Na semana passada foi realizada no
Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna,
administrado pela Pró-Saúde, a “IV Semana Interna de Prevenção
de Acidentes de Trabalho(SIPAT)”. O evento anual é coordenado pela
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho em conjuto
com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho
(SESMT) e tem como objetivo orientar e conscientizar os profissionais
sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no
ambiente do trabalho e não somente entender a prevenção em teoria,
e sim estimular a prática das medidas preventivas de segurança no
trabalho.
Na quarta-feira, 17, foi realizada a
cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença da
Diretora Administrativo-Financeira do HRBA, Meredith Barcelos,
representando o Diretor Geral, Hebert Moreschi, da Presidente da
CIPA, Juliana Cristina Pereira, da Médica do Trabalho, Dra. Marília
Godinho, do Engenheiro de Segurança no Trabalho, Marlos Marques de
Oliveira e do Tenente Satino Contes Loureiro, do Corpo de Bombeiros,
que ministrou a palestra " Como prevenir acidentes" em que
foram mostrados exemplos dos acidentes mais comuns nos locais de
trabalho. Em seguida foram repassadas orientações práticas de como
evita-los.
"A Semana Interna de Prevenção
de Acidentes é um momento de reflexão e que devemos voltar no tempo
para relembrarmos das péssimas condições de trabalho no século
XVIII, na época da Revolução Industrial os ambientes não tinham
ventilação, iluminação, higiene, equipamentos de proteção
individual nem se sonhava em ter. Enfim, as condições de trabalho
não eram boas e não se tinha a preocupação com a segurança.
Hoje o cenário foi modificado. Temos
legislações específicas que tratam sobre o tema segurança e que
protegem a saúde do trabalhador. Aqui no HRBA, segurança é
fundamental. A CIPA tem a missão de disseminar o conhecimento sobre
as medidas de prevenção de acidentes, e nós como profissionais de
saúde, temos a obrigação de zelar pela nossa segurança e também
nos nossos colegas de trabalho", afirmou Juliana Cristina
Pereira – Presidente da CIPA Gestão 2011/2012.
Dr. Weslwy Muniz, Médico Urologista |
No segundo momento, o Dr. Wesley
Muniz, médico Urologista, falou sobre a "Saúde do homem",
explicando sobre o acompanhamento adequado da saúde masculina, com
exames físico e laboratorial adequados. Também ressaltou a
importância de vencer os tabus da sociedade sobre o exame de
próstata. " Quanto a importancia desses trabalhos, penso que
ainda estamos longe de conseguir levar essa mensagem para a maioria
dos homens, principalmente os que estão entre os 25 e 59 anos, que
não procuram o médico para o diagnóstico precoce e prevenção de
doenças. As crianças e adolescentes, assim como os idosos, muitas
vezes são levados pelos familiares para avaliação médica. Porém,
algumas doenças são diagnosticadas tardiamente, impossibilitando a
cura.
A iniciativa do Hospital Regional de
abrir espaço para palestras e orientações aos profissionais
representa um ponto importante para nós médicos que trabalhamos com
a saúde do homem. Dessa forma conseguimos passar a mensagem de que
em todas as idades podem ser encontradas alterações que devem ser
contornadas antes que se tornem doenças mais graves", concluiu
o palestrante.
Psicóloga Edilmara Patrícia Rocha |
Finalizando a programação do
primeiro dia, a Psicóloga Edilmara Patrícia Rocha falou sobre o
"Estresse no trabalho" , ou Síndrome de Burnout, também
conhecido como Estresse Ocupacional. Suas causas, complicações
no dia-a-dia e maneiras de manter o equilíbrio entre corpo e mente
para evitar e tratar este que é o chamado "mal do século".
"A palestra procurou abordar
questões pertinentes ao estresse no trabalho. Fizemos essa escolha
em função do assunto estar alinhado ao tema da SIPAT “A minha
segurança depende da sua” e devido as estatísticas apontarem que
no Brasil 70% da população sofre de estresse. Como o profissional
passa um período considerável do seu dia dentro do ambiente
laboral, é necessário saber identificar quais os sintomas, as
causas e o que fazer para minimizar esse estado. Pois ele pode
influenciar ou ser causadores de acidentes de trabalho ",
explicou a Psicóloga.
No segundo dia do evento, foi montada
uma estrutura com profissionais de fisioterapia, fazendo verificações
de pressão arterial, medindo o índice de massa corpórea dos
profissionais e realizando testes de aptidão física. Paralelamente,
a Médica do Trabalho, Dra. Marília Godinho, ministrou palestra
sobre a " Saúde da mulher", falando sobre a importância
de se conhecer bem o próprio corpo para identificar e tratar doenças
comuns. Mas, quando tratadas tardiamente, podem trazer uma série de
complicações à saúde. Após a palestra foi apresentado o filme:
Um Golpe do Destino. O filme é centrado na vida de um renomado
cirurgião, arrogante, egoísta e até mesmo indiferente aos seus
pacientes. Mas, sua postura começa a mudar quando ele descobre um
câncer na garganta e passa a receber o tratamento que ele destinava
a seus pacientes.
Walda Gambôa, Nutricionista |
Na sexta-feira, 19, a programação
iniciou com a Palestra “
Alimentação
como forma Preventiva de Doenças”.
Onde
foi aplicado um teste aos participantes sobre hábitos saudáveis, e
foi vericado que poucos sabem cultivar esses habitos. "O público
mostrou-se bastante participativo. Evidenciamos hábitos comuns ao
dia a dia, que mesmo parecendo simples e esquecidos fazem uma enorme
diferença no final. O conjunto alimentação saudável e atividade
física regular trazem beneficios à saude da criança ao idoso e
evitam inumeras doenças", concluiu a Nutricionista Walda Gambôa,
que ministrou a palestra.
Na sala de vacinação do HRBA, foram
aplicados testes rápidos de HIV e realizada a distribuição de
preservativos para os profissionais pelo Enfermeiro do SESMT, Wilde
Nelison.
A programação foi encerrada com uma
"Sessão Pipoca" com o filme: O diabo veste Prada. O
objetivo foi levantar o debate e a reflexão quanto aos efeitos de
uma liderança autoritária, a importância do trabalho em equipe e
da preservação de valores como respeito, comprometimento e ética
para a construção de um ambiente harmonioso de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário