sexta-feira, 6 de novembro de 2015

HRBA realiza curso de atualização e formação de brigadistas


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) promoveu mais um treinamento da Brigada de Incêndio, durante as duas últimas semanas. O curso de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, é realizado anualmente. A brigada conta com a participação de 89 colaboradores voluntários. A meta é que esse número passe dos 120 e em dezembro será formada nova turma.
Treinada por bombeiros civis, a Brigada de Incêndio é integrada treinada para identificar fatores de perigo e agir com rapidez. “Há obrigatoriedade de as empresas terem equipes de brigadistas treinadas para atuar em casos de sinistros”, explica a coordenadora do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Auricléia Castro.
“Além de prestar assistência especializada em saúde, temos a responsabilidade de zelar pela segurança de nossos pacientes e profissionais. A qualificação de brigadistas é fundamental para isso. O investimento na prevenção é sempre o melhor caminho, mas precisamos estar preparados para lidar com situações de risco”, afirma o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi. Além da qualificação dos brigadistas, o hospital conta com todos os equipamentos necessários para o combate de sinistro. 
O colaborador José Ronildo Silva, de 30 anos, está no Hospital Regional há seis anos e há três atua como brigadista, também. “Eu faço parte porque decidi contribuir de alguma forma com o hospital. Em uma situação de emergência, vou poder dar a minha contribuição especializada”, disse ele.  









  





quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Procura por mamografia cresce no Hospital Regional de Santarém


O mês de outubro acabou, mas a importância da prevenção do câncer de mama continua. E um dos indicadores que comprovam o efeito positivo da campanha Outubro Rosa é o aumento anual de exames de mamografias realizados no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
Em quatro anos, o número de mulheres que procuraram o exame cresceu mais de cem por cento. Em 2010, foram realizados 1.291 exames. Esse número cresceu para 1.731, em 20011. Outro aumento foi registrado no ano seguinte, pulando para 1.981. Em 2013 foram feitas 3.314 mamografias e, ano passado, 3.440 exames.

TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO

Atualmente, o HRBA (gerido pela Pró-saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde – Sespa) disponibiliza 250 exames mensais (três mil por ano), mas o hospital faz exames extras para atender à demanda sempre crescente. Até setembro passado, mais de 2.400 mamografias haviam sido realizadas. Nesse ritmo, a tendência é que o total de exames ultrapasse a marca de 2014.
Entre 2013 e 2014, foram diagnosticados pelo HRBA, 81 novos casos de câncer de mama. Atualmente, 107 pacientes estão em tratamento, sendo 105 mulheres e dois homens. Em 2014, 67 pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos e, até setembro, mais 38 cirurgias foram realizadas.

CONSCIENTIZAÇÃO CRESCE

“Com a campanha Outubro Rosa, a procura pelo serviço, nos meses subsequentes, sempre cresce. As pessoas estão se conscientizando, fazendo autoexame e buscando a mamografia. Isso é louvável”, diz o coordenador de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes.
A história de Gersonita Lima, de 47 anos, faz parte desse cenário de conscientização. Em 2012, tomando banho, ela fez o autoexame que se confirmou, depois, o câncer de mama.  “Não foi fácil. Perdi o chão; chorei muito; passou um filme na minha cabeça lembrando-me de mulheres que sofreram por isso. Mas tive fé e falei que ia vencer”. E venceu! Após uma cirurgia, em fevereiro deste ano, e sessões de radio e quimioterapia, Gersonita espera ter alta ainda neste mês. E já arruma as malas para retornar ao município natal, Almeirim, depois de meses em Santarém, para o tratamento, tendo a companhia da irmã. “Foi muito difícil ficar longe da família, mas a minha acompanhante me deu muita força; ela teve muita influência no meu tratamento, que foi realizado com excelência pela equipe do HRBA. Fui tratada muito bem, e agradeço a todos por isso”, conta, feliz.
Durante o Outubro Rosa, o hospital disseminou, por meio de palestras, muita informação sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha está dando certo no Oeste do Pará, tendo como referência o Hospital Regional.

Gersolita Lima, 47, em sessão de fisioterapia