa pelos Ministérios da Saúde e Educação




No último dia 17 de fevereiro, segunda-feira, a Comissão Nacional de Certificação, órgão formado por representantes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Ministério da Saúde (MS), esteve reunido em Brasília onde foi dado o parecer final da Certificação do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) como o primeiro Hospital de Ensino e Pesquisa (HE) fora da capital do Estado, em Santarém, Região Oeste do Pará, informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde e será publicada no Diário Oficial no prazo de dois meses.  A Certificação de uma instituição como HE, segundo os próprios certificadores do MEC e MS, deve obedecer quatro pilares básicos: o da Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa.

Em Santarém, a visita de Certificação do HRBA, que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, aconteceu na primeira quinzena de dezembro de 2013, porém é fruto de um trabalho iniciado há dois anos, quando aconteceu a formatura da primeira turma de medicina fora de Belém. “No dia 17 a Comissão aprovou na sua reunião a certificação do HRBA como um Hospital de Ensino e o próximo passo agora é aguardar a homologação no Diário Oficial da União para que possamos evoluir ainda mais na formação dos profissionais em nossa região. O HRBA é referência em assistência aos Usuários do SUS, não apenas no Oeste do Pará, mas para outras regiões também. Além disso, dispõe de residência médica e multiprofissional em diversas especialidades. Temos diversas parcerias com instituições públicas e privadas, onde nós abrimos as portas para receber os alunos de cursos de graduação e pós-graduação”, declarou o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, Professor Luiz Fernando Gouveia, após citar que a cada dois anos acontecerão visitas para manutenção do HRBA como HE pela Comissão Nacional de Certificação.

Antes de receber os acadêmicos, a Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA (DEP) realiza atividades de integração acadêmica nas próprias Instituições de Ensino Superior. “Pra manter a qualidade e a assistência todos os residentes, graduandos ou profissionais que virão ao HRBA para sua formação participam de uma capacitação que aborda desde o controle de infecção até os protocolos do hospital. É uma forma de acolhermos esses alunos ou profissionais. Depois os direcionamos aos serviços do HRBA para que eles iniciem a busca do conhecimento e da aprendizagem”, enfatizou o Luiz Fernando.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a Certificação representa um marco para o desenvolvimento da Saúde no Oeste do Pará. “Estamos muito felizes e orgulhosos por essa importante conquista. Ela é fruto do esforço conjunto do Governo do Estado, da Pró-Saúde e de todos Profissionais do HRBA. Representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado diariamente por nossa equipe, pois é impossível obter essa Certificação junto aos Ministérios da Educação e Saúde se a instituição não possuir quatro pilares bem consolidados, que são a Assistência Segura e de Qualidade, Gestão Profissionalizada de Processos e Resultados, Ensino e Pesquisa. Além disso, somos um Hospital Acreditado Nível II, o que significa que os profissionais formados no HRBA recebem todo o conhecimento necessário para uma assistência baseada nas melhores práticas existentes, e isso vai se refletir no seu desempenho profissional”, explicou o Diretor Geral.

Hebert também falou sobre os benefícios que a Certificação trará para toda a População do Baixo Amazonas. “Não se faz saúde de qualidade sem profissionais de saúde. Hoje, os municípios de nossa Região têm grande dificuldade para trazer profissionais de saúde, principalmente médicos, de outros locais do País. Precisaríamos de mais de 1.200 médicos para atender toda a População do Oeste do Pará, e temos aproximadamente, apenas 250. Existe um verdadeiro abismo entre necessidade e oferta. O efeito disso é a sobrecarga dos serviços de saúde de Santarém. Para resolvermos isso, a melhor alternativa é formamos médicos aqui e darmos a condição para que eles possam realizar a sua especialização. Esse ano, nós já teremos mais de 40 médicos em Programas de Residência Médica, 22 na Residência Multiprofissional e mais de 300 estagiários de diversas áreas em nossos serviços, ou seja, o fluxo está se invertendo. Anteriormente, os profissionais saíam de Santarém e Região para se especializar e acabam por serem contratados em outros locais, não voltando. Agora, temos profissionais vindo para Santarém, fazerem a sua residência, serem contratados aqui e fixar moradia. Tenho a certeza de que esse será um passo importante para melhorar o Sistema de Saúde e beneficiar os mais de 1.100.000 habitantes dos municípios do Oeste do Pará”, disse Hebert.

A Coordenadora da Comissão de Certificação dos Hospitais de Ensino (CCHE), Ana Vicentina Santiago de Souza, falou sobre a aceitação do projeto de transformar o HRBA de hospital de assistência hospitalar também em um local de Aprendizado e Ensino. “A primeira idéia a ser remetida quando temos hoje a confirmação sobre a certificação do HRBA como Hospital de Ensino é o reconhecimento da vontade do Governo do Estado em adotar uma Política de Apoio à Certificação dos Hospitais Públicos em Hospitais de Ensino, por meio do trabalho feito pela CCHE/SESPA. A segunda ideia foi à decisão do hospital de acatar esta proposta como sua. Quando estivemos pela primeira vez em Santarém para visitar o hospital, Dr. Hebert aceitou com entusiasmo este desafio que foi ficando cada vez maior, no decorrer de um pouco mais de um ano de trabalho”.

Ela falou sobre o sentimento de toda a equipe envolvida neste processo e sua representação em um futuro. “O momento agora é de alegria e felicidade. Mas, muito mais de agradecer a toda equipe do HRBA, às parcerias SESPA, Secretaria Municipal de Saúde, Universidades e demais instituições envolvidas no processo. O presente do HRBA/ HE é para toda População do Baixo Amazonas Paraense, que usufruirá hoje e amanhã da atenção integral à saúde, bem como, a todas as famílias que poderão dispor da formação de seus filhos para a área da saúde em sua própria região”, falou a coordenadora da CCHE, Ana Vicentina Santiago de Souza.

https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
O Coordenador dos Hospitais Regionais do Estado do Pará, Dr. Arthur Lobo, explicou o significado desta conquista para todo o Estado. “O Estado do Pará tem dimensões continentais e o Hospital Regional do Baixo Amazonas é um pólo na área da educação, capacitação e formação profissional, uma vez que nós temos um número reduzido de faculdades de medicina no Estado, sendo três em Belém, uma em Santarém e uma em Marabá”, declarou o Coordenador após citar que essa conquista contribuirá para a formação dos profissionais que atuarão nos novos hospitais em construção, como o caso do Hospital Regional de Itaituba e dos demais hospitais que estão em ampliação.

Nos últimos dois anos, em busca da melhoria contínua dos serviços e continuidade da assistência, os trabalhos foram intensificados, novos protocolos implantados e como resultado o HRBA passou a ser um Hospital Acreditado. “O Hospital Regional do Baixo Amazonas passou pela Acreditação da ONA 1 e conquistou também a ONA 2. Ele se preparou de modo que pudéssemos avançar para um Hospital de Ensino e Pesquisa e hoje, além de formar pessoal, os Hospitais de Ensino melhoram a assistência profissional e também o aporte financeiro, ou seja, só existem benefícios para todos nós”, finalizou o Coordenador dos HR, Dr. Arthur Lobo, após parabenizar toda a Equipe Multiprofissional do HRBA.




*Agradecimentos:

"Um agradecimento generoso à equipe da CCHE Márcia Roberta de O. Cardoso, Gabriela de Menezes Teixeira, Marcela Lopes de Oliveira e Adriana Danielle Silva Sena dos Santos pela competência e responsabilidade em todo período trabalhado. Um agradecimento especial à Meredith Barcelos, Diretora Administrativa Financeiro do HRBA, que deu factibilidade do Projeto HRBA/ HE, como também a toda a equipe acadêmica no nome do professor Luiz Fernando Gouveia e Claudiléia Galvão, a todos os demais diretores e suas equipes, aos alunos e residentes do hospital, a minha amiga e companheira de trabalho Aderli Góes Tavares pela contribuição durante o trabalho". Ribeirinha do Baixo Amazonas, amazonense e paraense, Ana Vicentina Santiago de Souza – Coordenadora da CCHE
 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bebês prematuros são transferidos pelo Guardião 5 do Município de Monte Alegre para o Hospital Regional do Baixo Amazonas

Nascidos no dia 04 de fevereiro no município de Monte Alegre os bebês Natanias e Natalya Vitória Cruz dos Santos, já se encontram sob os cuidados da equipe multi-profissional da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Transportados pelo helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança e Saúde Pública (GRAESP), Guardião 5. Natanias deu entrada no dia 16 de fevereiro, enquanto que sua irmã Natalya foi transportada na manhã desta quarta-feira, 19.

O Comandante do Guardião 5, Major Celso Machado, falou sobre a atuação da aeronave na área da Saúde, uma vez que o GRAESP também atua na área da Segurança Pública em apoio às ações das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros do Estado. “Este é um trabalho bem específico na área da Saúde, onde a população entra em contato por meio do SAMU, do NIOP e do próprio Corpo de Bombeiros. A aeronave é acionada e feito todo o planejamento operacional para fazer o resgate aeromédico ou de um naufrágio, além da atuação na área da Segurança Pública”, enfatizou o comandante.

O transporte, que durou cerca de 25 minutos, contou com a presença da médica responsável pelo serviço aeromédico, Drª Ilmara Sousa. “Eram gêmeos prematuros. Foram pedidos inicialmente leitos de UTI para as duas crianças, só que primeiramente veio o menino, já que a menina apresentou uma melhora. Como ela teve icterícia e infecção grave foi solicitada a transferência hoje”, explicou a médica, após citar que este serviço só é possível a partir da parceria município, no caso o SAMU, e o Estado com o Hospital Regional e o próprio GRAESP.

Para Natalia Oliveira da Cruz, 21 anos, mãe dos pequenos Natanias e Nataly a esperança foi renovada após a confirmação da transferência da maternidade em Monte Alegre para o Hospital Regional do Baixo Amazonas. “No inicio da gestação eu fiquei bem assustada ainda mais por descobrir que eram gêmeos. Depois eu fiquei mais tranquila e aos sete meses eu acabei tendo o parto prematuro, foi difícil. Mas, agora eu estou tranquila. Aqui tem mais estrutura e eu vou passar o dia todo perto deles”, falou Natália que agora poderá acompanhar de perto o desenvolvimento de seus dois filhos que são assistidos pela equipe multi-profissional do HRBA.

A partir de abril, os leitos de UTI do HRBA receberão um grande reforço, pois terão sua capacidade mais que dobrada, passando de 24 para 49 leitos. “Numa região tão grande como a nossa em que assistimos a mais de um milhão e cem mil habitantes, as distâncias são grandes e o transporte terrestre é bem difícil, a parceria com o GRAESP salva vidas. Com certeza foi um grande avanço para a nossa região. A tendência é que essa parceria fique ainda mais forte, pois a partir de abril estaremos dobrando a nossa capacidade de tratamento em terapia intensiva e ampliaremos os serviços de Alta Complexidade, fazendo com que mais pessoas possam ser transportadas pelo GRAESP de regiões mais distantes para o HRBA”, declarou o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.