segunda-feira, 28 de março de 2016

Com 70% do efetivo feminino, HR de Santarém homenageia mulheres


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) possui mais de 900 colaboradores, dos quais 70% são mulheres. Esse é um número expressivo para o mercado de trabalho brasileiro. Por isso, as homenagens em comemoração ao Dia Internacional da Mulher se estenderam além do dia 08/03, como forma de incluir o maior número de mulheres. Na programação, constaram entrega de cartões, palestras sobre direito e saúde da mulher, sessões de massagens e realização de exames.



A médica do trabalho da unidade, Marília Godinho, palestrou às mulheres sobre os direitos femininos e saúde da mulher. Apesar de as mulheres terem alcançado conquistas históricas, em relação ao direito ao voto e trabalho, por exemplo, ainda há muitas problemáticas a superar, como nos casos de violência doméstica.
A coordenadora de recursos humanos do hospital, Auricléia Corrêa, diz que é fundamental que as mulheres estejam esclarecidas e tenham conhecimento sobre esses assuntos. Também falou que é importante valorizar as ações executadas pelas colaboradoras. “Uma de nossas políticas é voltada para humanização, então nós, como gestão de pessoas, temos essa missão de valorizar nossas colaboradoras para que elas se sintam especiais, como realmente são no mercado de trabalho”, diz.



As colaboradoras puderam realizar o exame preventivo do câncer do colo de útero e a mamografia, e participar de sessões de auriculoterapia e massagem corporal. Ainda foi ofertado curso de automaquiagem. As mulheres também receberam cartões dos homens que trabalham na unidade, destacando as qualidades admiradas por eles.
A paciente Cecília Oliveira aproveitou a data para homenagear as outras mulheres do hospital por meio do poema Assim é a Mulher, declamado na Rádio HRBA. “Eu fiz especialmente pensando nas pessoas que estão no hospital, passando por dificuldades. E, também, às atendentes, enfermeiras e médicas, como forma de agradecer tudo que fazem pela gente”, conta.



O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou que as mulheres “têm grande responsabilidade sobre o sucesso deste hospital, sobre cada paciente que é assistido aqui. O Dia da Mulher é todo dia, na verdade, quando a gente fala no respeito, reconhecimento e carinho. Mas é importante ter um dia especial para reconhecer esse valor”.


Nenhum comentário: