quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Hospital Regional do Baixo Amazonas leva "Ação Rosa" à mulheres da Comunidade do Mapiri

Nesta terça-feira (29), o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, realizou mais uma atividade alusiva à campanha mundial “Outubro Rosa”, cujo objetivo é sensibilizar mulheres para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Santarém, município do oeste paraense, a campanha foi iniciada no dia 7 de outubro, com a iluminação rosa do HRBA. De 14 a 25 de outubro, várias palestras foram ministradas a pacientes e acompanhantes. Também foi promovida uma programação esportiva, como a I Corrida de Contra o  Câncer de Mama e a 5ª Caminhada de Prevenção do Câncer de Mama.

O Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, destacou a importância da "Ação Rosa" realizada pelo HRBA. Em 2012, um atendimento semelhante foi oferecido à Comunidade de São Miguel, às margens do Rio Arapiuns. Neste ano, a Comunidade do Mapiri foi a beneficiada.
“Toda vez que nos deslocamos para comunidades mais afastadas encontramos um maior número de mulheres que nunca fizeram sequer um auto-exame. Isso nos leva a crer que temos que fazer campanhas de sensibilização e de atendimento, para viabilizar a mamografia e a ultrassonografia. Com essa atitude, nós teremos daqui alguns anos um resultado maravilhoso, com o diagnóstico precoce e a cura”, ressaltou o médico, acrescentando que o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres do Oeste do Pará.

A mastologista Angeluce Santos orientou as mulheres sobre o auto-exame. “É bom que a mulher se examine em frente ao espelho após o banho, e observe se há em cada uma das mamas alguma espécie de nódulo ou mesmo retração, se há feridas na pele ou se está saindo algum líquido do peito espontaneamente. O importante é lembrar que o auto-exame encontra lesões já instaladas. Mas, existe um exames que pode detectar mais precocemente. Este exame é a mamografia, que deve ser feito pelo menos uma vez por ano, no caso das mulheres a partir dos 40 anos”, informou a médica. Segundo ela, pacientes com histórico de câncer na família devem consultar um médico regularmente.

Oportunidade -  No trabalho realizado na Comunidade do Mapiri foram atendidas mais de 100 mulheres, muitas com histórias parecidas à contada pela aposentada Raimunda Gama Viana, que aos 83 anos nunca havia realizado uma mamografia. “Eu sempre tive vontade de fazer esse exame. Mas, faltava oportunidade. Hoje, a minha filha me chamou porque eu já encontrei um caroço, e eu vou fazer esse exame”, disse ela, que foi acompanhada pela filha, a dona de casa Maria Eliete Viana Leal, 59 anos, que também ainda não realizara o exame.

O Presidente da Associação dos Moradores do Bairro do Mapiri, Rivelino Pereira, informou que, “apesar de algumas mulheres da comunidade estarem em tratamento de câncer, muitas nunca tiveram a oportunidade de realizar um exame da mama. Por isso, gostaríamos de ressaltar a importância dessa ação do Hospital Regional, e agradecer pela parceria com a Associação de Moradores do Bairro do Mapiri. Estamos felizes por saber que muitas mulheres estão recebendo este tipo de atendimento”, complementou o presidente da Associação de Moradores do Bairro do Mapiri ao citar que a ação oportunizou que mais mulheres recebecem orientações e atendimentos especializados.

 Além de consultas médicas, exames de ultrassonografia e serviços de beleza (corte de cabelo, manicure e pedicure), ofertados durante todo o dia às moradoras do Mapiri e do entorno, a “Ação Rosa” fez o encaminhamento para mamografia e o atendimento ambulatorial para pacientes que apresentaram alguma anomalia na mama. “Hoje, nós estamos no Bairro do Mapiri fazendo o atendimento médico especializado na área de Oncologia. Nos casos necessários faremos a solicitação da mamografia. As pacientes serão referenciadas imediatamente ao HRBA. No caso de diagnóstico de câncer de mama, elas iniciarão de forma imediata. Além de fazer parte da nossa programação do “Outubro Rosa do HRBA”, essa é uma forma que o Hospital encontrou para estar mais próximo da população e facilitar o acesso ao atendimento especializado”, ressaltou Hebert Moreschi, Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas.








Nenhum comentário: