sexta-feira, 19 de julho de 2013

HRBA apoia e incentiva ações de melhoria na qualidade de vida da População do Oeste do Pará

 “Cuidar de vidas antes mesmo que estas precisem de atenção hospitalar!”. Este é um dos muitos objetivos do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, que atende a população de Santarém e toda a Região Oeste do Pará, e que por meio de parcerias consegue disponibilizar a sociedade serviços básicos de orientação e também de prevenção à doenças, além do cuidado com a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social além dos serviços de média e alta complexidade disponibilizados em sua unidade. Entre as mais diversas ações desempenhadas pela equipe multiprofissional do HRBA podemos citar o “I Circuito Unimed” que no final do mês de junho reuniu um público aproximado de 1.000 pessoas dispostas a destinarem um tempo para a prática de esportes.

O Circuito, realizado pela Unimed, contou com apoio de inúmeros parceiros, como o HRBA, e mesmo debaixo da forte chuva que caiu na região o público compareceu e participou das atividades. “Pra nós restou o sentimento de missão cumprida por reunir em um evento atividades que estimulam o bem estar e práticas saudáveis aos nossos usuários, médicos, funcionários e a população em geral. Temos que agradecer imensamente ao apoio dos nossos parceiros que contribuíram de forma significativa na realização deste evento. Para o ano que vem esperamos mais investimento, mais envolvimento e que seja um sucesso como foi a 1ª edição.” Declarou empolgada a Coordenadora de Marketing da Unimed, Andressa Aguiar.

Durante a programação, que foi composta de uma caminhada de 3 km e de uma corrida de 5 km, a equipe multiprofissional do HRBA disponibilizou a população orientações nutricionais relacionadas a alimentação na terceira idade, orientação sobre o tipo de pisada em parceria com a empresa Tênis & CIA, aferição de pressão arterial e índice de massa corporal (IMC). Também foi feita a distribuição de folder sobre a prevenção de doenças renais e hipertensão. Voltada para a conscientização ambiental, houve a distribuição de mudas de árvores, em parceria com o IGPA, realizada pelo Comitê de Sustentabilidade e do Selo “Adote uma Árvore”.

De acordo com a Presidente do Comitê de Sustentabilidade Ambiental, enfermeira Daniella Mengon, essa foi apenas uma das muitas ações realizadas pelo HRBA em parceria com  outras entidades. “Nós temos ações voltadas ao público escolar, parceria com Unidades Básicas de Saúde, Barco Abaré e outras atividades voltadas à prevenção de doenças e à Sustentabilidade. No Sairé, por exemplo, nós fazemos orientações sobre o câncer de pele, e nas Comunidades Ribeirinhas sobre o câncer de mama e colo do útero”, falou a presidente ao recordar outras ações em desenvolvimento pelo HRBA.

Desde o mês de junho o HRBA passou a contar com a atuação do Comitê de Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social. O comitê, que é composto por representantes dos mais diversos setores, cuidará de projetos voltados não só ao meio ambiente como também de ações sociais. “Essa foi uma das primeiras ações realizadas pelo Comitê de Sustentabilidade. Temos vários projetos tanto dentro do hospital quanto em outras empresas e comunidades, visando à Sustentabilidade Ambiental e Social. Nós queremos envolver não só os colaboradores. Mas, a sua família e comunidade”, enfatizou a Presidente.

O Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, ressaltou a importância da atuação do Comitê em ações como o “I Circuito Unimed”. “Já temos um longo histórico de ações voltadas à Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Mas, resolvemos implantar o nosso Comitê de Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social para realizar um planejamento e acompanhamento de todos os projetos desenvolvidos. A participação do HRBA no “I Circuito Unimed” foi excelente e muitas ações parecidas serão desenvolvidas ao longo desse ano. Nosso principal objetivo é conscientizar nossos colaboradores, familiares e comunidade de que não basta sermos bons profissionais. É necessário exercermos a cidadania para que possamos evoluir enquanto sociedade!”, conclui Hebert.






Nenhum comentário: