sexta-feira, 25 de maio de 2012

Hospital Regional: Fisioterapeutas realizam atualização em Ventilação Mecânica em Neonatologia e Pediatria


Na última semana de abril, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, promoveu o Curso de Ventilação Mecânica em Neonatologia e Pediatria para fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e enfermeiros do HRBA, e alunos do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará – UEPA.
O Curso de Ventilação Mecânica foi ministrado pela Coordenadora da Equipe de Fisioterapeutas da UTI Pediátrica do Hospital das Clínicas de Belém, fisioterapeuta Ivete Ribeiro Furtado, e foi organizado pela Diretoria de Enfermagem do HRBA, sob a coordenação do fisioterapeuta Antônio Jonas Rocha, coordenador da equipe de fisioterapia do Hospital Regional de Santarém.
Aproximadamente 50 participantes, entre profissionais e alunos, receberam as atualizações teóricas e práticas que visavam aprimorar os conhecimentos dos parâmetros ventilatórios dos pacientes crônicos atendidos nas UTIs do Hospital Regional. Segundo o coordenador de fisioterapia do HRBA, Jonas Rocha, a expectativa do curso foi alcançada e gerou novas etapas de atualizações. “Nosso primeiro curso foi um sucesso em todos os aspectos, pois conseguimos motivar os profissionais e iniciamos a preparação para as futuras cirurgias cardíacas que o HRBA irá desenvolver nos próximos meses. Além disso, já planejamos para um prazo máximo de 60 dias a próxima etapa do curso, sendo esta voltada apenas para a parte prática dos nossos profissionais de fisioterapia”, destacou Jonas.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, esse intercâmbio com outros grandes hospitais de referência é fundamental para os profissionais que atuam em Santarém. “Esse curso teve dois objetivos fundamentais: O primeiro foi o de trazer uma fisioterapeuta experiente na área de fisioterapia respiratória para disseminar novas técnicas para todos os profissionais de nossa região. Pois, além de levar assistência de média e alta complexidade, o HRBA tem uma função importante que é de ser um hospital de formação e desenvolvimento da saúde. O segundo foi de agregar conhecimento aos fisioterapeutas do nosso hospital para que possamos ofertar sempre aos nossos usuários uma assistência  com qualidade e segurança”, conclui Hebert.