quarta-feira, 23 de junho de 2010

Hospital Regional: Inauguração do Parque Radioterápico torna HRBA referência no tratamento do Câncer



Na última sexta-feira, 18, a Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, fez a inauguração do Parque Radioterápico do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, com a participação de Fernanda Duarte dos Santos, Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública, com a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima e o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi.
A Cerimônia contou com a presença do Diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa, Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rocha, Deputados Estaduais e Federais, Representantes da 9ª Regional da SESPA, Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, Dra. Izabel Campos, Radioterapeuta responsável técnica, Dr. Fábio Vidal, Radioterapeuta, Dr. Luiz Carlos Albuquerque, Físico-médico responsável técnico, Profissionais do Hospital Regional e convidados.
A Governadora Ana Júlia Carepa conversou com pacientes que a aguardavam para agradecer por estarem fazendo seus tratamentos em Santarém, visitou todas as dependências, conheceu os equipamentos e afirmou que não mede esforços para equipar as unidades e melhorar a saúde da região. "Esse é um esforço que a gente tem feito, com essa inauguração descentralizamos o tratamento oncológico no Estado”, enfatizou Ana Júlia.
O Parque Radioterápico do HRBA entrou em funcionamento dia 4 deste mês. Com a entrega de mais este serviço o Hospital se torna referência no tratamento de câncer na Região do Baixo Amazonas e em todo Pará. Para o Diretor Geral do Hospital Regional a inauguração da Radioterapia é a realização de um sonho para a população. “Hoje tivemos um dia histórico para a saúde de Santarém e toda Região do Baixo Amazonas. A inauguração do Parque Radioterápico completa o nosso Serviço de Oncologia e agora podemos dar assistência aqui em Santarém aos pacientes que antes só poderiam ser atendidos em Belém ou até mesmo fora do Pará”, afirma Hebert.
O empresário, William Pereira Campos, 69, se submete a tratamentos oncológicos há sete anos e está satisfeito em realizar as sessões de radioterapia sem precisar viajar. "Fiz o primeiro tratamento em Brasília, também estive no Ophir Loyola, em Belém. Conheço muitos hospitais no Brasil e nós estamos de parabéns aqui no Baixo Amazonas. Temos acesso a um serviço de qualidade sem precisar ir muito longe. Fico feliz de estar na minha cidade, perto da família e amigos", garante.              
Para o Diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa, a ativação do Serviço de Radioterapia do HRBA é um grande avanço para a assistência prestada aos paraenses. “São poucas as cidades do Brasil que podem contar com uma estrutura como a existente no Hospital Regional do Baixo Amazonas. A descentralização da saúde é uma grande alternativa para levar atendimento de qualidade as Comunidades distantes dos grandes centros. A ativação da Radioterapia trará qualidade e agregará resolutividade à saúde da população paraense”, afirma Aguinaldo.
Desde a inauguração do Serviço de Oncologia, em agosto de 2008, mais de 6.000 consultas e 4.449 sessões de quimioterapia foram realizadas na unidade, além de 173 cirurgias oncológicas realizadas somente de janeiro a maio deste ano. Com esses números e a qualidade da assistência, o HRBA coloca Santarém no cenário nacional da saúde. “Temos a previsão de que em 60 dias estaremos disponibilizando a Braquiterapia. O Hospital Regional do Baixo Amazonas amplia a cada dia sua complexidade e cobertura assistencial o que traz segurança e qualidade em saúde para toda a População do Oeste do Pará”, conclui Hebert.

Hospital Regional faz homenagem ao Dr. Waldemar Penna



Na tarde da última sexta-feira (19), a Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, a Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Fernanda Duarte dos Santos, a Prefeitura Municipal de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, e o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, Hebert Moreschi, inauguraram o busto em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo médico, Dr. Waldemar Penna, à população do Oeste do Pará. A homenagem fez parte da programação oficial da Governadora durante sua visita à Santarém para entrega de maquinários, créditos para empreendedores e inauguração do Parque Radioterápico do HRBA. O evento contou com a presença do Diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa, Diretores, Profissionais, Deputados Estaduais e Federais, Secretários Municipais de Santarém e convidados.
A homenagem foi recebida pelo filho do Dr. Waldemar Penna, Newton Penna, que representou a família neste momento de felicidade e orgulho pelo que o médico fez pela população da região. "É um sentimento de orgulho ter o nome do meu pai no Hospital Regional. Ele praticou Medicina durante muito tempo aqui em Santarém, e esse é o reconhecimento da dedicação e trabalho que ele realizou", destaca Newton.
Para Hebert Moreschi, Diretor Geral do Hospital Regional, ter uma personalidade médica, como o Dr. Waldemar Penna, fazendo parte o nome do Hospital Regional é unir dois gigantes da saúde santarena. “Dr. Waldemar Penna é um profissional pioneiro que prestou um grande serviço a População de toda nossa Região. Ter o seu nome à frente do Hospital Regional do Baixo Amazonas é mais que justo. Além disso, une e eterniza o Dr. Waldemar Penna a uma grande e importante instituição de saúde”.

Dr. Waldemar Penna
Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 08 de dezembro de 1936. Foi diretor do Sanatório Carnaíba, em Juazeiro (Bahia), de 1941 a 1952; exerceu, ainda, a atividade como professor médico na cidade de Crato-CE. Em 1953, assumiu a direção da Clínica Cirúrgica da Unidade Mista do Serviço Especial de Saúde Pública na cidade de Breves (PA).
Em 1954, passou a exercer a atividade na cidade de Santarém, na Unidade Mista de Saúde Pública, atuando em vários postos de saúde. Foi pioneiro do serviço hospitalar próprio particular, culminando com a fundação da Casa de Saúde São Sebastião.
Em 1986 liderou um grupo de 20 médicos e criou a UNIMED – Oeste do Pará, presidindo esta instituição por 15 anos. Após vários anos de serviços prestados, e ainda no exercício de sua dedicada atividade, veio a falecer no mês de junho de 2005.