quinta-feira, 28 de março de 2013

Hospital Regional de Santarém: Gestão Integrada, Participativa e Humanização com o “Café da Manhã com o Diretor”



 Na manhã desta quinta-feira, 28, véspera do feriado da Paixão de Cristo, a Direção Geral e a Gestão de Recursos Humanos do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) inovaram mais uma vez e promoveram o primeiro “Café da Manhã com o Diretor”, uma ação adotada como forma de promover a Gestão Integrada e Participativa, além de fortalecer os laços de Humanização entre os profissionais dos diversos serviços do Hospital Regional de Santarém. O objetivo da ação é promover a aproximação, troca de informações, identificar oportunidades de melhoria e ideias para o aperfeiçoamento contínuo dos processos e da qualidade assistencial do HRBA. O evento ocorreu num clima muito agradável, aberto e descontraído entre o Diretor Geral, Hebert Moreschi, e colaboradores das diversas áreas do Hospital Regional.


O primeiro café da manhã teve início às 8 horas e contou com a presença de 10 colaboradores dos diversos serviços do Hospital. Pessoas como Cleiva Paula, Técnica em Enfermagem, que trabalha no Serviço de Quimioterapia, mora na Comunidade do Irurama, aproximadamente 18 quilômetros do centro da cidade, e que diariamente sai de sua residência antes das 5h da manhã e retorna por volta das 00h, após sair da universidade onde cursa o 5ª semestre do curso de enfermagem. “Eu já trabalhei em vários setores, hoje estou na quimioterapia e gosto muito do meu trabalho. Como a gente cuida da vida de pessoas sensibilizadas pela dor, pela doença, eu sei que é importante dar um atendimento melhor. Às vezes, uma resposta sem muita atenção acaba não sendo legal”, falou a Técnica em Enfermagem quando abordava a importância do aspecto humano da assistência.

Quem também falou sobre a sua atividade para os demais colegas de trabalho foi o Sr. João Ataídes, 41 anos, que há 06 desempenha a função de Auxiliar de Lavanderia. Para ele, o trabalho em equipe facilita a vida de todos, gera economia e evita desperdícios de recursos naturais. “Hoje a nossa Gerente de Hotelaria e a Supervisão da Lavanderia implantaram um projeto de separação das roupas do hospital, isso facilitou muito a nossa vida. Antes as roupas vinham todas misturadas, não importando o grau de sujidade, e agora, os lençóis, edredons e outras peças que não estão sujas de sangue ou secreções, vêm separadas e o tratamento dado a esse tipo de roupa é diferente daqueles que estão mais sujos. O tempo de lavagem que seria de 1h30min chega a ser de 45 min. Dessa forma, nós gastamos menos água, menos produtos e menos energia também. As clinicas, por outro lado, recebem a roupa limpa bem mais rápido e o meio-ambiente agradece”, falou Ataídes.

O café da manhã foi um momento de integração, de histórias de vida, de luta e também de conquistas. Mas, dessa conversa descontraída e agradável surgiram excelentes ideias de como fazer o atendimento aos usuários do HRBA ser melhor a cada dia. “O número de atendimentos do hospital tem crescido muito, e acredito que em determinados momentos a Recepção do Ambulatório deve ter um reforço. Isso pode acontecer através de um treinamento para que aqueles colegas da Recepção Central ou outras Recepções possam ser deslocados e ajudar no nosso setor”, falou Érica Silva, que trabalha no Ambulatório e que foi informada pela Coordenadora de Recursos Humanos, Jeovânia Cruz, que já existe um projeto para capacitar todos os colaboradores da área de atendimento para que eles possam desempenhar atividades em áreas diferentes, como por exemplo, apoiando o Ambulatório dos horários de maior movimento.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, demonstrou sua satisfação com o primeiro “Café da Manhã com o Diretor”. “Estou muito feliz com o nosso primeiro evento. O maior patrimônio de uma organização são as pessoas. Quando falamos de um hospital com a nossa complexidade, isso se torna ainda mais evidente, pois aqui nós temos “pessoas cuidando de pessoas”. A Gestão Integrada e Participativa é um dos pilares da Política Nacional de Humanização, afinal não podemos esquecer de que “quem cuida também precisa ser cuidado”. É impossível falar de Humanização na Assistência se as relações de trabalho não forem humanizadas. Além disso, temos grandes talentos dentro do nosso hospital e essa atividade é uma oportunidade para que eles possam apontar soluções e oportunidades de crescimento, que podem melhorar significativamente o atendimento que prestamos ao nosso usuário”, concluiu Hebert.

Os colaboradores que participaram do primeiro café da manhã com o diretor foram: Thayla, Clínica Médica (UI); Regiany Queiroz – SND; Mônica Jully – Imagem; Cleiva Paula – Quimioterapia; Maria Dinair – UTI Neo; Jeovânia Cruz – coordenadora de Recursos Humanos; Erica Silva – Ambulatório;  Cleuza Fernandes – SHL; João Ataídes – Lavanderia; Lucien Marques – Faturamento; Edinéia Santos - Psicóloga e Erivaldo Paixão – Almoxarifado.
 
















quarta-feira, 27 de março de 2013

“Colaboradores Destaque” do Serviço de Higienização e Limpeza são entrevistados na Rádio HRBA

Na manhã desta quarta-feira, 27, a programação da Rádio Interna do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), a Rádio HRBA, recebeu a visita dos colaboradores Jecilene Lucas e Maurício Augusto que foram eleitos como “Colaboradores Destaque” do Setor de Higienização e Limpeza (SHL), na última segunda-feira, 25, durante a reunião de motivação, valorização profissional e comemoração dos Aniversariantes do mês, e que contou com a presença do Diretor Geral, Hebert Moreschi, do Diretor de Apoio, Diego Vione e da Gerente de Hotelaria, Mari Saravali. Em entrevista concedida a locutora Ana Lucia, no “Programa Encontro Diário”, eles falaram sobre sua vida pessoal, profissional e a importância da sua atividade para o bom funcionamento do HRBA.

Pouco tímida, a jovem Jecilene foi eleita “Colaboradora Destaque'” na reunião do grupo vespertino e noturno. Recém chegada ao hospital, ela falou um pouco da sua vida. “Eu tenho 23 anos e estou trabalhando aqui há 3 meses. Nesse tempo eu já passei por vários setores como a recepção, hemodiálise, clinica médica e agora estou no primeiro andar. Sou casada, tenho um filho e só tenho a agradecer a oportunidade”, disse Jecilene após mencionar que este é o seu primeiro emprego
.
Extrovertido e com um tempo maior de atuação no HRBA, Maurício falou sobre sua experiência dentro do Hospital Regional. “Eu tenho 21 anos e sou solteiro. Já estou aqui há 2 anos e comecei na higienização e limpeza, passei uns 8 meses lá e em seguida fui promovido para o Setor de Resíduos. Mas, já trabalhei na construção civil e fui camelô, até que tive a oportunidade de trabalhar aqui”, explicou Maurício, que serve de exemplo para demais jovens.

Em relação as suas funções dentro do Hospital Regional, os colaboradores foram unânimes em afirmar que a interação entre os setores garante um ambiente mais saudável e aprazível. “Eu não me sinto melhor e nem inferior a ninguém. O Serviço de Higienização e Limpeza é fundamental para o funcionamento do hospital. Meu trabalho não é menor que o de um médico ou qualquer outro profissional”, disse Jecilene. Maurício complementou: “A gente trabalha um dependendo do outro, eu preciso do trabalho dela para realizar o meu e assim a gente vai, um ajudando o outro no nosso dia-a-dia”, ponderou Maurício.

Sobre a motivação e valorização profissional, os colaboradores parabenizaram o HRBA e a Pró-Saúde pela iniciativa. “A gente só tem é que agradecer e pedir que as reuniões de motivação continuem acontecendo e que cada colega queira cada vez mais fazer o seu melhor”, disse Maurício que se comprometeu a repetir o feito na próxima reunião que acontecerá quinzenalmente.


Em estúdio o Diretor Geral, Hebert Moreschi, agradeceu o empenho e as palavras de cada um dos colaboradores. “Estou muito feliz com o resultado da nossa primeira reunião motivacional. A interação com o profissionais do Serviço de Higienização e Limpeza foi excelente. Quero agradecer à Jecilene e ao Maurício pelo exemplo de comprometimento e profissionalismo. Somos um Hospital de Alta Complexidade. Temos a responsabilidade de cuidar da vida de nossos usuários, e para que tenhamos uma assistência segura e de qualidade, o bom desempenho de nossos colaboradores do SHL é fundamental”, concluiu Hebert.


Hospital Regional de Santarém recebe visita da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores

Na tarde desta terça-feira, 26, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santarém esteve reunida com a Direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) para debater assuntos de interesse público voltados à saúde e realizar esclarecimentos sobre o funcionamento desse importante Serviço de Saúde, que atende a Santarém e toda Região Oeste do Pará, com atendimentos de Alta e Média Complexidade. A reunião contou com a presença dos Vereadores Gerlande Castro, Presidente da Comissão, Nicolau do Povo, Paulo Gasolina, Marcela Tolentino e Chiquinho da Umes, do Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, e do Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings, além de membros da imprensa local e Assessores dos Vereadores.

Um dos primeiros assuntos tratados pelos Vereadores foi relacionado a informação do não preenchimento das cotas de exames mensais em sua totalidade, que segundo os Vereadores, estaria causando uma preocupação na Comissão de Saúde. “Nós queremos saber o que causa essa sobra de exames, não dá pra entender tanta gente na espera e o não preenchimento de todas as vagas”, questionou a Vereadora Marcela Tolentino, após citar que este era o assunto principal da reunião. O Vereador Paulo Gasolina complementou que o assunto já foi debatido junto à Secretaria Municipal de Saúde.

O Diretor Geral, Hebert Moreschi, explicou que houve um desencontro de informações, que já
havia sido esclarecido através da imprensa, em que o principal motivo que gera o não preenchimento das cotas de exames em sua totalidade está relacionado ao número excessivo de faltas dos pacientes aos agendamentos realizados. O Diretor informou também que já está sendo estabelecida uma estratégia envolvendo a SESPA, SEMSA e HRBA para o reaproveitamento das vagas dos faltantes durante o mês. “Todos os municípios encaminham pacientes para o HRBA. A maior demanda é a de Santarém, e nós estamos buscando meios junto à Secretaria Municipal de Saúde e 9ª. Regional de Saúde para que, em parceria, encontremos alternativas para resolver está questão”, disse o Diretor, sem deixar de frisar que é necessária a conscientização dos usuários para que não faltem aos exames agendados, e que, em caso de desistência, comuniquem à Central de Regulação para que a vaga não seja perdida.

Falando especificamente sobre a mamografia, o Diretor explicou que o Hospital Regional realiza hoje inúmeras ações de conscientização sobre a importância do preenchimento adequado da solicitação do exame, através de protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, podendo ser realizado por qualquer médico e não necessariamente por um Mastologista. “Para a realização da mamografia é necessário que o médico preencha um formulário com perguntas específicas, e muitos profissionais entendem que apenas o Mastologista pode realizar a requisição, o que não é verdade. Nós temos o “Projeto Outubro Rosa” em que levamos nossos profissionais às Comunidades e geramos diversos atendimentos, inclusive a solicitação da mamografia. No próximo mês estaremos indo a Comunidade da Boa Esperança para a realização de um trabalho de pesquisa científica sobre casos de câncer naquela Comunidade. Também realizaremos atendimentos e serão geradas solicitações de mamografia para as mulheres que estiverem dentro do protocolo SUS”, enfatizou o Diretor apoiado pela Vereadora Marcela Tolentino que sugeriu que as próprias enfermeiras, através de Lei Municipal, pudessem assinar a solicitação do exame como forma de agilizar o processo e assim atender um número maior de mulheres.

O Diretor Técnico do HRBA, Dr. Erik Jennings, falou da necessidade de buscar junto aos demais hospitais maior celeridade nos tratamentos de baixa complexidade que hoje são direcionados para o Hospital Regional e que poderiam ser realizados em qualquer outra unidade do município. “Hoje a Alta Complexidade não é um problema. Nosso problema é a média e baixa complexidade, a falta de atendimento de procedimentos que poderiam ser realizados em outros hospitais e que são encaminhados para o Regional. O nosso desafio é estabelecer uma forma de direcionar os pacientes de forma adequada esse paciente para saber quem vem, que horas vem e isso vai fechar a porta para pessoas que tentam burlar o processo regulatório”. Dr. Erik Jennings também informou que as cirurgias de baixa complexidade tem congestionado o atendimento do HRBA, cuja prioridade a Alta Complexidade. 
 
A Vereadora Marcela Tolentino também externou a sua preocupação com a redução do leitos destinados aos pacientes do SUS na rede conveniada. Sobre essa questão, o Diretor Geral, Hebert Moreschi, informou que vê como alternativa o fortalecimento dos Hospitais Municipais dos outros municípios da Região, e que os Vereadores tem um papel importante, atuando junto às demais Câmaras Municipais, fazendo que hospitais municipais sejam mais resolutivos.

Os Vereadores Paulo Gasolina, Chiquinho da Umes e Nicolau do Povo também falaram a respeito de denúncias recebidas pela Câmara Municipal de que existiam pessoas em Santarém se aproveitando de usuários referenciados por outros municípios, cobrando valores para “agilizar” processos de atendimento nos serviços públicos da cidade, e que a Comissão de Saúde está atuando de forma firme para resolver a questão. O Diretor Geral do HRBA elogiou a atitude dos Vereadores, e disse que pessoas que agem dessa forma cometem um crime contra a sociedade e se aproveitam da fragilidade dos usuários num momento de angústia. O Diretor Geral também solicitou que se a Câmara Municipal receber alguma denúncia envolvendo qualquer profissional do HRBA, que ela seja encaminhada urgentemente para que as medidas necessárias sejam tomadas.

O vereador Gerlande Castro, Presidente da Comissão, agradeceu a oportunidade concedida pela Direção do HRBA e informou que essa será a postura da Comissão de Saúde, criada para acompanhar o bom andamento do atendimento da saúde pública em Santarém. “Nós vamos nos aproximar do Serviços de Saúde, tanto os Postos, Hospital Municipal e Hospital Regional. Queremos estabelecer um trabalho de parceria para que juntos possamos melhorar a saúde do nosso município”, finalizou o Presidente da Comissão, que ficou de confirmar junto aos demais Vereadores uma visita às instalações do Hospital Regional.

Em relação à visita da Comissão de Saúde da Câmara, o Diretor Geral do HRBA ponderou: “ Estou muito feliz com a visita da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Os Vereadores são a voz do povo e esta interação tem que ser continua. Nós temos uma grande responsabilidade nas mãos que é realizar a Gestão da Saúde e os desafios são imensos. Mas, para mudarmos esse cenário é necessária a união de forças envolvendo os diversos segmentos de nossa sociedade e poderes públicos constituídos. Parabenizo a Comissão de Saúde pela iniciativa e tenho a certeza de que esse trabalho conjunto trará bons frutos para nossa população”, concluiu Hebert.



terça-feira, 26 de março de 2013

Programação leva humanização a pacientes do HRBA durante o período da Páscoa



Alinhado à Política Nacional de Humanização, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou nessa terça-feira, 26, uma programação alusiva a Semana Santa e a Páscoa. A programação contou com três momentos simultâneos em que o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e os acadêmicos voluntários da Ulbra, distribuíram abraços, brinquedos e contaram histórias aos pacientes que se encontram internados nas enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). A atividade também contou com um momento ecumênico de reflexão, realizado na Capela do HRBA.


Segundo a Coordenadora do GTH, Psicóloga Gabriela Noronha Fortes, o objetivo foi resgatar a identidade do paciente que, por estar internado, fica impossibilitado de vivenciar este momento com a Sociedade. “É um resgate da cidadania. Estamos trazendo o que acontece lá fora para dentro do hospital e isso faz parte da Política Nacional de Humanização. Então, procuramos fazer com que o ambiente hospitalar, que é um ambiente naturalmente mais frio, vazio, em função da questão da dor, da doença em si, seja visto de outra forma, com o “abraço grátis”, a solidariedade, o calor humano”, falou a Coordenadora do Grupo de Humanização do HRBA.

Para a Sra. Jana Almeida, moradora do município de Alenquer, que acompanha a filha de pouco mais de 01 ano, em tratamento no HRBA, a visita do Grupo de Humanização e dos Voluntários da Ulbra diminui a dor e traz um conforto.“É muito bom ter esse acolhimento. Nós não somos daqui, então estar fora de casa, dentro de um hospital, não é fácil. Com a visita, minha filha ficou muito alegre e como ela é muito tímida, não demonstrou muito durante a visita, só mesmo na hora que eles foram embora”. Falou sorrindo.

O Coordenador do Projeto “Abraço Grátis”, Pastor Maximiliano Wolfgramm Silva, explicou que um simples abraço pode curar e minimizar os sofrimentos. “Esse projeto 'Abraço Grátis' já andou o mundo todo e agora nós implantamos na realidade do hospital e, com certeza, em momentos de angústia, devido a problemas de saúde, um abraço tem o poder de transmitir o carinho, a proteção e o amor necessário para apoiar a estas pessoas neste momento”, enfatizou o religioso que acompanha o grupo que conta histórias bíblicas às crianças internadas no HRBA.

A programação contou com o apoio dos acadêmicos dos diversos cursos da Ulbra e para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, que acompanhou a atividade, o fator humano é fundamental no processo assistencial. “O HRBA tem uma excelente estrutura física, equipamentos modernos e profissionais altamente qualificados. Mas, temos que lembrar que aqui dentro nós temos pessoas cuidando de pessoas. Estar internado, longe da família e amigos, num momento de fragilidade, não é agradável. É por isso que a humanização da assistência é uma prioridade pra nós, pois torna o ambiente hospitalar mais acolhedor e agradável. Temos a certeza que isso é fundamental para estabelecer um laço de confiança entre nossos pacientes e o hospital. Comprovadamente, isso influencia diretamente na adesão e resultados do tratamento proposto”, conclui Hebert.












Hospital Regional de Santarém: Serviço de Higienização e Limpeza faz homenagem aos 'Colaboradores Destaques' e aos 'Aniversariantes do mês'.



Em clima de total confraternização os colaboradores do Serviço de Higiene e Limpeza do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, participaram de uma programação bem diferente e com o objeto de reconhecer o valor desses profissionais no funcionamento do HRBA. O primeiro encontro aconteceu às 8h30min com um café da manhã e, na oportunidade, o Diretor Geral, Hebert Moreschi, o Diretor de Apoio, Diego Vione e a Gerente de Hotelaria, Mari Saravali, divulgaram o nome do colaborador do mês e homenagearam os aniversariantes de março, do turno matutino. À tarde foi realizada a mesma programação para os profissionais que atuam nos períodos da tarde e noite.

Maurício Augusto, eleito pela manhã
Jecilene Lucas, eleita na reunião da tarde
Os colaboradores “Destaque do Mês” pelo bom desempenho em suas atividades foram: Maurício Augusto Pinheiro da Silva e Jecilene Lucas dos Santos. Os profissionais homenageados pela passagem de seus aniversários foram Ana Keise, Élder Pinto, Márcia Gisele, Raimunda Carla e Marcos Alexandre. Para Ana Keise, Auxiliar de Higienização e Limpeza, a programação foi aprovada. “É muito bom ter a presença dos nossos Coordenadores e Diretores, isso faz com que a gente se sinta reconhecida pelo nosso trabalho. Esperamos que essa programação seja feita por muito tempo”, falou Ana Keise que comemorou seus 27 anos durante o evento com direito a bolo e parabéns.

Durante a reunião, o Diretor de Apoio informou aos colaboradores algumas ações que proporcionarão diversas melhorias para o Serviço de Higienização e Limpeza e seus profissionais. “Nós estamos com algumas ações motivacionais e de reconhecimento para nossa equipe. O intuito dessas reuniões prestigiar o nosso colaborador, valorizando e reconhecendo a importância do seu trabalho dentro da instituição”, disse Diego

Também foi anunciado aos profissionais do SHL a abertura de um curso para limpeza em altura, atividade inexistente em Santarém e que abrirá novas oportunidades aos colaboradores do HRBA. “Nós valorizamos e oferecemos novas oportunidades aos nossos colaboradores. Santarém tem uma carência de profissionais para executar este tipo de atividade. Hoje, isso é uma realidade e nós priorizaremos os nossos colaboradores para que seja uma oportunidade de aprendizado para aqueles que tenham interesse e condições, após avaliação do nosso Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho, possam receber o treinamento e trabalhar nessa ação”, enfatizou o Diretor de Apoio.

Para Mari Saravali, esta atividade visa a integração, união e trabalho em equipe dos mais de 80 colaboradores do Serviço de Higienização e Limpeza. O Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, anunciou também a implantação de outros projetos voltados à melhoria continua das condições de trabalho e motivação para os profissionais que atuam no HRBA. “Nossos profissionais são o maior patrimônio que a Pró-Saúde tem. É impossível pensarmos numa assistência de qualidade sem que eles estejam comprometidos e motivados. Em 2013, criaremos espaços de integração e novas ferramentas de gestão participativa, para que todas as pessoas que atuam no HRBA possam, com o seu conhecimento e talento, contribuir para tornar o Hospital Regional de Santarém cada dia mais resolutivo, seguro e, principalmente, humano”, concluiu Hebert.