quinta-feira, 28 de março de 2013

Hospital Regional de Santarém: Gestão Integrada, Participativa e Humanização com o “Café da Manhã com o Diretor”



 Na manhã desta quinta-feira, 28, véspera do feriado da Paixão de Cristo, a Direção Geral e a Gestão de Recursos Humanos do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) inovaram mais uma vez e promoveram o primeiro “Café da Manhã com o Diretor”, uma ação adotada como forma de promover a Gestão Integrada e Participativa, além de fortalecer os laços de Humanização entre os profissionais dos diversos serviços do Hospital Regional de Santarém. O objetivo da ação é promover a aproximação, troca de informações, identificar oportunidades de melhoria e ideias para o aperfeiçoamento contínuo dos processos e da qualidade assistencial do HRBA. O evento ocorreu num clima muito agradável, aberto e descontraído entre o Diretor Geral, Hebert Moreschi, e colaboradores das diversas áreas do Hospital Regional.


O primeiro café da manhã teve início às 8 horas e contou com a presença de 10 colaboradores dos diversos serviços do Hospital. Pessoas como Cleiva Paula, Técnica em Enfermagem, que trabalha no Serviço de Quimioterapia, mora na Comunidade do Irurama, aproximadamente 18 quilômetros do centro da cidade, e que diariamente sai de sua residência antes das 5h da manhã e retorna por volta das 00h, após sair da universidade onde cursa o 5ª semestre do curso de enfermagem. “Eu já trabalhei em vários setores, hoje estou na quimioterapia e gosto muito do meu trabalho. Como a gente cuida da vida de pessoas sensibilizadas pela dor, pela doença, eu sei que é importante dar um atendimento melhor. Às vezes, uma resposta sem muita atenção acaba não sendo legal”, falou a Técnica em Enfermagem quando abordava a importância do aspecto humano da assistência.

Quem também falou sobre a sua atividade para os demais colegas de trabalho foi o Sr. João Ataídes, 41 anos, que há 06 desempenha a função de Auxiliar de Lavanderia. Para ele, o trabalho em equipe facilita a vida de todos, gera economia e evita desperdícios de recursos naturais. “Hoje a nossa Gerente de Hotelaria e a Supervisão da Lavanderia implantaram um projeto de separação das roupas do hospital, isso facilitou muito a nossa vida. Antes as roupas vinham todas misturadas, não importando o grau de sujidade, e agora, os lençóis, edredons e outras peças que não estão sujas de sangue ou secreções, vêm separadas e o tratamento dado a esse tipo de roupa é diferente daqueles que estão mais sujos. O tempo de lavagem que seria de 1h30min chega a ser de 45 min. Dessa forma, nós gastamos menos água, menos produtos e menos energia também. As clinicas, por outro lado, recebem a roupa limpa bem mais rápido e o meio-ambiente agradece”, falou Ataídes.

O café da manhã foi um momento de integração, de histórias de vida, de luta e também de conquistas. Mas, dessa conversa descontraída e agradável surgiram excelentes ideias de como fazer o atendimento aos usuários do HRBA ser melhor a cada dia. “O número de atendimentos do hospital tem crescido muito, e acredito que em determinados momentos a Recepção do Ambulatório deve ter um reforço. Isso pode acontecer através de um treinamento para que aqueles colegas da Recepção Central ou outras Recepções possam ser deslocados e ajudar no nosso setor”, falou Érica Silva, que trabalha no Ambulatório e que foi informada pela Coordenadora de Recursos Humanos, Jeovânia Cruz, que já existe um projeto para capacitar todos os colaboradores da área de atendimento para que eles possam desempenhar atividades em áreas diferentes, como por exemplo, apoiando o Ambulatório dos horários de maior movimento.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, demonstrou sua satisfação com o primeiro “Café da Manhã com o Diretor”. “Estou muito feliz com o nosso primeiro evento. O maior patrimônio de uma organização são as pessoas. Quando falamos de um hospital com a nossa complexidade, isso se torna ainda mais evidente, pois aqui nós temos “pessoas cuidando de pessoas”. A Gestão Integrada e Participativa é um dos pilares da Política Nacional de Humanização, afinal não podemos esquecer de que “quem cuida também precisa ser cuidado”. É impossível falar de Humanização na Assistência se as relações de trabalho não forem humanizadas. Além disso, temos grandes talentos dentro do nosso hospital e essa atividade é uma oportunidade para que eles possam apontar soluções e oportunidades de crescimento, que podem melhorar significativamente o atendimento que prestamos ao nosso usuário”, concluiu Hebert.

Os colaboradores que participaram do primeiro café da manhã com o diretor foram: Thayla, Clínica Médica (UI); Regiany Queiroz – SND; Mônica Jully – Imagem; Cleiva Paula – Quimioterapia; Maria Dinair – UTI Neo; Jeovânia Cruz – coordenadora de Recursos Humanos; Erica Silva – Ambulatório;  Cleuza Fernandes – SHL; João Ataídes – Lavanderia; Lucien Marques – Faturamento; Edinéia Santos - Psicóloga e Erivaldo Paixão – Almoxarifado.
 
















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