quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ação com colaboradores ressalta cuidados com a saúde vocal



O Dia da Voz, 16 de abril, é comemorado no Brasil desde 1999. Passou a ser Dia Mundial da Voz a partir de 2003, quando ganhou a expressão internacional nos estados Unidos, Europa e Ásia.
Transformar as comemorações deste dia em uma grande Campanha Nacional da Voz tem sido a estratégia do Departamento de Voz da sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. O objetivo é sensibilizar a população quanto à importância da voz nas atividades familiares, sociais e profissionais, além de promover a saúde vocal e favorecer a detecção precoce de doenças vocais, assim como o câncer de laringe.
Nesse dia, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou uma atividade especial, de 12 h até 14 h, no hall do elevador, com seus colaboradores. Importantes informações foram repassadas para quem transitou pelo local. Também foi distribuída uma maça para cada pessoa, como símbolo da importância de se cuidar da voz.
Dicas para preservar a saúde da sua voz:
Use um tom de voz natural e confortável;
Procure adequar seu volume de voz à situação em que você se encontra, lembrando que falar constantemente em alta intensidade pode ser prejudicial;
Articule bem os sons das palavras, abrindo e movimentando a boca adequadamente;
Faça pausas respiratórias enquanto fala;
Mantenha um ritmo de fala moderado, com cuidado para não falar rápido ou devagar demais;
Enfatize as palavras mais importantes na frase, para marcar o sentido que você quer dar a ela;
Associe sua fala às expressões faciais e aos gestos, de forma natural, porém sem exageros;
Esteja sempre atento às necessidades do seu interlocutor, mantendo contato visual e mostrando-se interessado também no que está ouvindo, e não só no que está falando;
Beba água em temperatura ambiente e sem gás durante suas atividades verbais.
Fotos: J. Silva
 




Nenhum comentário: