quarta-feira, 20 de abril de 2016

Para melhorar atendimento, colaboradores do HRBA se passam por usuários

 

Colaboradores que atuam nas recepções do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participaram de um treinamento que pretende melhorar o atendimento dispensado aos usuários da unidade. Recepcionistas e atendentes se passaram por pessoas que precisavam de serviços oferecidos pelo hospital, para saberem como é estar do outro lado do balcão. O programa Sentindo na Pele teve início no dia 21/03 e, ao longo desta semana, os profissionais compartilharam a experiência com os colegas, destacando os pontos que podem ser melhorados.
O objetivo do projeto é aprimorar a sensibilidade dos colaboradores para fornecer atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, os recepcionistas e atendentes foram submetidos a situações de ansiedade e estresse, para que pudessem sentir e angústia e o sofrimento vivenciados diariamente por quem precisa de atendimento.
A coordenadora do programa e supervisora de atendimento do HRBA, Jaiana Elon, diz que “o Sentindo na Pele surgiu como forma de sensibilizar os colaboradores a prestarem um serviço mais humanizado. A experiência foi muito interessante, porque os colaboradores se colocaram no lugar do outro e puderam sentir na pele o que realmente o usuário passa e como ele se sente quando é bem ou mal atendido”.
O atendente Arllen Pontes trabalha há mais de três anos no HRBA. Ele sentiu na pele a dificuldade de uma pessoa que chegou ao hospital com uma fratura de tornozelo e precisaria passar por procedimento cirúrgico. “Foi uma experiência muito boa que vou levar para o resto da minha vida. A gente, às vezes, fica fixo nas nossas tarefas e esquece de pensar no outro. Eu saí com uma visão mais ampla de como atender melhor o paciente no meu dia-a-dia”, conta Pontes.
Thayanna Matos trabalha na recepção do ambulatório da unidade há quase dois anos. Ela simulou que estava na pele da irmã gêmea para realizar um exame de Raios-x. “É muito importante que o colaborador passe por essa experiência. A gente só se vê atrás do balcão, nunca se vê no lugar do paciente. E isso é muito importante porque eu passo a olhar de uma maneira diferente para o usuário que chega nessa situação”, analisa.
O último caso envolveu a simulação de uma paciente que sofreu acidente de moto e estava em busca de consulta médica. “A gente, muitas vezes, não presta atenção às necessidades que os usuários têm, como dor, ansiedade e estresse. E essa situação proposta pelo hospital nos prepara melhor para fornecer um atendimento de qualidade”, explica a atendente Josiane Rodrigues, que está há mais de três anos na unidade de saúde.

Programa
O programa aconteceu em três etapas. A primeira consistiu na escolha dos participantes. Eles foram orientados sobre a metodologia do treinamento e assinaram um termo de participação, assim como garantiram manter sigilo entre os colegas. Na segunda etapa, aconteceram as simulações em diferentes áreas do hospital. A terceira etapa aconteceu no auditório da unidade. Os trabalhadores contaram a experiência aos colegas e pontuaram o que pode ser melhorado para que os usuários se sintam mais acolhidos e recebam um atendimento humanizado.

O hospital
Sediado em Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população estimada em 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios da região do Baixo Amazonas. É o único centro de saúde especializado em oncologia no interior da Amazônia e possui a certificação nível três da ONA – Organização Nacional de Acreditação, o que atesta sua gestão de excelência e alta resolutividade médica. Para isso, a unidade realiza várias ações permanentes de humanização. Unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Pará, o HRBA é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).



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