terça-feira, 3 de junho de 2014

HRBA é o primeiro Hospital de Ensino no Interior do Pará




No último dia 30 de maio, sexta-feira, os Ministérios da Saúde e da Educação, assinaram a Portaria Interministerial nº 1.214 concedendo a oito unidades hospitalares brasileiras, (1) PR, (1) DF, (1) CE, (4) SP e (1) em Santarém – PA, o título de Hospital Ensino. O título outorgado pelos Ministérios habilita os hospitais, devidamente avaliados e aprovados, a desenvolverem a prática de atividades curriculares na área da saúde, sejam como: Hospitais Gerais e, ou Especializados, vinculados a Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, ou, ainda, formalmente conveniados com Instituição de Ensino Superior.

Em Santarém, o HRBA, localizado no Oeste do Pará, com abrangência em 21 municípios, é o primeiro Hospital Ensino (HE) no interior do estado. A titulação assinada pelos Ministros de Saúde, Arthur Chioro e Educação, José Henrique Paim Fernandes, contribuirá para a excelência da formação profissional. “Os nossos indicadores demonstram a importância deste título para a região. Temos uma média de 300 estudantes mês em alguma atividade curricular, isso contribui para melhores praticas, e articula o comprometimento de todos para uma assistência de qualidade, seja no próprio HRBA ou em qualquer outra Unidade de Saúde”, declarou o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, Luiz Fernando Gouvêa e Silva.

A certificação possui validade de 2 anos, a partir da data da publicação, sendo renovada após avaliação de recertificação interministerial. De acordo com a pedagoga da Diretoria de Ensino e Pesquisa, Claudiléia Pereira Galvão, tão importante quanto à conquista será a manutenção do título. “Hoje temos convênios com quase todas as Instituições de Ensino Superior e estamos envolvidos no processo de aprendizagem de profissionais e futuros profissionais das áreas da Saúde dentre elas: medicina, fisioterapia, farmácia, serviço social, psicologia, radiologia, enfermagem e agora, também administração. Isso representa um ganho significativo em nível de qualidade assistencial e formação profissional”, enfatizou a pedagoga.

Atualmente, além dos 300 estagiários mês, o Hospital Regional recebe residentes médicos e multiprofissionais. Com a titulação de HE, Santarém poderá ampliar o campo para pesquisas, sendo uma referência na formação de profissionais em saúde para a Região Norte do País. “Essa é mais uma grande conquista para a nossa região que ainda possui muitos desafios na área da Saúde. Uma das principais é a ausência de profissionais de saúde em número suficiente para atender a todos os municípios. Mas, hoje já podemos contar com dezenas de profissionais médicos e multiprofissionais realizando a sua residência aqui. A Certificação mostra que os investimentos feitos pelo Governo do Estado na descentralização da assistência de alta complexidade e na formação vem dando excelentes resultados. Quero parabenizar e agradecer a nossa comprometida e competente equipe por mais essa vitória. Sem dúvida é um momento histórico e que trará resultados concretos para toda nossa população”, afirmou Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.

Entenda o processo:

Em Novembro de 2013 o HRBA recebeu a visita dos certificadores dos Ministérios da Saúde, e Educação que realizaram uma série de reuniões, vistoria técnica e análises documentais para decidir se o Hospital Regional teria condições de receber o certificado de Hospital Ensino. A informação foi confirmada pelos Ministérios da Saúde e da Educação no dia 17 de fevereiro, data da aprovação, com publicação no Diário Oficial no dia 2 de junho.