sexta-feira, 14 de março de 2014

Santarém forma primeira turma de residência médica do Oeste do Pará

Formandos acompanhados dos Diretores do HRBA, Vice-Coordenador do COREME e Reitor da UEPA

Dois anos de estudos intensivos, atuação nos Hospitais Regional e Municipal, dedicação plena que terá recompensa por toda a vida profissional e pessoal dos jovens médicos Jéssica Lisette Toledo Echeverria, Mariana Cardoso da Silva, César Augusto Raizer Cossio e Débora Cristina Pereira da Silva, especialistas em Cirurgia Geral, como também da médica Mariana Neves Leite, especialista em Medicina da Família, todos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). A solenidade de formatura da primeira turma de residentes no interior do Estado, em Santarém, região oeste do Pará, aconteceu na noite da quinta-feira, 13, no auditório da UEPA e contou com a presença do Reitor da Universidade, Dr Juarez Antônio Simões Quaresma, além de representantes das coordenações das Comissões de Residência Médica e demais autoridades presentes. 

A solenidade iniciou às 19h30min e foi marcada pelo discurso emocionado e emocionante da jovem médica chilena Jéssica Toledo, que falou sobre o significado dessa conquista. Jéssica fez questão de discursar em português, conteve a emoção por várias vezes e recordou momentos que também foram passados em um vídeo de despedida da residência e entrada em uma nova fase. “Me perguntaram a pouco qual a experiência mais linda que você leva? E, eu respondi que são tantas, foram tantos amigos, desde o pessoal da limpeza até os mestres professores, pacientes. Eu ganhei muito em amizades, amor. Aprendi muito da vida e o verdadeiro sentido em ser médica, ser uma cirurgiã. Eu acho que a Saúde em Santarém é muito mais do que as pessoas pensam e vale muito a pena fazer residência aqui”, declarou Jéssica. 


O vice-coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Marcos Fraga Fortes, recordou que foram muitos os desafios para promover a interiorização do curso de medicina e também da Residência Médica. “Pra gente o significado é muito forte, porque embora tivéssemos muitos desafios, nós conseguimos fazer uma interiorização adequada de ensino possibilitando a essas pessoas partir para qualquer outro tipo de sub-especialização. E eles estão mais que capacitados para ocupar um lugar dentro da sua cidade em qualquer região”, enfatizou o médico que também é tutor da residência no HMS e HRBA.

O Reitor da UEPA, Dr. Juarez Quaresma, falou sobre os avanços acadêmicos na área da saúde. “A formação dessa primeira turma de residentes do Oeste do Pará  consolida todo um processo de implantação da área da saúde nesta região. Segunda-feira iniciará uma nova turma, com cinco novas residências e teremos o lançamento de mais um edital de residência médica com quatro novas especialidades para o Oeste do Pará e o nosso plano é avançar cada vez mais”, enfatizou o reitor que aproveitou sua vinda à Santarém para reunir com a classe acadêmica da área da Saúde e debater melhorias para o campus.

Em Santarém já existem em andamento as Residências Médicas em Cirurgia Geral (4 vagas), Medicina da Família (2 vagas) e Ortopedia e Traumatologia (2 vagas) e a partir deste ano passam a fazer parte do cronograma as Residência Médicas nas áreas de Pediatria (2 vagas), Clínica Médica (6 vagas), Cirurgia Videolaparoscópica (2 vagas),  Anestesiologia (2 vagas) e Cancerologia Clínica (2 vagas). 

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi falou sobre a importância da Residência Médica para a região. “É realmente um momento histórico para o Oeste Paraense. O Governo do Estado do Pará adotou como estratégia importante para o desenvolvimento da saúde a descentralização da formação de profissionais médicos. Além do curso de medicina, hoje já contamos com a residência médica em diversas especialidades. A Pró-Saúde e o HRBA estão honrados em fazer parte dessa história. Temos profissionais médicos excelentes e comprometidos que atuam como coordenadores e preceptores das residências. Isso foi fundamental para que esse sonho se tornasse realidade. Temos a certeza de que os especialistas formados aqui terão um papel importante para a mudança no cenário desafiador da saúde em nossa região”, conclui Hebert.



Nenhum comentário: