segunda-feira, 28 de março de 2016

Hospital Regional de Santarém investe na humanização do atendimento


Humanizar as relações em um ambiente hospitalar é oferecer um tratamento de qualidade, olhando com atenção para todos os aspectos dos pacientes. E para garantir esse atendimento aos usuários, os integrantes do Comitê de Humanização (CH) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) passaram por uma formação de dois dias (17 e 18/03) com o coordenador estadual de humanização, psicólogo Luiz Guilherme Martins.
Durante o treinamento foram abordados os principais conceitos da Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003. A PNH busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Os princípios norteadores são: transversalidade; indissociabilidade entre atenção e gestão; e protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.
O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, acredita que não existe assistência de qualidade se não for humanizada, e destaca que é fundamental perceber o ser humano em todas as suas necessidades, não apenas as físicas. “Nós temos essa preocupação de levar não só uma assistência de qualidade, mas, também, humanizada. E isso tem que estar nas veias do hospital, circular diariamente na relação entre as pessoas, na relação entre profissionais de saúde e os nossos pacientes”.
Segundo a presidente do Comitê de Humanização do HRBA, Karina Cunha, o grupo “se propõe a realizar ações e projetos com objetivo de humanizar a assistência, os atendimentos. Precisamos despertar o interesse pela humanização nas pessoas, nas relações, e fazer com que os pacientes se sintam mais incluídos e bem recebidos, por mais que eles estejam passando por uma situação delicada”.
Para o coordenador estadual de humanização, o CH funciona como um dispositivo para o fortalecimento da gestão participativa. “É uma forma de valorizar o protagonismo dos profissionais e a inter-relação entre as diversas áreas e serviços, convergindo esforços para um bem comum. O comitê tem um papel de funcionar como um colegiado gestor, com olhares diferenciados a respeito de todos os segmentos e setores, estabelecendo o fortalecimento da grupalidade”, explica Guilherme Martins.
A humanização não diz respeito apenas ao tratamento cordial, mas, também, ao tratamento efetivo. Para o paciente, o tratamento humanizado significa uma recuperação mais rápida e satisfatória. Para o hospital, uma maior rotatividade de leitos, já que os usuários ficam menos tempo na internação. “Se o paciente é acolhido de forma adequada, com certeza o resultado do tratamento será melhor. E nós não podemos esquecer, também, dos nossos profissionais, ter a preocupação de cuidar de quem cuida, de quem realiza no dia a dia a assistência dos pacientes”, diz Moreschi.


Hospital
Sediado em Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população estimada em 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios da região do Baixo Amazonas. É o único centro de saúde especializado em oncologia no interior da Amazônia e possui a certificação nível três da ONA – Organização Nacional de Acreditação, o que atesta sua gestão de excelência e alta resolutividade médica. Para isso, a unidade realiza várias ações permanentes de humanização, como a Rádio HRBA, fundada em 2011, que torna o ambiente mais tranquilo e amigável, e o projeto ABC Brincando no HRBA, que proporciona educação dentro do hospital, possibilitando às crianças em tratamento atividades condizentes com suas necessidades e condições de saúde.
Unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Pará, o HRBA é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).


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