terça-feira, 19 de março de 2013

Hospital Regional de Santarém investe na qualidade e humanização do atendimento


Com o objetivo de melhorar continuamente e garantir um atendimento humano e seguro aos seus usuários, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, vem disponibilizando a todos os seus profissionais uma série de treinamentos e capacitações que visam complementar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada colaborador. As palestras, que seguem um calendário de realizações, acontecem no auditório do HRBA e são agendados na área de Recursos Humanos, onde cada colaborador recebe uma carteira que é preenchida de acordo com os cursos que eles participaram.

Assessora de Qualidade do HRBA Veruska Ramalheiro
Para o calendário de 15 de março à 03 de maio estão agendadas as palestras:
·         Cultura da Qualidade - 19 de março, nos turnos manhã, tarde e noite;
·         Foco no Usuário - 22 de março, nos turnos manhã e noite;
·         Trabalho em Equipe - 28 de março, nos turnos manhã e tarde;
·         Foco no Resultado - 5 de abril, nos turnos manhã e tarde;


·         Relacionamento interpessoal -  12 de abril nos turnos manhã e tarde;
·         Competências em Negociações - 19 de abril à tarde;
·         Competência e Liderança - 26 de abril, nos turnos manhã e tarde;
·         Responsabilidade e Tomada de Decisões  - 5 de maio encerrando essa etapa de treinamentos.

Na semana passada, dando abertura ao ciclo de palestras, os colaboradores participaram da palestra “Comportamento Ético”, ministrada pelo Professor Paulo Sena que deu dicas sobre o Comportamento Funcional Ético, que respeita as diversidades e promove a maturidade profissional. Também o comportamento sem ética, que compromete a imagem do colaborador e da empresa.“É muito importante que o profissional esteja atualizado com as ideias e mudanças que o mundo vem passando e estas palestras promovidas pela Pró-Saúde ajudam o colaborador a compreender que todo dia é dia de mudança, para que ele tenha um comportamento diferenciado e que acrescente algo para sua vida”, falou o palestrante.

Entre os participantes da palestra de abertura está a colaboradora Eneida Guimarães de Freitas, que atua na Unidade Pediátrica do HRBA. Segundo ela, os conceitos da simpatia na relação com os colegas e usuários, a honestidade, educação, lealdade e respeito que compõem a ética devem ser exercitados todos os dias. “O treinamento fala sobre a ética, sobre como se comportar no ambiente do trabalho e isso é muito importante pra todos nós. Pra mim mesma o treinamento veio mostrar que temos alguns comportamentos que nem damos conta que são errados”, falou a colaboradora ao reconhecer que a pressa do dia-a-dia faz com que deixemos de lado um bom dia, boa tarde, um tratamento cordial e gentil, que também podem ser o nosso diferencial.

O palestrante agradeceu a oportunidade que a Pró-Saúde proporcionou a todos os colaboradores e orientou aos participantes de como ter um melhor aproveitamento das palestras. “Nós estamos aqui neste ciclo de treinamento e o convite para o colaborador é sempre o mesmo: que ele venha com o coração de aprendiz, um coração sincero e aberto, porque não sabemos  tudo e com as outras pessoas nós podemos aprender coisas novas”, enfatizou Paulo Sena que ainda ministrará outras seis palestras.

Além destes treinamentos a Assessora de Qualidade do HRBA, Veruska Ramalheiro, também ministrará outras duas palestras voltados para o “Atendimento de Excelência”. Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o Programa de Desenvolvimento Profissional e o comprometimento dos colaboradores com a sua formação traz grandes benefícios diretos aos usuários e aos próprios profissionais do Hospital Regional de Santarém. ''Quero parabenizar a nossa Equipe de Recursos Humanos.  É importante ressaltar que num hospital nós temos pessoas cuidando de pessoas, e a grande responsabilidade de zelar  pelo maior patrimônio que alguém pode ter, que é a sua vida. Por isso, é fundamental investirmos cada vez mais na formação de nossos profissionais. Dessa forma, temos a garantia que a assistência dada pelo HRBA aos seus usuários será de qualidade, segura e, principalmente, humanizada”, conclui Hebert.







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