Colaboradores
que atuam nas recepções do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA)
participaram de um treinamento que pretende melhorar o atendimento dispensado
aos usuários da unidade. Recepcionistas e atendentes se passaram por pessoas
que precisavam de serviços oferecidos pelo hospital, para saberem como é estar
do outro lado do balcão. O programa Sentindo na Pele teve
início no dia 21/03 e, ao longo desta semana, os profissionais compartilharam a
experiência com os colegas, destacando os pontos que podem ser melhorados.
O objetivo
do projeto é aprimorar a sensibilidade dos colaboradores para fornecer
atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso,
os recepcionistas e atendentes foram submetidos a situações de ansiedade e estresse,
para que pudessem sentir e angústia e o sofrimento vivenciados diariamente por
quem precisa de atendimento.
A
coordenadora do programa e supervisora de atendimento do HRBA, Jaiana Elon, diz
que “o Sentindo na Pele surgiu como forma de sensibilizar os
colaboradores a prestarem um serviço mais humanizado. A experiência foi muito
interessante, porque os colaboradores se colocaram no lugar do outro e puderam
sentir na pele o que realmente o usuário passa e como ele se sente quando é bem
ou mal atendido”.
O
atendente Arllen Pontes trabalha há mais de três anos no HRBA. Ele sentiu na
pele a dificuldade de uma pessoa que chegou ao hospital com uma fratura de
tornozelo e precisaria passar por procedimento cirúrgico. “Foi uma experiência
muito boa que vou levar para o resto da minha vida. A gente, às vezes, fica
fixo nas nossas tarefas e esquece de pensar no outro. Eu saí com uma visão mais
ampla de como atender melhor o paciente no meu dia-a-dia”, conta Pontes.
Thayanna
Matos trabalha na recepção do ambulatório da unidade há quase dois anos.
Ela simulou que estava na pele da irmã gêmea para realizar um exame de Raios-x.
“É muito importante que o colaborador passe por essa experiência. A gente só se
vê atrás do balcão, nunca se vê no lugar do paciente. E isso é muito importante
porque eu passo a olhar de uma maneira diferente para o usuário que chega nessa
situação”, analisa.
O último
caso envolveu a simulação de uma paciente que sofreu acidente de moto e estava
em busca de consulta médica. “A gente, muitas vezes, não presta atenção às
necessidades que os usuários têm, como dor, ansiedade e estresse. E essa
situação proposta pelo hospital nos prepara melhor para fornecer um atendimento
de qualidade”, explica a atendente Josiane Rodrigues, que está há mais de três
anos na unidade de saúde.
Programa
O programa
aconteceu em três etapas. A primeira consistiu na escolha dos participantes.
Eles foram orientados sobre a metodologia do treinamento e assinaram um termo
de participação, assim como garantiram manter sigilo entre os colegas. Na
segunda etapa, aconteceram as simulações em diferentes áreas do hospital. A
terceira etapa aconteceu no auditório da unidade. Os trabalhadores contaram a
experiência aos colegas e pontuaram o que pode ser melhorado para que os
usuários se sintam mais acolhidos e recebam um atendimento humanizado.
O hospital
Sediado em
Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população estimada
em 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios da região do Baixo
Amazonas. É o único centro de saúde especializado em oncologia no interior da
Amazônia e possui a certificação nível três da ONA – Organização Nacional
de Acreditação, o que atesta sua gestão de excelência e alta
resolutividade médica. Para isso, a unidade realiza várias ações permanentes de
humanização. Unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Pará, o HRBA
é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e
Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública
(Sespa).
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