quarta-feira, 27 de novembro de 2013

HRBA e Hemocentro Regional de Santarém realizam campanha para incentivar doação de sangue


Na segunda semana de novembro o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em parceria com a Hemocentro Regional de Santarém (HRS), realizou a campanha “Seja Amigo do HRBA. Doe Sangue e Salve Vidas!”. A campanha teve por objetivo sensibilizar os colaboradores, usuários e acompanhantes sobre a necessidade de realizar a doação voluntária de sangue e ajudar a salvar vidas. Em Santarém um dos maiores consumidores do estoque do Hemocentro Regional é o HRBA por ser um hospital de média e alta complexidade realizando mensalmente mais de 350 cirurgias mês, além de possuir um centro de Terapia Renal Substitutiva que atende mais de 150 pacientes.

Nesta nova etapa da Campanha que é coordenada pelo Comitê Transfusional do HRBA e Hemocentro Regional a meta era coletar 80 bolsas de sangue. Esse número, segundo a coordenação, poderá ser superada até o final da campanha. “É uma parceria que já vem acontecendo há alguns anos e  temos um boa expectativa de coletar e quem sabe até ultrapassar metas estipuladas. Existem altos e baixos. Há momentos em que registramos quedas no número de doações e com isso a oferta diminui. Em compensação a demanda sempre é crescente e nós não temos como controlar”, falou Anaídis Silva, Assistente Social do Hemocentro.

A Enfermeira da Agência Transfusional do HRBA, Paula Maia, falou sobre a importância da sensibilização e do trabalho da Agência Transfusional dentro de um grande hospital como o HRBA. “Com a campanha nós realizamos não apenas a sensibilização dos colaboradores e usuários, além dos acompanhantes. Mas, também buscamos por meio das doações voluntárias repor os hemocomponentes utilizados nos procedimentos de média e alta complexidade realizados no Hospital Regional”, falou a Enfermeira que realiza palestras nos ambulatórios em conjunto com o Grupo de Trabalho de Humanização do HRBA. 

Sobre do ato solidário de doar sangue, a enfermeira complementou que uma única doação pode salvar até quatro vidas e que, ao contrário do que muita gente pensa, doar sangue não causa malefícios a saúde do doador. “O ato de doar sangue não causa anemia, não emagrece ou engorda, não vicia, não engrossa o sangue e muito menos gera risco de contaminação para o doador. Vale ressaltar que a bolsa de sangue após passar pelo processo de fracionamento gera os hemocomponentes: Concentrado de hemácias, plasma fresco, concentrado de plaquetas e hemoderivados, que podem ajudar a salvar até quatro vidas”, enfatizou. 

Podem realizar as doações voluntárias pessoas que estejam na faixa etária de 16 a 65 anos, em bom estado de saúde, com peso superior a 50kg. Para realizar a doação é necessário estar bem alimentado, descansado e apresentar documento de identidade com foto. Em Santarém, o Hemocentro Regional fica localizado na Avenida Frei Vicente, S/N, Bairro do Aeroporto Velho e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.
















Nenhum comentário: