segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Belterra é beneficiada com ação de prevenção de câncer apoiado pelo Hospital Regional de Santarém

Mil cidadãos que vivem na região amazônica, em Belterra, interior do Estado do Pará já foram atendidos pelo programa de prevenção e detecção precoce do câncer colorretal Quem procura, cura.

Iniciado na região no segundo semestre de 2014, o programa, tem o objetivo de atender 2,1 mil pessoas do município com idade entre 50 anos e 70 anos. A ação é feita, conjuntamente, pelo Hospital Sírio Libanês (apoio científico), as empresas Boston Scientific e Gastrocom (equipamentos e acessórios para realização de exames), Diagnósticos da América (insumos e medicações). O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é o responsável por oferecer o apoio técnico e científico, além de absorver para tratamento os casos detectados.

De acordo com o coordenador do serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, que também coordena o programa, Belterra foi escolhida por ter apenas 16 mil habitantes e estar próxima a um centro de referência em oncologia. “Quando idealizamos o projeto, nós queríamos uma população menor para que pudéssemos fazer em todos os pacientes. Todas as pessoas de 50 anos a 70 anos serão abrangidas. A proximidade de Belterra com o HRBA facilita porque o diagnóstico é absorvido pelo hospital”, explica.

Desenvolvido em forma de mutirões, com realização de vários exames que permitem o diagnóstico preciso. São feitas análises parasitológicas, de sangue oculto nas fezes, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, biópsia e polipectomias e análises anátomo-patológicas. “Todos os pacientes diagnosticados são encaminhados para o HRBA, são operados e submetem-se, quando necessário, à quimioterapia. Todos são tratados de forma efetiva”, diz Fortes.

Além de promover uma melhora na qualidade de vida da população, garantindo uma melhora na saúde das pessoas, o caráter científico também se torna bastante importante para os participantes. “Tem uma grande contribuição no cenário científico, além de contribuir com a saúde da população local. A Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional tem sempre buscado novas parcerias para desenvolver trabalhos com importância epidemiológica na região”, finaliza o médico Marcos Fortes.

Câncer
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a doença registra 14 milhões de novos casos e 8 milhões de mortes em todo o mundo por ano. Entre homens, os cinco tipos mais comuns da doença são: de pulmão, da próstata, colorretal, do estômago e de fígado. Entre as mulheres: de mama, colorretal, de pulmão, cérvix e estômago.

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

Nenhum comentário: