segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas busca Certificação como Hospital de Ensino e Pesquisa junto aos Ministérios da Saúde e da Educação


Projetado pelo Governo do Estado do Pará para ser um Hospital de Média e Alta Complexidade no interior, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela Pró-Saúde, passa por uma nova etapa na sua trajetória de assistência a Saúde, a busca pela Certificação de Hospital Ensino (HE) junto aos Ministérios da Saúde e da Educação. O projeto é um sonho iniciado a cerca de dois anos, período em que o Governo do Estado, por meio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) formou sua primeira turma de medicina, abrindo assim a possibilidade dos novos médicos fazerem uma especialização em Santarém. Hoje, além de um Hospital de Média e Alta Complexidade, o HRBA também é uma entidade de formação, fonte de ensino e pesquisa, realizando inúmeros cursos de capacitação para profissionais e acadêmicos da área da Saúde. Com a sua estrutura, o HRBA atende 20 municípios do Oeste Paraense e possui 128 leitos distribuídos em 17 clínicos, 45 cirúrgicos, 17 pediátricos, 21 oncológicos, 4 obstétricos e 21 de UTI. A sua Unidade de Terapia Intensiva passa por ampliação e no primeiro trimestre de 2014, passará a ter 49 leitos, mais que o dobro de sua capacidade atual.

Em Santarém o HRBA ainda disponibiliza de capacitações para os mais de 1100 profissionais e oferece à comunidade médica e  acadêmicos eventos como seminários, workshops e congressos. No Hospital Regional já estão disponíveis as residências médicas em Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Clinica Médica, Cancerologia Clínica, Medicina da Família e Comunidade, além da residência multiprofissional em Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. “Nossa residência tem dois anos e veio por um esforço muito grande entre pessoas, grupos e circunstâncias que aconteceram. Hoje, contamos com residências em várias especialidades, que fazem com que tenhamos profissionais formados, qualificados e prontos para trabalhar na região. Isso é muito bom, pois modifica toda uma sociedade. É muito maior que uma ação no âmbito da saúde, contribui para toda a sociedade e isto é muito bom”, declarou o Coordenador do Setor de Oncologia do HRBA, um dos Coordenadores da Residência em Cirurgia Geral e Professor da Universidade do Estado do Pará, Dr. Marcos Fortes.

Residindo a 15 anos em Santarém, o médico ortopedista e traumatologista dos Hospitais Regional e também do Hospital Municipal de Santarém, Dr. Paulo Pires, fala sobre a importância de trazer novas Residências para Santarém e da necessidade da Região Oeste do Pará ter um Hospital de Ensino consolidado e certificado. “É difícil interiorizar médicos trazendo de outros locais. Temos que formar pessoas aqui com qualificação. Essa foi a ideia que eu tive quando aceitei vir do Rio de Janeiro para cá. Depois eu e um grupo de pessoas nos juntamos no intuito de formar aqui as pessoas e não mais mandar para fora. Esta região abrange, não digo municípios, e sim Estados. É importante que tenhamos uma instituição de ensino, e que está instituição fixe os profissionais nesta região. Caso contrário, acontece o que aconteceu comigo e com os outros que foram embora, ou seja 70%, até 80% não voltaram, e isso é muito ruim. O que está acontecendo hoje é o sonho que tive há 15 anos”, falou o médico que acredita na potencialidade da Região Oeste do Pará para a formação de profissionais.

Santareno,  formado fora da sua terra e voltando a residir em Santarém, o médico Alberto Tolentino, sonha com a possibilidade de profissionais da Saúde não precisarem deixar seus lares em busca de maior qualificação. Médico no Hospital Regional e Pronto Socorro Municipal, além de ser Professor Universitário, Dr. Alberto Tolentino, afirma que a certificação do HRBA como  um Hospital de Ensino será um ganho para toda a Sociedade. “Santarém é um polo não apenas educacional, mas também de Saúde. A junção destes dois processos, o de transformar o Hospital Regional, que já é um Centro de Referência para a Saúde do Oeste do Pará, em um Hospital Ensino, vai fazer bem para sociedade santarena. Sem a união de esforços de todos os colaboradores, médicos e da direção, jamais poderíamos pensar em ter este título. Temos que agradecer a direção que deu esse passo e viu essa tão almejada posição para o Hospital Regional  na parte acadêmica. Dessa forma, os futuros médicos saem da universidade bem melhor indicados, orientados e titulados. Isso é muito bom, tanto para a residência médica quanto para os acadêmicos do internato”, enfatizou o médico que complementou: “Meus filhos não vão precisar sair de casa para se especializarem”.

A Coordenadora da Comissão de Apoio à Certificação de Hospitais Públicos em Hospitais de Ensino, Ana Vicentina, recordou que a vinda da equipe de certificação é apenas mais uma etapa iniciada pelo Governo do Estado em parceria com a Pró-Saúde. “A certificação do Hospital Regional do Baixo Amazonas como HE está dentro do escopo de uma política do Governo que apoia a regionalização do ensino superior na área da Saúde. É possível que o HRBA seja o primeiro Hospital Regional certificado como HE. Isto é um fato histórico. É um momento muito importante para a Região Amazônica, para toda a população que mora e para os que veem em busca de estudo e de aperfeiçoamento. O Governo está trabalhando nesse sentido, primeiro com a vinda do curso de medicina, depois a residência e o futuro, como foi proposto pela Secretaria de Estado, é que o HRBA seja um Hospital de Ensino, um hospital voltado para o SUS, e todos que vierem aqui para estudar vão passar pela rede toda, o que se objetiva é fazer a integralidade da saúde”, complementou a coordenadora.

O médico e certificador dos Ministérios da Saúde e da Educação, Dr. Joaquim Antônio, explicou que o processo de certificação de um HE só é possível quando ele obedece a quatro pilares: Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa. Padrões seguidos pelo HRBA que oferece cursos de qualificação e de capacitação tanto em graduação, quando em pós-graduação, as residências médicas. Em todo o país apenas 200 hospitais possuem este titulo.“No interior este é o primeiro hospital que almeja ser um Hospital de Ensino. Na capital temos alguns hospitais universitários, como da Universidade Federal do Pará, como de outras instituições já reconhecidos e no Brasil temos em torno de 200 Hospitais de Ensino. No interior do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é o primeiro que solicita a certificação, e vale deixar claro que para ser Hospital de Ensino é algo voluntário”, falou o certificador.

A partir da visita dos certificadores a Região do Oeste Paraense poderá ter uma nova página na sua história. “Certamente é um ganho para a população de um Estado como o Pará, que possui dimensões enormes e tem uma carência de profissionais de saúde. Santarém é uma cidade polo educacional. Já possui um curso de medicina, há uma expansão de cursos da Universidade Federal do Pará, além de outras instituições de ensino. Um Estado com a dimensão continental do Pará, e com a distância dos centros mais consolidados. é importante que aqui se crie instituições de ensino para que as pessoas não precisem migrar daqui para poder se qualificar, e certamente o HRBA tem possibilidades para ser, a partir de 2014, um Hospital de Ensino. Mas,  vai depender ainda desde relatório, dos dados e das análises interministeriais”, ressaltou Dr. Joaquim, após citar que o relatório elaborado por eles será analisado pelos Ministérios para que seja concedido o titulo de Hospital Ensino.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, as perspectivas são excelentes para que a Certificação aconteça. “É claro que ainda dependemos da análise do relatório da visita de avaliação. Mas, estamos muito otimistas. O HRBA é uma referência em assistência de média e alta complexidade no Oeste do Pará e também na formação de profissionais de saúde. Somos um Hospital Acreditado Nível II, temos profissionais competentes e uma estrutura excelente, ou seja, reunimos todas as condições para formarmos e qualificarmos profissionais em diversas áreas. Caso consigamos obter mais essa conquista, ela representará um enorme avanço para a Saúde de nossa região e a maior beneficiada é nossa população”, concluiu Hebert.