segunda-feira, 28 de outubro de 2013

5ª Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama atrai 2 mil pessoas em Santarém


No último final de semana milhares de pessoas vestiram se de rosa e ganharam as ruas da cidade com um único objetivo: Chamar a atenção de homens e mulheres para a prevenção do câncer de mama. Em sua 5ª edição a “Caminhada de Prevenção do Câncer de Mama”, evento que vem ganhando força e que este ano teve apoio maciço da Prefeitura de Santarém e da Câmara Municipal, que tornaram o evento oficial, reuniu, seus organizadores mais de 2 mil pessoas em prol da prevenção e do diagnóstico precoce. A Caminhada iniciou às 18h, porém desde às 16h um grande número de caminhantes iniciou a concentração em frente ao Amazônia Diagnóstico, de onde percorreram algumas das principais vias urbanas de Santarém até a Orla da Cidade, local que aconteceu o grande “Show Rosa” com cantores regionais.

Comissão organizadora agradecendo a participação do público.
Emocionada com a realização da 5ª Caminhada de Prevenção do Câncer de Mama, a coordenadora da ação pioneira em Santarém, Drª Nádia Alves, falou que 95% dos casos diagnosticados precocemente são curáveis. “A campanha este ano está maravilhosa com a adesão da classe empresarial, poder público, instituições de saúde e de toda a população. Isto mostra a preocupação com esse grave problema que afeta não apenas a saúde da mulher. Nós esperamos que a partir desta campanha que a população seja mais consciente. O câncer de mama tem cura. Ele só precisa ser diagnosticado precocemente” falou a coordenadora.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, novamente aderiu a causa e desde o dia 7 de outubro, quinta-feira, várias ações foram realizadas visando sensibilizar a população sobre a necessidade da prevenção. “O Outubro Rosa, em Santarém, está sendo um sucesso com várias atividades. Estaremos nesta terça-feira, dia 29, no Bairro do Mapiri fazendo a penúltima etapa das atividades, prestando atendimentos a 100 mulheres que estão na idade para fazer a mamografia como preconiza o Ministério da Saúde. No caso de algum diagnóstico e necessidade de tratamento, elas serão referenciadas diretamente para o  Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas”, disse o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Atualmente, o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade em mulheres no mundo. Porém, se engana quem pensa que o câncer de mama afeta exclusivamente mulheres.“Essa é uma ação importante voltada para as mulheres e também para os homens, porque o câncer de mama não é um privilégio só das nossas mulheres. Nós já  tratamos 153 pacientes com câncer de mama e destes, 147 são mulheres e 06 homens. Então, a prevenção e o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho para termos saúde e qualidade de vida”, finalizou o Diretor Geral do HRBA. Fotos: Ianderson Souza
 
 





 

Nenhum comentário: