quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas é recomendado para Certificação de Hospital Acreditado Nível II pela Organização Nacional de Acreditação.

Após um ano da conquista da Acreditação Nível I, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria entre o Governo do Estado e Pró-Saúde - ABASH conseguiu, com seriedade, profissionalismo e comprometimento de toda sua Equipe Multiprofissional, alcançar a recomendação para Acreditação Plena Nível II. A recomendação para a mudança de Nível I para o Nível II aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, no auditório do HRBA, e foi resultado de uma semana intensa de auditorias nas diversas áreas assistenciais que prestam serviços aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Avaliadora Líder da Fundação Vanzolini, entidade credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), explicou o que é a Acreditação. “A Acreditação não é um processo obrigatório. Os hospitais aderem a este processo por livre e espontânea vontade e o Hospital Regional do Baixo Amazonas está de parabéns. No início, ele começou apenas com práticas voltadas à segurança e agora ele tem a efetividade destas práticas de segurança por meio de indicadores muito bem sedimentados e análises críticas de desempenho”, declarou Adriana Marcon.

Veruska Ramalheiro, Assessora de Qualidade e Processos do HRBA, falou sobre o trabalho e a recomendação para Nível II.“A certificação é uma consequência de um trabalho desenvolvido por todos os setores do hospital com foco na segurança e nos processos. A recomendação para o Nível II se deve a uma cultura de qualidade bem sedimentada e disseminada entre todos os colaboradores da instituição, que já compreendem que todos os processos devem ser mensurados e gerenciados”, falou Veruska.

Dra. Ângela Arbach, Avaliadora da Fundação Vanzolini falou da importância deste título nas unidades de saúde de todo o país. “Um Hospital Acreditado ele é um hospital mais seguro. Ele tem uma gestão de todo seu processo. O nível II é a consolidação das exigências do nível I. O Hospital  tem como avaliar os pontos de melhorias, e por isso nós denominamos como um processo de melhoria continua. Ele define seus processos, depois ele mensura e ai ele avalia. Após avaliar ele tem como melhorar e garantir a eficácia de tudo o que está sendo mensurado”, afirmou Dra. Ângela.

O Diretor Técnico do HRBA, Dr. Erik Jennings, ressaltou que a recomendação para o Nível II não se trata apenas de uma conquista do Hospital Regional do Baixo Amazonas. “O HRBA acaba de receber a recomendação pela Fundação Vanzolini para Acreditação Nível II. Após a homologação pela ONA, nós entraremos para um grupo seleto. Hoje, das mais de 7.000 entidades de saúde existentes no Brasil, apenas 64 são Acreditados no Nível II e essa Acreditação significa que estaremos alinhados às melhores práticas da assistência ao nosso paciente nas questões de qualidade e segurança. Isso é um grande avanço. É o reconhecimento para profissionais que trabalham aqui, pois 95% dos profissionais que atuam no HRBA são de Santarém e região. Isso demonstra a competência dos nossos profissionais e do comprometimento com a saúde dos nossos usuários”, informou Erik Jennings.

Hebert Moreschi, Diretor Geral, também enalteceu a competência da Equipe Multidisciplinar do HRBA e ressaltou o apoio e investimentos do Governo do Estado do Pará que viabilizaram a implementação de um processo assistencial voltado à qualidade e segurança do Usuário. “ A recomendação para Acreditação Nível II vem coroar um ano de muitas conquistas e prêmios nacionais obtidos pelo HRBA. É o reconhecimento da qualidade e competência de nossa Equipe Multidisciplinar. Afinal a descentralização e a interiorização da saúde de alta complexidade é um grande desafio, principalmente em nosso Estado, que possui características geográficas muito específicas. Também quero ressaltar que a recomendação para Nível II só foi viabilizada pelos investimentos feitos pelo Governo do Estado do Pará, e o apoio incondicional da Secretaria Estadual de Saúde Pública, SESPA. Estou muito orgulhoso e tenho certeza que muitas conquistas ainda virão, e a maior beneficiada é toda a População do Oeste do Pará”, concluiu Hebert que aguarda a homologação da Acreditação Nível II pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Fotos: Cristiano Santa Cruz- Obra Pima Produtora/Ascom HRBA



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

HRBA em clima de “Outubro Rosa”

Com o objetivo de conscientizar a sociedade de modo geral, homens e mulheres, sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, inaugurou oficialmente na noite da última segunda-feira, 7, a iluminação especial da campanha mundial “Outubro Rosa”,
Durante todo este mês várias atividades internas e externas serão realizadas pela Equipe Multiprofissional do HRBA, Coordenada pelo Serviço de Oncologia e contando com outras entidades parceiras. 

É o HRBA na Luta contra o Câncer de Mama!