quinta-feira, 11 de setembro de 2014

HRBA participa de campanha para arrecadação de brinquedos

Desde o dia 4 de setembro, quinta-feira, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), participa de uma campanha de arrecadação de brinquedos, que serão doados a crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Ubirajara Bentes de Souza, no bairro do Diamantino. A Campanha é uma realização do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), que prepara e dá oportunidade de emprego para jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos, por meio do programa Aprendiz Legal.

A Campanha “Faça uma Criança Feliz”, conta com o apoio da Área de Gestão de Pessoas, que arrecadará brinquedos até o dia 7 de outubro para que sejam doados às crianças durante a programação alusiva ao dia das crianças, comemorado no dia 12 de outubro. A programação alusiva à data acontecerá em 9 de outubro. “O objetivo do projeto não é somente a realização de um evento, e sim despertar sentimentos ora esquecidos em nossa sociedade, como o carinho, amor ao próximo e a solidariedade. Nos engajamos neste evento para também desenvolver o protagonismo juvenil e despertar habilidades importantes, como a liderança, o trabalho em equipe e o planejamento”, explicou o instrutor de aprendizagem do CIEE, Hudson Aguiar Serique.

Atualmente, o HRBA conta com 29 jovens atuando como “Aprendiz Legal” em diversos setores da unidade, são jovens com idade entre 18 e 22 anos que tiveram a oportunidade de ter o primeiro emprego. “Quando aderimos ao projeto da doação de brinquedos nosso intuito foi que os aprendizes desenvolvessem o engajamento e o empreendedorismo. Aqui temos jovens que estão no primeiro emprego e estamos capacitando eles tanto para o engajamento quanto para o empreendedorismo porque mesmo trabalhando eles podem ser empreendedores”, enfatizou a coordenadora de RH do HRBA, Jeovânia Cruz, após citar que os jovens também irão trabalhar as relações interpessoais, comportamento e a responsabilidade social.

No HRBA os colaboradores e usuários podem fazer suas doações de brinquedos na recepção principal, onde foi implantada uma caixa coletora ou ainda na Área de Gestão de Pessoas no bloco administrativo até o dia 7 de outubro. O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância de apoiar ações sociais como esta realizada pelo CIEE. “Nós temos um compromisso de além de investir no desenvolvimento técnico de nossos profissionais, também fazer com que eles sejam pessoas engajadas na Sociedade e que possam disseminar o espírito da cidadania. Por isso participamos e apoiamos todas as causas que visam o bem estar de nossa população”, concluiu Hebert.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

HRBA debate Ortopedia e Traumatologia no Âmbito Hospitalar em seu IX Workshop

Reconhecido como um dos temas de maior relevância dentro da sociedade na atualidade, a ortopedia e traumatologia foram amplamente debatidas no final do mês de agosto por meio da realização do IX Workshop do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). O evento foi uma realização do Serviço de Fisioterapia, e da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), e visou difundir conhecimento sobre o tema junto à classe médica, fisioterapeutas, enfermeiros e profissionais que atuam diretamente com pacientes da ortopedia e traumatologia nos hospitais e unidades de Saúde de Santarém e região.

De acordo com o coordenador do Serviço de Fisioterapia do HRBA, Jonas Rocha, a temática “Ortopedia e Traumatologia no Âmbito Hospitalar, uma Visão Contemporânea” a ideia foi trabalhar uma temática atual e que geralmente é pouco debatida. “Esse workshop teve o objetivo de difundir os conhecimentos e também promover uma atualização entre as classes médicas, fisioterapeutas e acadêmicos no intuito de melhorar as tomadas de decisão e protocolos dos tratamentos ortopédicos e assim quem será beneficiado são os pacientes”.

Durante o evento temas como Visão atual nas Cirurgias de Artrodese da Coluna Vertebral; Fisioterapia no Pós-Cirúrgico de Coluna Vertebral; Atualidade nas Cirurgias de Ombro por Vídeo Artroscopia; Fisioterapia no Pós-Cirúrgico de Ombro: Protocolos Avançados e Cuidados; Princípios do Tratamento Cirúrgico em Fraturas dos Membros Inferiores: Fixação Interna e Externa; Atuação da Fisioterapia nos Tratamentos Cirúrgicos das Fraturas do Membros Inferiores: Cuidados e Contra Indicações; Atualidade das Técnicas Cirúrgicas nas Lesões de Joelho com Ênfase na Atroplastia Total de Joelho e Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior, Visão da Fisioterapia na Reabilitação do Joelho também foram debatidos.

Segundo o coordenador este foi o primeiro evento desenvolvido para esta temática e a expectativa é que no próximo ano outros treinamentos sejam desenvolvidos. “Este é o início de um trabalho, ano que vem teremos a oportunidade de fazer um evento maior voltado para essa temática que é bem atual e que faz parte do cotidiano dos hospitais de Santarém. Todos sabemos que a cidade e região possuem um alto índice de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas e estes pacientes por sua vez necessitam de tratamento por terem sofrido algum tipo de fratura”, enfatizou Jonas.

Além de profissionais da área da saúde acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e fisioterapia participaram do evento. “Hoje o workshop está abordando casos clínicos e experiência de profissionais renomados e isso contribui para a formação acadêmica porque a gente pode aprofundar nosso conhecimento através da teoria e da pratica. O que vemos aqui tem muito das novas tecnologias e um pouco das tecnologias de vanguarda para pacientes que sofreram algum trauma, que é o que tem maior incidência aqui na nossa cidade” declarou o acadêmico de enfermagem da Universidade Estadual do Pará (UEPA) Rodiney Costa.

De acordo com o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, a realização de eventos voltados para o Ensino e Pesquisa contribui para a excelência dos serviços prestados a população de Santarém e região. “Há uma preocupação muito grande com o alto índice de acidentes de trânsito, e apesar de não sermos um hospital de urgência e emergência, muitos destes pacientes são referenciados para cá e aqui nós temos a missão de dar a melhor assistência aos nossos pacientes, está é uma responsabilidade nossa e que se estende a formação dos profissionais que atuam não apenas em Santarém como também em toda a região Oeste do Pará”, finalizou.




segunda-feira, 8 de setembro de 2014

HRBA participa de ações sociais e de incentivo aos hábitos saudáveis de saúde

Durante todo o mês de agosto o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participou de ações sociais e de incentivo a hábitos saudáveis realizados pelo Sistema Tapajós de Comunicação (Viva a Vida) no período de 1 de agosto a 2 de setembro, e também do II Circuito Unimed Saudável, realizado pela cooperativa médica Unimed Oeste do Pará no dia 30 de agosto na orla de Santarém. As ações extra-muros fazem parte da missão do HRBA de prestar assistência de excelência em saúde de média e alta complexidade aos usuários de Sistema único de saúde (SUS), promovendo o ensino e pesquisa, comprometida com a humanização, segurança, qualidade, sustentabilidade, e respeitando princípios éticos e culturais.

No Viva a Vida deste ano foram disponibilizados aos moradores dos bairros da Área Verde, Uruará, Liberdade e Laguinho, Eixo forte (São Brás, Irurama e Cucurunã), Grande Área do Santarenzinho, Maracanã e Novo Horizonte e Caranazal aproximadamente 400 atendimentos médicos, 150 atendimentos de avaliação nutricional com medição do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientação sobre alimentação saudável, 150 palestras com a equipe de residência multiprofissional de fisioterapia, triagem médica feita pela equipe de residência multiprofissional em enfermagem, além da realização de 50 exames de eletrocardiograma, uma novidade levada até a população para diagnostico precoce de problemas cardíacos.
De acordo com a coordenação do Viva a Vida todos os serviços disponibilizados pelo HRBA somaram-se aos demais serviços disponibilizados por outros parceiros na busca por uma melhor e maior qualidade de vida. “Os atendimentos no Projeto Viva a Vida vieram suprir a carência das comunidades que foram atendidas pela caravana e a parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas é fundamental para que a gente leve um pouco mais de qualidade de vida para os comunitários atendidos pelo Viva a Vida”, enfatizou a coordenadora do projeto, Rogéria Almeida, após citar que a ação facilitou a vida de centenas de pessoas que conseguiram atendimentos de saúde e também de cidadania.

Uma novidade na edição deste ano foi à realização do eletrocardiograma, disponibilizado a todas as pessoas com pré-disposição a problemas cardíacos. “Esse é um atendimento que não é comum de se ter nos postos de saúde, é muito específico, e a gente ter conseguido levar um quantitativo de médicos e ainda a possibilidade de fazer o eletrocardiograma no local foi espetacular, as pessoas ficaram muito satisfeitas, e nós também por ter essa parceria e poder levar essa oportunidade a mais para a população”, complementou Rogéria.

A dona de casa Madalena Silva Lima, de 45 anos, foi uma das centenas de pessoas atendidas no Viva a Vida. Ela buscou atendimento após passar por longos períodos de dores de cabeça. “Eu acredito que o projeto é muito importante e como eu estava me sentindo mal eu resolvi participar. Quando a gente procura as unidades de saúde a gente vê uma demanda muito grande e aqui é uma oportunidade de ter uma facilidade. Eu fui bem atendida e a médica me deu encaminhamento para eu fazer os exames”, que agradeceu a coordenação pela iniciativa de realizar o projeto em diversos bairros da cidade, atendendo sempre a população mais carente.

II Circuito Unimed Saudável

No sábado, 30 de agosto, os profissionais do HRBA também participaram do II Circuito Unimed Saudável, na Orla de Santarém. O evento que reuniu aproximadamente 2000 pessoas na luta contra o sedentarismo e busca por hábitos saudáveis. “Na primeira edição o evento já foi bem aceito pelo público santareno e a Unimed quer isso, que o máximo de pessoas possíveis, tenha hábitos de vida mais saudáveis”, falou o médico cardiologista e Presidente da cooperativa, Dr. João Otaviano de Matos.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a participação do HRBA em eventos voltados a saúde e também melhor qualidade de vida da população. “Nós somos um hospital voltado para o atendimento de média e alta complexidade. Mas, nós sabemos que a prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, levar nossos profissionais até a população objetivando o desenvolvimento de uma atitude preventiva é uma de nossas premissas, evitando dessa forma a instalação de diversas patologias. Somos parceiros do Projeto Viva a Viva há vários anos e também da Unimed em diversos eventos voltados para a promoção de saúde. Essa união de forças é extremamente benéfica a nossa população”, concluiu Hebert.