quarta-feira, 20 de abril de 2016

HRBA é o único hospital público da região Norte com certificação máxima de qualidade, aponta ANS


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou os nomes dos hospitais que possuem os mais altos padrões de qualidade no atendimento fornecido à população. A lista contempla 133 hospitais, sendo que apenas três estão localizados no Norte do Brasil, todos no estado do Pará. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é a única instituição pública da região na lista. O conteúdo foi divulgado no final de março, no site da ANS (www.ans.gov.br).
A diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, destaca que essa classificação é importante para que a população tenha referência sobre as instituições de saúde. “A qualidade é prioritária para a ANS e esta classificação dos hospitais traz transparência e segurança para o sistema de saúde”. E explica que “para o índice ser atingido, espera-se que o hospital promova melhorias no gerenciamento do quadro clínico dos pacientes, adote um  planejamento adequado de alta, capacite constantemente as equipes e identifique falhas em fluxos e protocolos de atendimento”, diz Martha. 
Inaugurado em dezembro de 2006, o HRBA foi o primeiro hospital público, no Norte do Brasil, a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. Esse processo de acreditação é feito por instituições especializadas em medir a qualidade da assistência prestada pelas unidades de saúde. Como os processos são voluntários, o interesse em participar da certificação deve partir dos hospitais e, assim, ter a garantia de que os serviços fornecidos estão de acordo com os mais altos padrões nacionais.
Para o diretor geral do hospital, Hebert Moreschi, a divulgação da lista é o reconhecimento do trabalho realizado por todos os profissionais do hospital em prol da população do Oeste do Pará. “Além de compormos um hall muito seleto em todo o Brasil, dos hospitais que realmente oferecem serviço de qualidade, é bom ressaltar que também estamos formando pessoas, aqui no hospital, com esse padrão de qualidade preconizado pela ANS”, conta Moreschi.
O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará que recebem atendimento na unidade. Cleuma da Silva, de 45 anos, é lavradora no município de Monte Alegre, mas está em tratamento no HRBA desde o final de março,para tratar uma anemia profunda. “Tenho sido muito bem atendida aqui no hospital, gosto da forma que sou tratada.”
O ajudante de pedreiro Raimundo Soares, de 48 anos, realiza hemodiálise no hospital desde 2011. Ele, que é de Terra Santa, diz que nunca enfrentou problema na unidade, pelo contrário, “o atendimento é sempre bom. Sou tratado muito bem”. É a excelência no atendimento que garante a boa avaliação dos usuários.
Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo oncologia e neurocirurgia. “Nós conseguimos conciliar, aqui em Santarém, além da qualidade da assistência, a resolutividade para nossos pacientes. Nesses últimos três anos de trabalho, nós quadruplicamos o número de atendimentos realizados no hospital. Isso é motivo de muito orgulho e demonstra que nós temos uma equipe comprometida e competente”, explica Moreschi.

Atendimentos
O Hospital Regional do Baixo Amazonas realizou o total de 497.341 atendimentos em 2015. Somente no ano passado, mais de 4.300 cirurgias foram realizadas. O total de sessões de quimioterapia foi de quase 7.900 (volume 188,6% maior que em 2009, primeiro ano completo de funcionamento do serviço). Comparado a 2014, o crescimento foi de 6% (quase 450 sessões a mais). Em 2011, foram realizadas quase 12 mil sessões de radioterapia. Em quatro anos, esse número aumentou em mais de 15 mil, o que representa um crescimento de 127%. Em 2015, 27.125 sessões foram realizadas, cerca de mil a mais do que no ano anterior. As consultas oncológicas também superaram a meta de 4.904, estipulada para o ano. Mais de 12.400 foram realizadas, mantendo a média de 2014. Em comparação a 2011, o aumento foi de 136% (7.146 consultas a mais).

O hospital
O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma unidade pública de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. O hospital atende casos de média e alta complexidades, e é referência em ensino e pesquisa na região amazônica.

Mais excelência

Outra unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, que possui a ONA3 – Acreditado com Excelência, é o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). O hospital não integra a lista da ANS porque recebeu a certificação no dia 14/04.

Mais de mil estudantes desejam realizar estágio no HRBA


Anualmente, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realiza ciclos de palestras para os acadêmicos que desejam realizar estágio obrigatório na unidade. E, em 2016, o hospital já atendeu 1.004 estudantes, de cinco instituições de ensino superior de Santarém. Ao todo, seis integrações acadêmicas foram realizadas. A última aconteceu nesta quarta-feira, 13/04, na Universidade do Estado do Pará (Uepa).
A acadêmica de Enfermagem das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Pâmela Corrêa, diz que escolheu estagiar no HRBA “por ser um hospital bem qualificado, totalmente diferente, e por ser ONA 3. As pessoas são qualificadas para estarem ali. Também, dá liberdade para realizarmos os procedimentos, porque tem outros que não dão essa oportunidade”. A fala é compartilhada pelo estudante de Medicina da Uepa, Ramón Sampaio. “Eu escolhi porque o Hospital Regional é o que tem mais prestígio e estrutura para fornecer uma formação adequada”, diz.
Em 2015, mais de 1.700 estudantes cumpriram estágio curricular no hospital, que oferece vagas para acadêmicos de 14 diferentes cursos. Além de contar com alunos da área da saúde, o hospital oferece oportunidades para acadêmicos de Administração, Agronomia, Contabilidade, Gestão Ambiental, Jornalismo, Publicidade e Pedagogia.
Para a coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão, essa é uma forma de fortalecer a parceria entre as instituições e garantir a qualidade do ensino. “O hospital tem se configurado como elemento fundamental para a formação de profissionais da saúde capacitados para atuarem na região Oeste do Pará, e isso tem consolidado a cultura de Hospital Ensino”.
Durante a integração acadêmica, os estudantes recebem formação voltada para a prevenção de infecção hospitalar; segurança no processo assistencial; cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual; como fazer a evolução adequada e correta nos prontuários; e normas gerais do hospital. 

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado.
O HRBA é o primeiro hospital público da região Norte do país a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.

Hospital Regional de Santarém alerta para a prevenção do câncer


O Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado na última sexta-feira, 08/04, serve para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, que representa a segunda maior causa de mortes no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país deve ter quase 600 mil novos casos até o final de 2017. Atualmente, 1.060 pacientes oncológicos estão sendo tratados no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
O motorista Virgílio do Nascimento, de 58 anos, está internado há uma semana na unidade. Ele, que é de Itaituba, Oeste do Pará, está em fase de diagnóstico. “É uma coisa que a gente fica de orelha em pé, querendo saber o que tem. Por isso digo que é importante se prevenir, porque quanto antes, melhor”, conta Nascimento.
Um dos objetivos da data é, também, quebrar o estereótipo de que a pessoa com câncer não tem chance de cura. “O diagnóstico precoce do câncer faz com que o paciente tenha a possibilidade de chegar a cura sem passar por todos os estágios de sofrimento psicológico e físico que uma doença avançada poderia levar”, explica o coordenador da Oncologia do HRBA, médico Marcos Fortes. E a cancerologista Kalysta Borges reforça a importância da detecção precoce. “Hoje, quando detectado precocemente, a maioria dos tumores, são curáveis. Isso faz ainda mais que a gente necessite dessas campanhas de alerta”, diz.
Maria Maciel, de 46 anos, está em tratamento de câncer de útero há três anos. Ela já passou por todos os processos, realizando sessões de quimioterapia e radioterapia, além de procedimentos cirúrgicos. “Foi muito bom poder ser tratada aqui em Santarém, neste hospital”, diz Maria, que é de Curuá, Oeste do Pará. Fala que é completada por Virgílio do Nascimento: “este hospital ajuda muita gente aqui da região”.
Os tipos de câncer mais comuns entre mulheres em tratamento no HRBA, são: colo de útero (35%), mama (26%) e pele (14%). Em homens, os mais comuns são: próstata (28%), pele (25%) e estômago (15%). O HRBA realizou, em 2015, cerca de 7.900 sessões de quimioterapia, 27 mil sessões de radioterapia e 12.400 consultas oncológicas.

Programação
Durante todo o mês, o Hospital Regional vai realizar programação sobre o câncer. A equipe da Oncologia do HRBA iniciou um ciclo de palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer, nesta sexta-feira, 08/04. Ao longo da próxima semana, vários setores do hospital vão ser percorridos para que o mesmo conteúdo seja repassado.
No dia 22/04, os moradores do bairro Maicá vão receber ação social que vai contar com palestras e consultas médicas. No dia seguinte, 23/04, haverá uma panfletagem na orla, com material informativo sobre o câncer.

O hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado.

O HRBA é o primeiro hospital público da região Norte do país a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.

Para melhorar atendimento, colaboradores do HRBA se passam por usuários

 

Colaboradores que atuam nas recepções do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participaram de um treinamento que pretende melhorar o atendimento dispensado aos usuários da unidade. Recepcionistas e atendentes se passaram por pessoas que precisavam de serviços oferecidos pelo hospital, para saberem como é estar do outro lado do balcão. O programa Sentindo na Pele teve início no dia 21/03 e, ao longo desta semana, os profissionais compartilharam a experiência com os colegas, destacando os pontos que podem ser melhorados.
O objetivo do projeto é aprimorar a sensibilidade dos colaboradores para fornecer atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, os recepcionistas e atendentes foram submetidos a situações de ansiedade e estresse, para que pudessem sentir e angústia e o sofrimento vivenciados diariamente por quem precisa de atendimento.
A coordenadora do programa e supervisora de atendimento do HRBA, Jaiana Elon, diz que “o Sentindo na Pele surgiu como forma de sensibilizar os colaboradores a prestarem um serviço mais humanizado. A experiência foi muito interessante, porque os colaboradores se colocaram no lugar do outro e puderam sentir na pele o que realmente o usuário passa e como ele se sente quando é bem ou mal atendido”.
O atendente Arllen Pontes trabalha há mais de três anos no HRBA. Ele sentiu na pele a dificuldade de uma pessoa que chegou ao hospital com uma fratura de tornozelo e precisaria passar por procedimento cirúrgico. “Foi uma experiência muito boa que vou levar para o resto da minha vida. A gente, às vezes, fica fixo nas nossas tarefas e esquece de pensar no outro. Eu saí com uma visão mais ampla de como atender melhor o paciente no meu dia-a-dia”, conta Pontes.
Thayanna Matos trabalha na recepção do ambulatório da unidade há quase dois anos. Ela simulou que estava na pele da irmã gêmea para realizar um exame de Raios-x. “É muito importante que o colaborador passe por essa experiência. A gente só se vê atrás do balcão, nunca se vê no lugar do paciente. E isso é muito importante porque eu passo a olhar de uma maneira diferente para o usuário que chega nessa situação”, analisa.
O último caso envolveu a simulação de uma paciente que sofreu acidente de moto e estava em busca de consulta médica. “A gente, muitas vezes, não presta atenção às necessidades que os usuários têm, como dor, ansiedade e estresse. E essa situação proposta pelo hospital nos prepara melhor para fornecer um atendimento de qualidade”, explica a atendente Josiane Rodrigues, que está há mais de três anos na unidade de saúde.

Programa
O programa aconteceu em três etapas. A primeira consistiu na escolha dos participantes. Eles foram orientados sobre a metodologia do treinamento e assinaram um termo de participação, assim como garantiram manter sigilo entre os colegas. Na segunda etapa, aconteceram as simulações em diferentes áreas do hospital. A terceira etapa aconteceu no auditório da unidade. Os trabalhadores contaram a experiência aos colegas e pontuaram o que pode ser melhorado para que os usuários se sintam mais acolhidos e recebam um atendimento humanizado.

O hospital
Sediado em Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população estimada em 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios da região do Baixo Amazonas. É o único centro de saúde especializado em oncologia no interior da Amazônia e possui a certificação nível três da ONA – Organização Nacional de Acreditação, o que atesta sua gestão de excelência e alta resolutividade médica. Para isso, a unidade realiza várias ações permanentes de humanização. Unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Pará, o HRBA é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).



Hospital Regional de Santarém já reaproveita 25% do lixo orgânico gerado pela unidade


Em outubro de 2015, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) implantou um projeto ambiental pioneiro na região, com objetivo de reaproveitar o lixo orgânico gerado pela unidade. Menos de seis meses depois, 25% dos resíduos já deixaram de ser despejados no aterro sanitário municipal para se transformar em adubo para a horta da unidade. Atualmente, são cultivadas matrizes de batata doce, caruru e macaxeira, além de ervas, como capim santo, erva doce e hortelã.
O Hospital Regional gera uma média mensal de quatro toneladas de lixo orgânico. Com o projeto de compostagem e horta, quase uma tonelada é reutilizada. “Nada melhor do que pensarmos na sustentabilidade, aproveitando esse resíduo para fazer o adubo e utilizá-lo na nossa horta. Assim, vamos produzir alimentos para termos variedade e qualidade, tanto para nossos pacientes quanto para colaboradores”, explica a coordenadora do projeto, Ádrea Moreira.
A compostagem é um processo biológico que permite transformar matéria orgânica em um composto rico em substâncias e nutrientes para o uso em jardins e hortas. O material não causa odor, portanto, não atrai insetos e roedores, que podem ser vetores de doenças. O projeto conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de instituições de ensino superior de Santarém, que envolvem estudantes de agronomia e gestão ambiental.
Em 2013, o HRBA recebeu a premiação Amigo do Meio Ambiente, por suas ações de sustentabilidade. Em 2015, recebeu placa comemorativa em reconhecimento aos esforços voltados para a redução dos impactos ambientais, fornecida pelo Projeto Hospitais Saudáveis. O HRBA é uma instituição pública de saúde, administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Campanha de doação
Para expandir o plantio na área do hospital será realizada uma campanha de doação de mudas e sementes entre os dias 30/03 e 01/04. Uma equipe ficará responsável para recolher as doações, que poderão ser feitas, durante esses dias, no hall do elevador principal da unidade. As sugestões incluem verduras (a exemplo do jambu, rúcula, cebolinha), legumes (quiabo, maxixe, jerimum, entre outras), ervas medicinais (cidreira, capim santo, boldo, etc.), plantas ornamentais (hibisco, onze horas, alamanda) e frutíferas (maracujá, mamão, acerola).