quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas leva "Ação Rosa" à mulheres da Comunidade do Mapiri

Nesta terça-feira (29), o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, realizou mais uma atividade alusiva à campanha mundial “Outubro Rosa”, cujo objetivo é sensibilizar mulheres para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Santarém, município do oeste paraense, a campanha foi iniciada no dia 7 de outubro, com a iluminação rosa do HRBA. De 14 a 25 de outubro, várias palestras foram ministradas a pacientes e acompanhantes. Também foi promovida uma programação esportiva, como a I Corrida de Contra o  Câncer de Mama e a 5ª Caminhada de Prevenção do Câncer de Mama.

O Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, destacou a importância da "Ação Rosa" realizada pelo HRBA. Em 2012, um atendimento semelhante foi oferecido à Comunidade de São Miguel, às margens do Rio Arapiuns. Neste ano, a Comunidade do Mapiri foi a beneficiada.
“Toda vez que nos deslocamos para comunidades mais afastadas encontramos um maior número de mulheres que nunca fizeram sequer um auto-exame. Isso nos leva a crer que temos que fazer campanhas de sensibilização e de atendimento, para viabilizar a mamografia e a ultrassonografia. Com essa atitude, nós teremos daqui alguns anos um resultado maravilhoso, com o diagnóstico precoce e a cura”, ressaltou o médico, acrescentando que o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres do Oeste do Pará.

A mastologista Angeluce Santos orientou as mulheres sobre o auto-exame. “É bom que a mulher se examine em frente ao espelho após o banho, e observe se há em cada uma das mamas alguma espécie de nódulo ou mesmo retração, se há feridas na pele ou se está saindo algum líquido do peito espontaneamente. O importante é lembrar que o auto-exame encontra lesões já instaladas. Mas, existe um exames que pode detectar mais precocemente. Este exame é a mamografia, que deve ser feito pelo menos uma vez por ano, no caso das mulheres a partir dos 40 anos”, informou a médica. Segundo ela, pacientes com histórico de câncer na família devem consultar um médico regularmente.

Oportunidade -  No trabalho realizado na Comunidade do Mapiri foram atendidas mais de 100 mulheres, muitas com histórias parecidas à contada pela aposentada Raimunda Gama Viana, que aos 83 anos nunca havia realizado uma mamografia. “Eu sempre tive vontade de fazer esse exame. Mas, faltava oportunidade. Hoje, a minha filha me chamou porque eu já encontrei um caroço, e eu vou fazer esse exame”, disse ela, que foi acompanhada pela filha, a dona de casa Maria Eliete Viana Leal, 59 anos, que também ainda não realizara o exame.

O Presidente da Associação dos Moradores do Bairro do Mapiri, Rivelino Pereira, informou que, “apesar de algumas mulheres da comunidade estarem em tratamento de câncer, muitas nunca tiveram a oportunidade de realizar um exame da mama. Por isso, gostaríamos de ressaltar a importância dessa ação do Hospital Regional, e agradecer pela parceria com a Associação de Moradores do Bairro do Mapiri. Estamos felizes por saber que muitas mulheres estão recebendo este tipo de atendimento”, complementou o presidente da Associação de Moradores do Bairro do Mapiri ao citar que a ação oportunizou que mais mulheres recebecem orientações e atendimentos especializados.

 Além de consultas médicas, exames de ultrassonografia e serviços de beleza (corte de cabelo, manicure e pedicure), ofertados durante todo o dia às moradoras do Mapiri e do entorno, a “Ação Rosa” fez o encaminhamento para mamografia e o atendimento ambulatorial para pacientes que apresentaram alguma anomalia na mama. “Hoje, nós estamos no Bairro do Mapiri fazendo o atendimento médico especializado na área de Oncologia. Nos casos necessários faremos a solicitação da mamografia. As pacientes serão referenciadas imediatamente ao HRBA. No caso de diagnóstico de câncer de mama, elas iniciarão de forma imediata. Além de fazer parte da nossa programação do “Outubro Rosa do HRBA”, essa é uma forma que o Hospital encontrou para estar mais próximo da população e facilitar o acesso ao atendimento especializado”, ressaltou Hebert Moreschi, Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas.








segunda-feira, 28 de outubro de 2013

5ª Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama atrai 2 mil pessoas em Santarém


No último final de semana milhares de pessoas vestiram se de rosa e ganharam as ruas da cidade com um único objetivo: Chamar a atenção de homens e mulheres para a prevenção do câncer de mama. Em sua 5ª edição a “Caminhada de Prevenção do Câncer de Mama”, evento que vem ganhando força e que este ano teve apoio maciço da Prefeitura de Santarém e da Câmara Municipal, que tornaram o evento oficial, reuniu, seus organizadores mais de 2 mil pessoas em prol da prevenção e do diagnóstico precoce. A Caminhada iniciou às 18h, porém desde às 16h um grande número de caminhantes iniciou a concentração em frente ao Amazônia Diagnóstico, de onde percorreram algumas das principais vias urbanas de Santarém até a Orla da Cidade, local que aconteceu o grande “Show Rosa” com cantores regionais.

Comissão organizadora agradecendo a participação do público.
Emocionada com a realização da 5ª Caminhada de Prevenção do Câncer de Mama, a coordenadora da ação pioneira em Santarém, Drª Nádia Alves, falou que 95% dos casos diagnosticados precocemente são curáveis. “A campanha este ano está maravilhosa com a adesão da classe empresarial, poder público, instituições de saúde e de toda a população. Isto mostra a preocupação com esse grave problema que afeta não apenas a saúde da mulher. Nós esperamos que a partir desta campanha que a população seja mais consciente. O câncer de mama tem cura. Ele só precisa ser diagnosticado precocemente” falou a coordenadora.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, novamente aderiu a causa e desde o dia 7 de outubro, quinta-feira, várias ações foram realizadas visando sensibilizar a população sobre a necessidade da prevenção. “O Outubro Rosa, em Santarém, está sendo um sucesso com várias atividades. Estaremos nesta terça-feira, dia 29, no Bairro do Mapiri fazendo a penúltima etapa das atividades, prestando atendimentos a 100 mulheres que estão na idade para fazer a mamografia como preconiza o Ministério da Saúde. No caso de algum diagnóstico e necessidade de tratamento, elas serão referenciadas diretamente para o  Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas”, disse o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Atualmente, o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade em mulheres no mundo. Porém, se engana quem pensa que o câncer de mama afeta exclusivamente mulheres.“Essa é uma ação importante voltada para as mulheres e também para os homens, porque o câncer de mama não é um privilégio só das nossas mulheres. Nós já  tratamos 153 pacientes com câncer de mama e destes, 147 são mulheres e 06 homens. Então, a prevenção e o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho para termos saúde e qualidade de vida”, finalizou o Diretor Geral do HRBA. Fotos: Ianderson Souza
 
 





 

Governo do Estado amplia serviços de saúde em Santarém

Hebert Moreschi, Arthur Lobo, Adnan Demachki, Joaquim Passarinho e demais autoridades acompanharam visita as obras de ampliação das UTI's do HRBA
Na tarde da última quinta-feira (24), uma comitiva do Governo do Pará visitou em Santarém diversas obras executadas pelo Estado, entre elas as de construção da escola tecnológica, a ampliação do Colosso do Tapajós, o ginásio poliesportivo, com capacidade para cinco mil pessoas, e a ampliação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional do Baixo Amazonas, cuja capacidade será ampliada até dezembro deste ano.

A visita teve a presença dos Secretários especial de Proteção Social, Adnan Demachki, e de Obras Públicas, Joaquim Passarinho, além do coordenador dos Hospitais Regionais do Pará, Arthur Lobo, e do prefeito de Santarém, Alexandre Von. Participaram ainda da comitiva a diretora da 9ª Regional da Sespa, Eliane Miranda, e o diretor do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi.

Joaquim Passarinho falou sobre a importância dos investimentos na área da saúde. “As obras da UTI estão bem avançadas, e até dezembro esperamos estar com tudo pronto. São obras essenciais para o Estado, para ampliar os serviços da área de saúde. Hoje a questão das UTIs é um limitador, e a duplicação vai melhorar o atendimento à população”, disse o secretário de Obras.

Com a conclusão das obras de ampliação, a população de Santarém e região oeste ganharão muito mais saúde. “Hoje temos 24 leitos, e vamos passar para quase 50. Isso vai possibilitar a oferta de serviços importantes, como cirurgias cardíacas e oncológicas e, no futuro, até mesmo transplantes de rim”, completou o secretário especial Adnan Demachki.

O secretário destacou que as obras não ficam somente no Hospital Regional. “Fomos até o Colosso do Tapajós, que está sendo ampliado, e ao ginásio poliesportivo, e verificamos duas obras que estavam paradas. Juntamente com o prefeito, vamos visitar o terreno do terminal. São muitas obras do governo do Estado aqui em Santarém”, enfatizou Adnan Demachki.

O coordenador dos Hospitais Regionais do Pará, Arthur Lobo, falou sobre os investimentos na área da saúde nos últimos dois anos. “Os Hospitais Regionais têm recebido mais investimentos. No Hospital Regional do Baixo Amazonas, implantamos uma série de novos serviços, e não foi só aqui. Em Marabá, estamos com a ampliação do Hospital Regional do Sudeste, com transplante renal e o aumento da hemodiálise”, disse.

Em Altamira, no sudoeste do Pará, o governo também executa obras, assim como em Itaituba. “Vamos iniciar as visitas a esses locais nesta sexta-feira (25). Esses serviços vão desafogar os atendimentos aqui do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Em Breves, no Marajó, também há investimentos”, destacou Arthur Lobo, que ressaltou a importância dos investimentos na área da saúde, lembrando que mais dois hospitais regionais serão inaugurados, o de Itaituba e o de Icoaraci, em Belém.

O diretor geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, falou sobre a inauguração das obras da UTI. “Estamos muito felizes com o avanço das obras. É uma ampliação que vai resultar na ampliação dos procedimentos de alta complexidade. A UTI é um fator limitador para que façamos mais cirurgias oncológicas e nas áreas de neurocirurgia e traumatologia. Nossa expectativa é que as obras sejam concluídas na segunda quinzena de dezembro, com a inauguração em janeiro, e isso vai contribuir para viabilizar outros serviços, como é o caso dos transplantes e as cirurgias cardíacas”, enfatizou o diretor.