quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém recebe visita do Coordenador da Residência em Neurocirurgia da Universidade de São Paulo

Na primeira quinzena de outubro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas recebeu a visita do renomado neurocirurgião Dr. Mário Gilberto de Siqueira, que atua no Hospital das Clínicas e coordena a Residência em Neurocirurgia da Universidade de São Paulo.
Ele visitou as instalações do HRBA, para conhecer e avaliar a estrutura do hospital acompanhado pelo Diretor Geral, Hebert Moreschi, e do Diretor Técnico, Erik Jennings. Dr. Mário já esteve em Santarém em 2001 e afirma tem notado uma grande evolução assistencial na cidade, principalmente com a estrutura do Hospital Regional, o que serve de estímulo para que ele continue a prestar retaguarda técnica no projeto da consolidação do HRBA, como referência também em Neurocirurgia no Pará.
Mário Siqueira (ao centro) e Cirurgiões do HRBA
"Trazer o Dr. Mário Siqueira aqui no HRBA foi um passo muito importante para o hospital. Ele é uma das pessoas mais importantes em termos de produção científica e mesmo em produção cirúrgica na área de nervos periféricos e plexo braquial no Brasil. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente. A vinda dele teve também o objetivo de dar suporte em termos de orientação para o projeto de implantarmos a Residencia Médica em Neurocirurgia aqui no nosso hospital. Ele ministrou aula para os acadêmicos da UEPA, e também para nós que atuamos aqui, repassando conhecimentos modernos sobre o que se está fazendo na área de Neurocirurgia de Nervo Periférico. Ele é uma referência nos casos mais complexos, a quem recorremos em caso de dúvida sobre determinados procedimentos que precisamos realizar", explicou o Diretor Técnico do HRBA e Neurocirurgião, Dr. Érik Jennings.
Dr. Mário Siqueira
Para o Coordenador de Cirurgias de Nervos Periféricos e Residência Médica em Neurocirurgia da Universade de São Paulo(USP), a evolução em Neurocirurgia na região Oeste do Pará é evidente. "Essa é minha terceira visita a Santarém, estive anterirormente em 2001 e 2002, e foi uma grata surpresa em termos da evolução da Neurocirurgia, que é minha especialidade, por isso que observo uma grande melhoria esta área. A neurocirurgia que eu vi em 2002 não tem nada a ver com o que eu vi agora em 2012. O avanço foi muito grande e isso graças a excelente estrutura do Hospital Regional. Acho que a meta de se desenvolver a residência médica em neurocirurgia aqui é muito importante, e dada a evolução desta especialidade na região, este projeto tem o que precisa para ser colocado em prática. Os requisitos estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia são bem difíceis de serem atingidos. Mas, o caminho está preparado para ser trilhado, e eu estou à disposição para o que precisar. Essa parceria está firmada e a equipe está de parabéns pelo que já se conseguiu nesses anos aqui em Santarém", afirmou Dr. Mário Siqueira sobre a visita ao Hospital Regional.
No sábado, 13, Dr. Mário ministrou aula com o tema: "Condutas cirúrgicas em lesões traumáticas de nervos periféricos" para 15 (quinze) acadêmicos de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), profissionais de Neurocirurgia que atuam no HRBA, Dr. Érik Jennings, Dr. Luiz Rodolfo Carneiro e Dr. César Augusto e o Coordenador do Serviço de Fisioterapia do HRBA, Jonas Rocha.
"Para nós é uma honra termos a presença de Dr. Mário Siqueira em nosso hospital. Seu trabalho tem reconhecimento internacionalmente. Nosso objetivo é transformar o HRBA em uma referência não só na assistência de alta complexidade. Mas, também na formação de profissionais médicos em diversas especialidades para o Pará e Região Norte do País. A Neurocirurgia é uma delas. Sem dúvida que é um grande desafio, e estamos nos preparando para isso”, concluiu Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.


Nenhum comentário: