sexta-feira, 24 de maio de 2013

Boa notícia: Médico Edson Ferreira Filho apresenta recuperação

No início da tarde desta sexta-feira, 24, recebemos a valiosa notícia da boa recuperação do médico neuropsiquiatria, Dr. Edson Alves Ferreira Filho, em tratamento na capital paulista desde a terça-feira, 21, e que no dia 9 de maio foi vitima de uma tentativa de homicídio. Segundo a família, hoje o médico conseguiu reagir aos tratamentos de fisioterapia iniciados no Hospital Albert Einstein, além das boas novas, a família também encaminhou uma nota de agradecimento à População Santarena.

Nota de Agradecimento!



Os familiares do médico Edson Ferreira Filho (Edinho) agradecem, sensibilizados à solidariedade, ao apoio e as orações da População Santarena, após a tentativa de homicídio no último dia 9.
Os agradecimentos ainda se estendem a todos os funcionários do Hospital Regional do Baixo Amazonas pela excelência do atendimento, aos colegas médicos e médicas da nossa cidade pela presteza e eficiência do socorro. A Polícia Militar pela ação imediata em apreender o facínora, a Polícia Civil pelo encaminhamento preciso do processo e à Justiça.
Aos Irmãos Maçons pelo apoio total e irrestrito, a Direção da SESPA, a imprensa pela divulgação ética e verídica dos fatos, aos funcionários do Hospital João XXIII, aos amigos, aos pacientes do Dr. Edson Filho pelas orações, carinho e respeito, à Unimed, ao CRM-PA, CFM, ao Sindicato dos Médicos do Estado do Pará, a Associação Empresarial de Santarém, a todos os amigos políticos de Santarém e cidades vizinhas, à Igreja Católica e Evangélicas que continuam com correntes de orações, à Pró-Saúde, ao Hospital Sagrada Família, enfim a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o conforto da família.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Hospital Regional de Santarém: Qualidade de Vida na Terceira Idade.

Com o tema “HRBA na Terceira Idade, Nutrição é Vida!”, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Pena, administrado pela Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realizou neste mês de maio a primeira edição do projeto que tem como principal objetivo promover a reeducação alimentar como forma de prevenir doenças relacionadas a má alimentação e incentivar a qualidade de vida na terceira idade. O projeto foi organizado pela Nutricionista Edilssa Carla, Coordenadora do Serviço de Nutrição do HRBA, atendeu aproximadamente 30 idosos que hoje residem no Asilo São Vicente de Paulo, localizado na área central da cidade de Santarém, Oeste do Pará. 
 
Com ações de saúde, contando com o teste de glicemia, verificação de pressão arterial, orientações voltadas a atividade física e de entretenimento, como jogos, sorteios de brindes e muita música o projeto reuniu uma equipe multiprofissional. “Essa é uma novidade que tem por objetivo promover maior qualidade de vida, reduzindo doenças relacionadas a alimentação e estar mudando os hábitos alimentares dos idosos. Por isso, foram disponibilizados a orientação nutricional, oficina de culinária, atividade lúdicas, acompanhamento da saúde com a realização de exames como a verificação da pressão arterial e o teste de glicemia, já que sabemos que alguns idosos tem problemas de hipertensão e de diabetes que interferem em seu bem-estar”, informou a Nutricionista do HRBA.

Cleivaldo agradeceu o empenho de toda a equipe do projeto
O Diretor do Asilo, Cleivaldo Silva, falou sobre a importância do projeto na vida dos idosos, principalmente daqueles que foram abandonados pela família e que necessitam de carinho, atenção, respeito e muito afeto. “Esse momento representa a criação de um vínculo afetivo com pessoas que eles nem conhecem e hoje, a equipe nutricional e multiprofissional do Hospital Regional está fazendo um trabalho, não apenas de orientação sobre a nutrição, como também, um acompanhamento da saúde de cada idoso atendido pelo Asilo”, enfatizou Cleivaldo.

O projeto contou com a participação de uma equipe multiprofissional do HRBA, como Maicon, Fisioterapeuta que realizou orientações sobre a importância da atividade física. “Estamos aqui para dar as orientações necessárias para que eles possam realizar estes movimentos sozinhos sem o acompanhamento do profissional. A estimulação para o alongamento e atividade física vai garantir mais qualidade de vida”, declarou Maicon que juntamente aos demais profissionais orientaram a forma correta de alongar e exercitar o corpo.

O Enfermeiro do HRBA Renê Silva e uma equipe de acadêmicos da Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) participaram do projeto. Ele explicou que os cuidados adotados pelo projeto ultrapassam a barreira da humanização. “Além de fazer parte do Programa de Humanização do Hospital Regional, essa ação, que tem a parceria das Faculdades Integradas do Tapajós, proporciona um acompanhamento à saúde destes idosos em que é importante saber como está a pressão arterial e a glicemia, até para prevenir complicações futuras”, disse o enfermeiro.

A Nutricionista Edilssa Carla complementou. “O público da terceira idade deve ser orientado sobre quais alimentos podem ser consumidos, qual a quantidade destes alimentos e como eles possuem uma cultura alimentar antiga, nós temos que realizar esta orientação e a reeducação alimentar”, afirmou Carla.


Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, iniciativas como essa contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da saúde de toda a população. “O HRBA é um hospital de média e alta complexidade. Mas, a prevenção é sempre o melhor caminho. Além disso, não existe idade para nos informarmos e mudar nossos hábitos. Temos vários projetos em andamento voltados para a prevenção, em que nossos profissionais vão até às Comunidades levando informações importantes para a saúde da população de nossa região. Quero parabenizar à equipe de nutrição e multidisciplinar que realizaram esse importante e belo projeto!”, concluiu 
Hebert.