quarta-feira, 16 de julho de 2014

HRBA participa de ação alusiva ao Dia do Homem



Na manhã da terça-feira, 15 de julho, Dia do Homem, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), por meio da empresa parceira Life Care, Serviço de Oncologia e Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), participou de uma programação que uniu cuidados estéticos e prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo e a hipertensão. A programação iniciou às 8h30min no Complexo Alimentício do Mercadão 2000, um dos mais movimentados de Santarém, onde foram disponibilizados a população cortes de cabelo, limpeza de pele, maquilagem, verificação de pressão arterial e orientações de saúde sobre as doenças renais, diabetes e hipertensão.

De acordo com a pedagoga da empresa Agiliza Marketing, Ester Vinente, a ideia foi promover uma interação entre os novos profissionais da beleza e a comunidade, disponibilizando serviços gratuitos de beleza aprendidos ao longo dos últimos seis meses. “Hoje é o encerramento do nosso curso de cabeleireiro e também de maquiagem. Nós aproveitamos por ser o dia dos homens para disponibilizar este momento de cuidado com a aparência e com  a saúde, não só para os homens, mais para a população que frequenta este complexo”, declarou a pedagoga.

De acordo com a enfermeira nefrologista da Life Care, Sílvia Somera, é importante que a população adote hábitos saudáveis como forma de prevenir  o diabetes e a hipertensão, além das cardiopatias e doenças renais. “Essa é uma campanha de prevenção a algumas doenças silenciosas. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, uma em cada dez pessoas tem problemas renais e não sabe. Então, nós vemos a importância de prevenir algumas doenças”, informou a enfermeira que falou sobre a necessidade de ingerir bastante liquido, principalmente água, fazer exercícios físicos leves, como caminhadas, controlar a pressão arterial e ingerir alimentos naturais, como frutas, sucos e alimentos com pouco açúcar.

Sobre a saúde do homem, o médico urologista Alberto Mariano falou sobre a importância da realização de exames preventivos. “Nós temos que lembrar que o homem tem que fazer seu preventivo. Assim como as mulheres fazem periodicamente os exames de colo de útero e mama, o homem tem que prevenir o câncer de próstata e de pênis que vem crescendo nos últimos anos e alertamos que o homem faça seus exames para que não seja surpreendido”, ressaltou o médico após citar a necessidade do diagnóstico precoce.

Segundo o médico, em média são realizadas no HRBA de duas a três cirurgias desta patologia por semana e o ideal é que os homens com idade a partir de 40 anos façam os exames preventivos. O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, ressaltou a importância desse tipo de ação. “O HRBA é um hospital que presta assistência de média e alta complexidade. Mas, a melhor forma de investirmos em nossa saúde é a prevenção. Por isso, é extremamente importante que nossos profissionais estejam próximos à população disseminando informações fundamentais para a promoção de hábitos saudáveis que evitam futuras internações”, concluiu Hebert.