quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Diretor do Hospital Regional de Santarém participa de reunião com Secretarias de Saúde



O Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará- Dr. Waldemar Penna, Hebert Moreschi, participou na última terça-feira (02), da abertura da Reunião de Gestores da Macrorregião Norte coordenada pela 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA com as 19 Secretarias de Saúde da Região Oeste do Pará. O encontro discutiu temas básicos do cotidiano das Secretarias de Saúde, que estão divididas em três pólos: Calha Norte, Rio Tapajós e Baixo Amazonas.
Na manhã do primeiro dia do evento a pauta foi a Regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. O Coordenador Estadual, Paulo Campos, expôs o objetivo do projeto e a metodologia de atuação do serviço, que deverá ser implantado através de parceira entre Ministério da Saúde, SESPA e Municípios. No período da tarde, Hebert e parte de sua equipe de Direção receberam o Coordenador do SAMU para discutirem aspectos importantes para a regionalização do serviço, o planejamento para 2010 e também para uma análise da estrutura do Hospital Regional do Baixo Amazonas.
 
 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pró-Saúde promove capacitação em Logística de Suprimentos para profissionais de saúde em Santarém


A Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em parceria com a Faculdade INESP (SP), promoveram nos dias 29 e 30 de janeiro o IX Módulo do Curso de Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde com capacitação para Logística de Suprimentos. O módulo foi ministrado pelo professor Luis Ângelo Ozan Maligieri, mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba, pós-graduado em Administração Hospitalar, extensão universitária em Quimioterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP (Botucatu-SP) e graduado em Farmácia pela Universidade Metodista. O professor Luis Ângelo também é avaliador da Organização Nacional de Acreditação – ONA pelo Instituto Qualisa de Gestão.

Aproximadamente 40 profissionais de saúde de Santarém e cidades vizinhas participam do curso, dentre eles, três diretores e mais de 15 colaboradores do Hospital Regional de Santarém. Neste módulo os alunos receberam conteúdo técnico sobre gerenciamento de suprimentos, e abordaram subtemas importantes como qualificação de fornecedores, compras, distribuidores, importação de bens para uso de unidades de saúde, consignação e comodatos, prótese e órtese, recebimento e conferência, armazenamento, transporte e distribuição, controle de estoque, custos envolvidos na administração de material, classificação ABC, consumo médio e estoque mínimo.

Segundo o Núcleo de Educação Permanente - NEP do HRBA, o próximo módulo acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro nas dependências da Universidade do Estado do Pará – UEPA com o tema ainda a ser definido.