sexta-feira, 15 de maio de 2015

Colaboradores do HRBA recebem vacina contra a gripe



No período de 12 a 15 de maio, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), por meio dos setores da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), realizou a VIII Campanha de Vacinação contra gripe.
Também foram ofertadas vacinas contra tétano, difteria, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela para atualização da situação vacinal dos colaboradores. O público alvo para imunização, profissionais de saúde do HRBA, seguiu a recomendação do Ministério da Saúde - Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Dia das Mães é comemorado com usuárias e acompanhantes da oncologia





No dia 14 de maio, as mães usuárias da oncologia receberam uma homenagem especial em virtude da comemoração do Dia das Mães. Cerca de 60 mulheres – incluindo as mães acompanhantes – participaram da descontraída programação e receberam kits com artigos de beleza e perfumaria.
O médico oncologista Marcos Hummes surpreendeu a todos quando cantou a música Tryin' to Get to You, em uma interpretação arrasadora do astro do rock Elvis Presley. O grupo de pagode 8ª Cor também marcou presença e garantiu a alegria das mães.
A enfermeira Janete Aguiar, do Setor de Oncologia, diz que é importante realizar ações como essa para lembrar que, apesar de essas mulheres estarem em tratamento, elas não deixaram de ser mães. Ela afirma que os pacientes devem ser tratados como um todo, isso faz parte da humanização do hospital em proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas mães.
Esse é o primeiro ano em que a homenagem foi realizada e, pelo sucesso que foi, deve ser repetida nos próximos anos. O Setor de Oncologia também realiza outras programações anuais, como o Dia do Câncer, em fevereiro, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Fotos: J. Silva





Mobilização alerta colaboradores, usuários e visitantes sobre perigo da dengue



A dengue é um grande problema de saúde pública. Essa doença viral se espalha de forma muito rápida. Em 50 anos, a incidência da doença aumentou 30 vezes. E o principal meio de se combater esse mal é a prevenção. Sem água parada para se reproduzir, o aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue – não se reproduz.
Como forma de prevenir novos casos, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou, por meio da Diretoria Geral em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), no dia 14 de maio, um ‘Batidão da Saúde’ na própria instituição, com objetivo de orientar colaboradores e visitantes sobre medidas de controle e prevenção da dengue.
Uma grande mobilização percorreu os setores de Ambulatório, Imagem e Diagnóstico, Hemodiálise, Laboratório, Radioterapia e Quimioterapia. Panfletos foram distribuídos, paródia cantada e até um colaborador do hospital entrou na pele de um mosquito da dengue, vestindo-se de aedes aegypti. Tudo para alertar sobre os riscos da dengue.
As pessoas foram instruídas a deixarem a caixa d’água sempre fechada, colocar areia nos pratinhos das plantas, guardar garrafas de cabeça para baixo, alojar pneus em lugares cobertos, entre outros.
Fotos: J. Silva





quarta-feira, 13 de maio de 2015

Hospital Regional de Santarém comemora dia mundial de Higienização das Mãos




Dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, a data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também no mês de maio é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), realizou a IX Campanha Mundial de Higienização das Mãos, com o tema 'Salve Vidas: Higienize suas Mãos'.

O objetivo do evento foi proporcionar maior adesão dos profissionais de saúde do HRBA quanto à prática correta da higienização das mãos e das medidas de prevenção e controle das infecções hospitalares. No auditório foi feito o lançamento do CD de Paródias da CCIH, apresentação lúdica das “Bactérias Super Poderosas”, premiação do setor com maior adesão âs práticas de higienização das mãos e exibição do vídeo produzido pelos profissionais do hospital com o tema da campanha 2015.

Em atividades prática, os colaboradores foram visitar todos os setores no intuito de sensibilizar os profissionais quanto à correta higienização das m
ãos, através de distribuição de folders, dinâmicas interativas como a caixa com luz negra e técnica da tinta guache, e a apresentação das Bactérias Super Poderosas. Também fazendo parte da programação, foi realizada uma blitz educativa com distribuição de álcool gel para colaboradores e acompanhantes.

A programação se estendeu até o dia 09, com palestras ministradas pela enfermeira Aline Glaiser, da divisão municipal, e também pela enfermeira Sheila Oliveira, supervisora da CCIH. “Todos os anos os resultados da campanha são positivos, mas este ano foi especial. Tivemos ótima a adesão dos profissionais com grande envolvimento e dedicação, isso vai trazer resultados positivos nos indicadores, e principalmente no benefício direto aos usuários do HRBA”, concluiu Sheila.