quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém promove “IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho”

Na semana passada foi realizada no Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, a “IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho(SIPAT)”. O evento anual é coordenado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho em conjuto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e tem como objetivo orientar e conscientizar os profissionais sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho e não somente entender a prevenção em teoria, e sim estimular a prática das medidas preventivas de segurança no trabalho.
Na quarta-feira, 17, foi realizada a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença da Diretora Administrativo-Financeira do HRBA, Meredith Barcelos, representando o Diretor Geral, Hebert Moreschi, da Presidente da CIPA, Juliana Cristina Pereira, da Médica do Trabalho, Dra. Marília Godinho, do Engenheiro de Segurança no Trabalho, Marlos Marques de Oliveira e do Tenente Satino Contes Loureiro, do Corpo de Bombeiros, que ministrou a palestra " Como prevenir acidentes" em que foram mostrados exemplos dos acidentes mais comuns nos locais de trabalho. Em seguida foram repassadas orientações práticas de como evita-los.
"A Semana Interna de Prevenção de Acidentes é um momento de reflexão e que devemos voltar no tempo para relembrarmos das péssimas condições de trabalho no século XVIII, na época da Revolução Industrial os ambientes não tinham ventilação, iluminação, higiene, equipamentos de proteção individual nem se sonhava em ter. Enfim, as condições de trabalho não eram boas e não se tinha a preocupação com a segurança.
Hoje o cenário foi modificado. Temos legislações específicas que tratam sobre o tema segurança e que protegem a saúde do trabalhador. Aqui no HRBA, segurança é fundamental. A CIPA tem a missão de disseminar o conhecimento sobre as medidas de prevenção de acidentes, e nós como profissionais de saúde, temos a obrigação de zelar pela nossa segurança e também nos nossos colegas de trabalho", afirmou Juliana Cristina Pereira – Presidente da CIPA Gestão 2011/2012.
Dr. Weslwy Muniz, Médico Urologista
No segundo momento, o Dr. Wesley Muniz, médico Urologista, falou sobre a "Saúde do homem", explicando sobre o acompanhamento adequado da saúde masculina, com exames físico e laboratorial adequados. Também ressaltou a importância de vencer os tabus da sociedade sobre o exame de próstata. " Quanto a importancia desses trabalhos, penso que ainda estamos longe de conseguir levar essa mensagem para a maioria dos homens, principalmente os que estão entre os 25 e 59 anos, que não procuram o médico para o diagnóstico precoce e prevenção de doenças. As crianças e adolescentes, assim como os idosos, muitas vezes são levados pelos familiares para avaliação médica. Porém, algumas doenças são diagnosticadas tardiamente, impossibilitando a cura.
A iniciativa do Hospital Regional de abrir espaço para palestras e orientações aos profissionais representa um ponto importante para nós médicos que trabalhamos com a saúde do homem. Dessa forma conseguimos passar a mensagem de que em todas as idades podem ser encontradas alterações que devem ser contornadas antes que se tornem doenças mais graves", concluiu o palestrante.
Psicóloga Edilmara Patrícia Rocha
Finalizando a programação do primeiro dia, a Psicóloga Edilmara Patrícia Rocha falou sobre o "Estresse no trabalho" , ou Síndrome de Burnout, também conhecido como Estresse Ocupacional. Suas causas, complicações no dia-a-dia e maneiras de manter o equilíbrio entre corpo e mente para evitar e tratar este que é o chamado "mal do século".
"A palestra procurou abordar questões pertinentes ao estresse no trabalho. Fizemos essa escolha em função do assunto estar alinhado ao tema da SIPAT “A minha segurança depende da sua” e devido as estatísticas apontarem que no Brasil 70% da população sofre de estresse. Como o profissional passa um período considerável do seu dia dentro do ambiente laboral, é necessário saber identificar quais os sintomas, as causas e o que fazer para minimizar esse estado. Pois ele pode influenciar ou ser causadores de acidentes de trabalho ", explicou a Psicóloga.
No segundo dia do evento, foi montada uma estrutura com profissionais de fisioterapia, fazendo verificações de pressão arterial, medindo o índice de massa corpórea dos profissionais e realizando testes de aptidão física. Paralelamente, a Médica do Trabalho, Dra. Marília Godinho, ministrou palestra sobre a " Saúde da mulher", falando sobre a importância de se conhecer bem o próprio corpo para identificar e tratar doenças comuns. Mas, quando tratadas tardiamente, podem trazer uma série de complicações à saúde. Após a palestra foi apresentado o filme: Um Golpe do Destino. O filme é centrado na vida de um renomado cirurgião, arrogante, egoísta e até mesmo indiferente aos seus pacientes. Mas, sua postura começa a mudar quando ele descobre um câncer na garganta e passa a receber o tratamento que ele destinava a seus pacientes.
Walda Gambôa, Nutricionista
Na sexta-feira, 19, a programação iniciou com a Palestra “ Alimentação como forma Preventiva de Doenças”. Onde foi aplicado um teste aos participantes sobre hábitos saudáveis, e foi vericado que poucos sabem cultivar esses habitos. "O público mostrou-se bastante participativo. Evidenciamos hábitos comuns ao dia a dia, que mesmo parecendo simples e esquecidos fazem uma enorme diferença no final. O conjunto alimentação saudável e atividade física regular trazem beneficios à saude da criança ao idoso e evitam inumeras doenças", concluiu a Nutricionista Walda Gambôa, que ministrou a palestra.
Na sala de vacinação do HRBA, foram aplicados testes rápidos de HIV e realizada a distribuição de preservativos para os profissionais pelo Enfermeiro do SESMT, Wilde Nelison.
A programação foi encerrada com uma "Sessão Pipoca" com o filme: O diabo veste Prada. O objetivo foi levantar o debate e a reflexão quanto aos efeitos de uma liderança autoritária, a importância do trabalho em equipe e da preservação de valores como respeito, comprometimento e ética para a construção de um ambiente harmonioso de trabalho.

Nenhum comentário: