terça-feira, 17 de maio de 2011

Semana da Saúde do Hospital Regional de Santarém é encerrada com “Caminhada Pró-Saúde”.



No último dia 06 de maio, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará promoveu a “Caminhada Pró-Saúde” para marcar o encerramento da Semana da Saúde 2011: “HRBA de Bem com a Vida!”, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH. A “Caminhada Pró-Saúde” teve um percurso de 5 quilômetros pelas ruas de Santarém. Aproximadamente 100 profissionais do HRBA participaram da atividade que saiu da frente do HRBA e chegou à Praça da Matriz, centro da cidade.
Uma programação especial para a Comunidade foi preparada na chegada da caminhada.  O HRBA e os parceiros da Semana da Saúde disponibilizaram diversos serviços às pessoas que aproveitavam o fim de tarde para passear pela orla ou que faziam atividades físicas. Em clima de muita descontração e alegria todos puderam verificar a pressão arterial, realizar testes de glicemia, receber orientações nutricionais, conhecer os Serviços de Hemodinâmica, Oncologia e Central de Material e Esterilização do HRBA, além de participarem da “Blitz da Saúde” na Avenida Tapajós que deu orientações e distribuiu material informativo sobre hábitos saudáveis de vida.
Os profissionais que estiveram na “Caminhada Pró-Saúde” participaram de sorteio de diversos brindes ofertados por empresas e entidades que apoiaram o evento durante toda a semana.
A Semana de Saúde do Hospital Regional iniciou no dia 02 de maio com uma vasta programação que envolveu diversos parceiros.
A Comissão Organizadora idealizou o evento com o conceito de que Saúde, em sua própria definição, não significa apenas ausência de doenças, e sim o bem estar psíquico, físico e mental do ser humano, além de objetivar um ambiente de trabalho que promova o bem estar do profissional, e o melhor de tudo, estendendo todos esses benefícios à Comunidade.
A programação também ofereceu aos profissionais do HRBA, usuários e Comunidade palestras motivacionais e informativas, atividades de bem estar como cortes de cabelo, maquiagem e massoterapia, além de atividades em diversas escolas dos bairros vizinhos ao Hospital Regional enfatizando o combate ao mosquito transmissor da Dengue.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, o evento atingiu muito mais do que se esperava: “Não existe outra palavra que qualifique a Semana da Saúde: HRBA de Bem com a VIDA!, que não seja Sucesso. A participação de nossos profissionais, usuários e Comunidade foi muito além de nossas expectativas. Conseguimos a união de diversas entidades públicas e privadas que difundiram durante toda a semana o estímulo aos bons hábitos de saúde e a valorização da vida. Agradeço à Comissão Organizadora composta pela CIPA, SESMT e SCIH pela qualidade do evento e aos nossos parceiros SEST/SENAT, SESC, SENAC, Mary Kay, HEMOPA, DIVISA, CEREST, ULBRA, Faculdades Integradas do Tapajós, Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Transportes. Com certeza, a maior beneficiada com esses projetos e parcerias é a População do Oeste do Pará!”, conclui Hebert.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Hospital Regional: Visitas técnicas para a disponibilização de novos serviços na Região Oeste do Pará


Comissão de Transplantes e Equipe de Hemodiálise do HRBA


Transplantes
A Coordenação da Comissão de Transplantes do Estado do Pará esteve visitando as instalações do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, em Santarém, para verificar as condições físicas, técnicas, profissionais e possíveis ajustes para realização de transplantes no interior do estado.
Dr. Emanuel Espósito (Coord. CIHDOTT),
Dr. Luiz André, Dr. Paulo Campos e
Hebert Moreschi - Diretor do HRBA
Dr. André Luiz Santos Rodrigues, Coordenador da Comissão de Transplantes do Pará, e o Diretor de Urgência e Emergência do Pará, Dr. Paulo Campos, estiveram reunidos com o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, com o objetivo de dar andamento no processo de avaliação para que ainda em 2011 o Hospital Regional possa realizar o primeiro transplante de rim na Região Oeste do Pará.
A equipe técnica também verificou as obras de ampliação do Serviço de Terapia Renal Substitutiva que duplicará a capacidade do HRBA em atender os pacientes renais crônicos da região.


Pró-Paz 
Comitiva do Pró-Paz e Equipe do HRBA

O Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, recebeu a visita da Coordenadora do Pró-Paz, Profª  Mestra Izabela Jatene, como o primeiro contato para uma parceria na implantação do Programa em Santarém. A Profª Izabela conheceu a estrutura física do Hospital e os serviços ofertados para atendimentos de alta e média complexidade. O HRBA será a referência para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de Violência Sexual, quando necessário. Com a implantação do Pró-Paz Integrado em Santarém, a união e trabalho em parceira de diversos segmentos governamentais, não-governamentais e outros serviços deverão reduzir a revitimização das crianças assistidas pelo Programa.
O Pró-Paz é um programa de atendimento exclusivo para crianças e adolescentes (0 a 18 anos incompletos) vitimizados pela Violência Sexual. Seu objetivo é o de promover atendimento integral, interdisciplinar e de qualidade às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e suas famílias. Seus objetivos específicos são:
         Oferecer acolhimento psicossocial especializado;
         Garantir os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva;
         Prevenir DST(s)/AIDS, através de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas;
         Prevenir e/ou interromper a gravidez decorrente de Violência Sexual, conforme a legislação.

Hospital Regional: UTI Neonatal recebe “Troféu Elogio”


Equipe da UTI Neonatal, Diretoria do HRBA e Coordenação do Trofèu Elogio


No dia 29 de abril, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará e a Pró-Saúde entregaram aos profissionais da UTI Neonatal o “Troféu Elogio” do mês de março pelo excelente trabalho desenvolvido aos pequenos pacientes do setor. O Troféu Elogio é representação  da satisfação dos usuários e familiares em relação aos serviços prestados pelos profissionais do HRBA.
Equipe de Hemodinâmica - HRBA
Em segundo lugar foi eleito o Serviço de Hemodinâmica e o terceiro colocado ficou com os profissionais do Serviço de Radioterapia pela atenção especial nos atendimentos disponibilizados aos usuários.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, o esforço de cada profissional é fundamental para o aumento da satisfação da Comunidade atendida. “O Troféu Elogio é o reconhecimento que a Pró-Saúde, HRBA, e principalmente, o nosso Usuário faz àqueles profissionais que se dedicam e tem comprometimento com a assistência de qualidade, segura e humanizada. A UTI Neonatal, a Hemodinâmica e a Radioterapia estão de parabéns, pois foram os serviços que apresentaram os melhores índices de satisfação no mês de março, eleitos por nossos Usuários”.
 Equipe de Radioterapia do HRBA
 Momento da entrega do Trofèu a equipe de Radioterapia

 UTI Neonatal do HRBA

Diretora de Enfermagem, Daniella Mengon, e a Equipe da Neonatal