Com a
presença de profissionais e classe acadêmica da área da Saúde, o
Hospital Regional do Baixo Amazonas, que é administrado pela parceria Governo do Estado do Pará e Pró-Saúde, deu abertura nesta terça-feira, 25,
ao seu V Workshop que abordou a temática da Assistência de Urgência
e Emergência em Santarém, Região Oeste do Pará. O evento iniciou às 9h e
teve entre os palestrantes profissionais da Saúde de Santarém, Belém e
São Paulo que debateram temas atuais como o resgate aéreo na Amazônia,
em Santarém e também sobre acidente de trânsito,
acolhimento e classificação de risco, parada cardiorrespiratória,
insuficiência respiratória e suporte ventilatório. Além da implantação
do Time de Resposta Rápida no HRBA, feita em 2013 e que já apresenta
bons resultados no atendimento de pacientes com sintomas
ou mesmo em parada cardiorrespiratória.
Dr Guataçara ministrando sobre resgate em selva |
O
médico José Guataçara Gabriel, Coordenador do SAMU da cidade de Belém, e
Coordenador do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital
Metropolitano, na Capital, parabenizou o HRBA pela iniciativa e falou
sobre
a importância da capacitação para o atendimento imediato até a chegada
do socorro especializado. O médico também falou sobre o resgate aéreo na
Amazônia. “Nós vamos falar sobre resgate em ambiente de floresta,
inclusive até com a situação desse acidente. Vamos
falar sobre você estar em um ambiente hostil e ter que tirar da
floresta todo material necessário para sobrevida do paciente e também
falaremos sobre atendimento de trânsito, principalmente acidente de
moto: como acontece, porque acontece e como temos que
fazer o atendimento antes de chegar ao hospital”, explicou o médico.
Dr Ilmara ministrando sobre acidente áereo |
Médica do TRR e Diretora de Enfermagem |
A
Diretora de Enfermagem, Daniela Mengon, explicou que o TRR existe no
HRBA há um ano e após sua implantação os atendimentos passaram a
obedecer um tempo entre 5 e 15 minutos. “Há um ano nós instalamos aqui o
Time
de Resposta Rápida, que é o time que atende pacientes internados ou
transeuntes, pessoas que circulam pelo hospital. O time fica à
disposição, através de rádio e assim que acionado ele atende o paciente,
há os códigos, no caso azul é o código de parada e em
cinco minutos a equipe deve fazer o atendimento e o código amarelo,
onde o paciente tem algum sintoma que pode levar a uma parada e a equipe
tem 15 minutos para atender o paciente” ,informou a Diretora.
Composição da mesa |
De
acordo com a Coordenadora do Time de Resposta Rápida (TRR), Enfermeira
Vanja Kzan Colares Neves, a equipe é composta por uma equipe
multiprofissional, (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e
fisioterapeuta),
que estão treinados e capacitados para atuar em setores não críticos
(clínicas, recepções, área de imagem e diagnóstico, laboratório,, áreas
de apoio e administrativas do HRBA). “Nós vamos falar sobre os
atendimentos na urgência e emergência e serão ministradas
palestras e mini-cursos sobre parada cardiorrespiratória, resgate
aéreo, terrestre, atendimento, pré e hospitalar e a realidade da
implantação do TRR que nós queremos expandir na região”, complementou a
coordenadora após informar que em dezembro foram realizados
25 atendimentos de paradas cardiorrespiratórias, destes atendimentos,
23 pacientes conseguiram reverter o quadro crítico devido o
comprometimento de toda a equipe do HRBA.
Pratica de socorro à vitima de acidente de moto |
Entre
as orientações dadas durante os treinamentos, a metodologia para
verificação da pulsação, respiração e o estado de inconsciência do
paciente foram priorizados. “Nós realizamos vários treinamentos para
vários
setores do HRBA e priorizamos esses treinamentos por acreditar que é
importante que todos os colaboradores saibam identificar o início de uma
parada cardiorrespiratória e possam dar um primeiro atendimento até que
o time chegue”, complementou a coordenadora
que atua com uma equipe multiprofissional composta por 28 pessoas entre
enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e fisioterapeutas.
Modo de imobilização |
O
Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a experiência
inovadora do HRBA de implantar o TRR e realizar um workshop com temas
tão diversificados como o acolhimento do paciente de urgência e
emergência.
“É impossível falarmos em qualidade da assistência sem que o aspecto
segurança do paciente não seja priorizado. O HRBA é um hospital de média
e alta complexidade e atende a pacientes graves. Nosso Time de Resposta
Rápida foi implantado há um ano e vem apresentando
excelentes resultados. É importante compartilharmos essa experiência de
sucesso com outros serviços e saúde. Além disso, pudemos contar com a
presença de profissionais que são referência no atendimento de urgência e
emergência que repassaram o seu conhecimento
às equipes de saúde do HRBA e Oeste do Pará”, concluiu Hebert.
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