segunda-feira, 18 de março de 2013

Hospital Regional comemora o Dia Mundial do Rim com atendimentos no centro de Santarém


Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, 14 de março, e para difundir a importância sobre um comportamento saudável, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou uma vasta programação de atendimento médico, orientação e realização de exames no Centro Comercial de Santarém. A programação iniciou por volta das 8h30min e nem mesmo a chuva que caiu sobre a cidade no inicio da manhã conseguiu impedir que a população tivesse acesso a assistência multiprofissional da equipe multiprofissional do HRBA que realizou, aproximadamente, 500 atendimentos até às 14 horas.

Dr. Emanuel Espósito coordenador do CTRS.
De acordo com o Coordenador do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), Dr. Emanuel Espósito, a programação este ano visa a prevenção por meio do conhecimento sobre o que pode causar problemas renais “O foco da nossa campanha é orientar a população quanto aos cuidados para não adoecer dos rins e o objetivo deste ano é a prevenção da doença renal aguda, que ocorre em pacientes que não tem problemas renais e que por algum motivo, como por exemplo a auto-medicação, podem adoecer de maneira repentina”, explicou o médico que também citou o risco da leptospirose e acidente ofídico (acidente com animais peçonhentos) como causas de insuficiências renais .

Entre as pessoas que participaram da ação esteve a paciente do HRBA, Luzenira Araújo, que há três meses faz tratamento renal. Só que dessa vez, Dona Luzenira não foi em busca de orientação. Mas, de levar seu testemunho e alerta a população sobre os riscos da patologia que, geralmente, surge silenciosamente. “Nunca pensei em ter uma doença desse tipo. Só tenho um rim e quando cheguei ao hospita só tinha duas horas de vida. Hoje sinto que o meu rim está funcionando e talvez eu nem precise de transplante”, falou otimista a paciente que por diversas vezes buscou auxilio médico em postos de saúde até diagnosticar a sua patologia.

Diferente da história da Dona Luzenira, a comerciante Marlene Aguiar aproveitou a oferta dos serviços gratuitos e foi verificar como estava sua saúde. “A gente passa o dia aqui no centro e não tem tempo de ir ao médico. Então quando surge uma oportunidade como esta temos mesmo é que aproveitar. Os exames “deram tudo normal”. Só que a nutricionista disse que eu tenho que controlar um pouco o peso”, falou sorrindo e aliviada a comerciante após receber os atendimentos da equipe multiprofissional do HRBA.

Além dos exames e atendimentos médicos a ação também foi uma oportunidade de esclarecer algumas informações sobre o transplante de órgãos uma vez que mais de 30 mil brasileiros aguardam pela realização desse procedimento. No Brasil, para ser doador de órgãos não é necessário deixar nada por escrito, basta avisar sua família. Em caso de doador falecido, podem ser doados rins, coração, pulmão, fígado, pâncreas e também tecidos como córnea, pele e ossos. Já de doadores vivos podem ser doados rins, medula óssea, e ocasionalmente, parte do fígado ou do pulmão. 

Este ano o tema da ação foi "Pare de agredir seu rim" e para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a iniciativa é louvável em função do seu caráter preventivo. ‘’Nossa equipe da Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) está de parabéns por essa brilhante iniciativa! A prevenção é sempre o melhor caminho. Cerca de 80% dos pacientes renais crônicos assistidos pelo HRBA tiveram como causa de sua patologia a hipertensão e a diabetes, doenças que podemos prevenir com hábitos saudáveis, como por exemplo, alimentação balanceada, atividade física regular e controle do peso. Além disso, divulgaram informações importantes sobre a importância da doação de órgãos. Estamos preparando o HRBA para ser uma referência em transplantes e só podemos realizar o procedimento se tivermos doadores, e só teremos doadores se a nossa população tiver consciência da importância desse ato de amor ao próximo e respeito a vida’’, afirmou Hebert.











Nenhum comentário: