segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Governo do Estado amplia serviços de saúde em Santarém

Hebert Moreschi, Arthur Lobo, Adnan Demachki, Joaquim Passarinho e demais autoridades acompanharam visita as obras de ampliação das UTI's do HRBA
Na tarde da última quinta-feira (24), uma comitiva do Governo do Pará visitou em Santarém diversas obras executadas pelo Estado, entre elas as de construção da escola tecnológica, a ampliação do Colosso do Tapajós, o ginásio poliesportivo, com capacidade para cinco mil pessoas, e a ampliação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional do Baixo Amazonas, cuja capacidade será ampliada até dezembro deste ano.

A visita teve a presença dos Secretários especial de Proteção Social, Adnan Demachki, e de Obras Públicas, Joaquim Passarinho, além do coordenador dos Hospitais Regionais do Pará, Arthur Lobo, e do prefeito de Santarém, Alexandre Von. Participaram ainda da comitiva a diretora da 9ª Regional da Sespa, Eliane Miranda, e o diretor do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi.

Joaquim Passarinho falou sobre a importância dos investimentos na área da saúde. “As obras da UTI estão bem avançadas, e até dezembro esperamos estar com tudo pronto. São obras essenciais para o Estado, para ampliar os serviços da área de saúde. Hoje a questão das UTIs é um limitador, e a duplicação vai melhorar o atendimento à população”, disse o secretário de Obras.

Com a conclusão das obras de ampliação, a população de Santarém e região oeste ganharão muito mais saúde. “Hoje temos 24 leitos, e vamos passar para quase 50. Isso vai possibilitar a oferta de serviços importantes, como cirurgias cardíacas e oncológicas e, no futuro, até mesmo transplantes de rim”, completou o secretário especial Adnan Demachki.

O secretário destacou que as obras não ficam somente no Hospital Regional. “Fomos até o Colosso do Tapajós, que está sendo ampliado, e ao ginásio poliesportivo, e verificamos duas obras que estavam paradas. Juntamente com o prefeito, vamos visitar o terreno do terminal. São muitas obras do governo do Estado aqui em Santarém”, enfatizou Adnan Demachki.

O coordenador dos Hospitais Regionais do Pará, Arthur Lobo, falou sobre os investimentos na área da saúde nos últimos dois anos. “Os Hospitais Regionais têm recebido mais investimentos. No Hospital Regional do Baixo Amazonas, implantamos uma série de novos serviços, e não foi só aqui. Em Marabá, estamos com a ampliação do Hospital Regional do Sudeste, com transplante renal e o aumento da hemodiálise”, disse.

Em Altamira, no sudoeste do Pará, o governo também executa obras, assim como em Itaituba. “Vamos iniciar as visitas a esses locais nesta sexta-feira (25). Esses serviços vão desafogar os atendimentos aqui do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Em Breves, no Marajó, também há investimentos”, destacou Arthur Lobo, que ressaltou a importância dos investimentos na área da saúde, lembrando que mais dois hospitais regionais serão inaugurados, o de Itaituba e o de Icoaraci, em Belém.

O diretor geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, falou sobre a inauguração das obras da UTI. “Estamos muito felizes com o avanço das obras. É uma ampliação que vai resultar na ampliação dos procedimentos de alta complexidade. A UTI é um fator limitador para que façamos mais cirurgias oncológicas e nas áreas de neurocirurgia e traumatologia. Nossa expectativa é que as obras sejam concluídas na segunda quinzena de dezembro, com a inauguração em janeiro, e isso vai contribuir para viabilizar outros serviços, como é o caso dos transplantes e as cirurgias cardíacas”, enfatizou o diretor.

Nenhum comentário: