sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Profissionais do Hospital Regional elegem novos membros da CIPA

Urna eleitoral CIPA
 Pró-Saúde 2010-2011
A eleição que definiu os novos representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Pró-Saúde (CIPA) 2010-2011 do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, ocorreu nos dias 9, 10 e 11 de novembro. Mais de 30 profissionais de todas as áreas do HRBA concorreram.
Os titulares escolhidos foram: Leonardo Aguiar (31 votos), Mirna Malcher (38 votos), Renê Pimentel (35 votos), Marcella Marinho (28 votos), Conceição Jennings (25 votos) e Wilde Vinhote (20 votos). Enquanto que os suplentes eleitos são: Ada Galucio (16 votos), Ancilia Sousa (14 votos), Daiane Maduro (14 votos), Edina Moraes (14 votos) e Debora Gomes (13 votos).
Mesa Eleitoral CIPA
 Pró-Sáude 2010-2011
Os eleitos têm o mandato com a duração de um ano a partir da posse prevista para o dia 10 de dezembro, permitindo a reeleição. A solenidade de posse será realizada no Auditório do Hospital Regional quando ainda acontece a nomeação do Presidente da CIPA-Pró-Saúde e mais 11 membros indicados pela Direção do HRBA.
O processo eleitoral foi presidido pela Enfermeira Vanja Kzan. Segundo ela, os trabalhos compreenderam turnos do dia e noite para atingir a todos os profissionais. “Ao fazer parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho temos uma importante missão no HRBA: prevenir acidentes e cuidar da saúde de nossos profissionais. A nova equipe da CIPA Pró-Saúde tem tudo para dar certo, pois está formada em sua maioria por enfermeiros que representam a maioria de nossa equipe e também é uma atividade muito exposta a riscos ocupacionais. Espero que desenvolvam um excelente trabalho”, aponta a Enfermeira Vanja.
Profissional do HRBA em votação
Antes da posse, os profissionais eleitos para a CIPA-Pró-Saúde 2010/2011 participarão de treinamento dirigido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do HRBA. De acordo com a Técnica de Segurança no Trabalho do Hospital Regional, Marizete Cartagenes, o curso ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro com aulas teóricas e práticas. Dentre os temas a serem abordados estão: Introdução à Segurança no Trabalho, Prevenção de Acidentes, Inspeção de Segurança no Trabalho, Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros. O treino terá duração de 20 horas com a entrega de certificados. “Agradecemos a contribuição e o empenho dos membros da CIPA Gestão 2009/2010, e, desde já, desejamos sucesso à Comissão 2010/2011”, disse Marizete.
A Comissão tem por objetivo identificar situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, propondo ações preventivas, por meio da análise dos ambientes de trabalho, campanhas educativas e material informativo. “Uma equipe bem informada sobre os seus riscos ocupacionais e sobre a utilização adequada dos equipamentos de proteção individual com certeza contribuirá de forma significativa para uma assistência segura e de qualidade. Como isso, ganha o HRBA, nossos profissionais e toda a população que atendemos”, conclui Marizete.
A CIPA é regulamentada pelo Ministério do Trabalho por meio da NR 32 disposta no Manual de Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho.

Fonte: ASCOM HRBA