terça-feira, 25 de outubro de 2011

Principais atividades desenvolvidas pelo HRBA nos meses de agosto, setembro e outubro.


Hospital Regional recebe Certificado Social do Sistema Tapajós de Comunicação


            Pelos relevantes serviços prestados durante o Projeto Viva a Vida 2011, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, recebeu o Certificado de Parceiro Socialmente Responsável. O HRBA participou em todas as etapas do Projeto com atendimentos nutricionais, consultas médicas e orientações preventivas ao câncer, beneficiando aproximadamente 500 pessoas.
            A Responsabilidade Social é um dos valores da Pró-Saúde e o Hospital Regional busca o envolvimento com a comunidade, através de projetos sociais como o Viva a Vida. Esses projetos são fundamentais para levar atividades de prevenção e inclusão social à População do Oeste do Pará.















Câmara de Vereadores de Santarém concede Moção de Aplausos ao Hospital Regional pela inauguração da Rádio HRBA

Em setembro foi aprovada pela Câmara Municipal de Santarém uma Moção de Aplausos de autoria do Vereador Nélio Aguiar parabenizando o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará pela inauguração da Rádio HRBA, ocorrida no dia 15 de setembro. A Moção destaca a importância da iniciativa do Setor de Comunicação do Hospital Regional de Santarém em desenvolver um novo mecanismo que possa levar informação e entretenimento aos usuários e profissionais do hospital.
Abaixo segue a Moção de Aplausos:






Curso de Brigada de Incêndio capacita profissionais do Hospital Regional para atuar em situações de risco

Através de uma parceria entre o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, foi realizado um treinamento teórico e prático especializado em ações de combate a incêndio e primeiros atendimentos em caso de emergência. O curso capacitou 40 profissionais do HRBA para atuar como Brigadistas Civis com a função específica de prontidão, para agir de imediato extinguindo qualquer indício de incêndio que possa ocorrer.
O curso teve em sua maioria aulas práticas, com visitas aos pontos de hidrantes e sistemas de combate a incêndio do Hospital, além de treinamento noturno para simular diversas situações em que um brigadista precisa estar atento, dentre elas destacamos:
·        Manuseio de mangueiras no aduchamento, lançamento e acoplagem à rede de hidrantes para exercícios de extinção ao fogo;

·        Práticas de combate a incêndios com o uso correto de extintores portáteis para cada classe A, B e C, em cenários como Painel Elétrico, Laboratório, Cozinha, Escritório e Almoxarifado;

·        Labirinto com fumaça, corredor de fogo e sonorização pré-pânico. Ambiente que é preparatório para o Abandono de Edificações e práticas com Equipamentos de Proteção Respiratória –EPR;

·        Abandono de Edificação: Exercício simulado de abandono do estabelecimento ou do local de trabalho;

·        Primeiros Socorros: Atendimento que visa capacitar o Brigadista aos procedimentos de suporte básico da vida.

A ação dos Brigadistas é vital nos primeiros 5 minutos de combate e extinção do fogo, antecedendo a ação do Corpo de Bombeiros. Uma equipe bem preparada e atenta pode salvar vidas e reduzir impactos ocasionados por incêndios.
Através desse treinamento a Pró-Saúde demonstra a sua preocupação com a segurança dos profissionais e usuários do HRBA.














Parceria entre Pró-Saúde e os Expedicionários da Saúde leva ações de saúde para Comunidades Ribeirinhas

Uma parceria firmada entre a Pró-Saúde e a Associação Expedicionários da Saúde levou diversas ações de saúde para as Comunidades Ribeirinhas próximas à São Miguel, no Rio Arapiuns. A Associação Expedicionários da Saúde é uma organização que reúne médicos voluntários em expedições que levam medicina especializada para diversas regiões do país e até mesmo em atividades internacionais. Os Expedicionários da Saúde tiveram grande reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Haiti, após o terremoto que atingiu aquele país. Também recebeu destaque pelas atividades de interiorização do atendimento cirúrgico especializado às populações da Amazônia Brasileira.
O objetivo da parceria entre Pró-Saúde e os Expedicionários da Saúde foi de disponibilizar as Comunidades Ribeirinhas um atendimento médico resolutivo e de qualidade. E o resultado não poderia ter sido melhor. Foram realizados:
·         715 consultas;

·        159 cirurgias;

·        08 atendimentos de emergências;

·        Totalizando 882 atendimentos.

“Através dessa parceria, a Pró-Saúde e o Governo do Estado do Pará reiteram o seu compromisso de levarem assistência de qualidade e resolutiva à toda a População do Oeste do Pará, principalmente àquelas que possuem maior dificuldade de acesso aos centros de atendimento médico-hospitalar”, afirma Hebert Moreschi, Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas.