sexta-feira, 18 de maio de 2012

Hospital Regional de Santarém: Sustentabilidade é o tema central da Semana de Enfermagem 2012.



“Enfermagem e a Sustentabilidade” foi o tema central da Semana de Enfermagem 2012 do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, ocorrida no período de 08 a 10 de maio. A programação foi extensa e contou com palestras, apresentação de projetos de sustentabilidade, exposições, danças, blitz educativa, músicas, gincana e sorteio de brindes para os profissionais e usuários do HRBA.
A abertura feita pelo Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, que falou aos presentes sobre a relação estreita dos serviços de saúde com a Sustentabilidade, como também da importância da equipe de enfermagem no desenvolvimento das ações sobre esse tema. Também enfatizou  que a Semana de Enfermagem do HRBA 2012 seria repleta de muitas informações sobre o assunto que é tão importante para o futuro de nossas próximas gerações. A Diretora de Enfermagem do HRBA, Daniela Mengon, fez uma apresentação de todos os projetos voltados à Sustentabilidade do Hospital Regional, como por exemplo, Projeto Economia de Copos Descartáveis, Projeto Implantação da Reciclagem do Óleo de Cozinha, Projeto Economia de Energia Elétrica, Projeto Reaproveitamento de Papéis e o Projeto da Árvore de Natal com Material Reciclável. A professora Nelcilene Panhano abordou a sustentabilidade em sua palestra para os profissionais presentes na programação de encerramento da manhã do primeiro dia.
À tarde foi a vez dos artesãos regionais das comunidades do interior de Santarém mostrarem suas obras de arte feitas a partir de materiais recicláveis, como papel, plásticos, garrafas pet, e também do aproveitamento do látex e sobras de madeira das reservas florestais que se transformam em lindos arranjos para decorações, utensílios domésticos, material para escritório e outros.
O segundo dia da programação foi bem diversificado com duas palestras desenvolvidas nos turnos da manhã e tarde, seguidos por uma exposição de diversos serviços do HRBA feitas no salão do acesso principal do hospital, como por exemplo, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, apresentado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o Grupo de Parada Cardio-Respiratória, Fonoaudiologia, Fisioterapia e da CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Os profissionais e usuários também puderam participar da palestra “Relações Interpessoais: Relações Humanas e a Inteligência Emocional”, ministrada pela psicóloga Thayane Pereira, durante a parte da manhã. No período da tarde o Educador Físico do SEST/SENAT, Rodrigo Martins, desenvolveu uma apresentação especial sobre a “A importância da Atividade Física para a Saúde”.
O encerramento da Semana de Enfermagem 2012 aconteceu em conjunto com o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A Equipe de Enfermagem e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), apoiados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) promoveram diversas atividades lúdicas, teatrais e uma grande gincana para envolver e conscientizar os profissionais e usuários sobre a importância da lavagem correta das mãos durante as atividades executadas no ambiente hospitalar e familiar para evitar a possibilidade de transmissão de doenças.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, a Semana de Enfermagem foi sem dúvida um sucesso por movimentar todo o Hospital e conscientizar profissionais e usuários sobre diversos temas importantes, principalmente, a Sustentabilidade. “Com certeza absoluta, foi a melhor Semana de Enfermagem de já tivemos no HRBA. Esse ano nosso tema principal foi a Sustentabilidade. Apesar de ser um tema difundido mundialmente, em que se discuti a nossa qualidade de vida e a sobrevivência de nossas futuras gerações, é necessário transformar essa discussão em ações eficazes para que realmente possamos reverter um quadro que é extremamente preocupante. Estou muito feliz, pois com muita criatividade de nossa Equipe de Enfermagem, mais do que conscientizar todos os profissionais e usuários do HRBA sobre a importância do tema, conseguimos identificar e apresentar diversos trabalhos que tem resultado imediato para que a nossa relação com o meio-ambiente seja melhorada. A Semana de Enfermagem 2012 foi apenas o início do grande projeto “HRBA Sustentável”, que visa não somente educar e envolver nossos profissionais para uma mudança de atitude em relação ao meio-ambiente. Mas, principalmente, que eles sejam agentes transformadores, transcendendo os muros do hospital, levando essas informações para suas famílias, vizinhos e comunidade na busca de um novo comportamento”, conclui Hebert.

















Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns aos organizadores da Semana da Enfermgem 2012. Dando exemplos de como podemos contribuir efetivamente na preservação do meio ambiente, entre outros, promoveu perfeita integração comunidade/hospital. Com certeza, todo empenho e dedicação dos funcionários do HRBA, envolvidos no projeto, trara benefí
cios para todos. O planeta agradece!!!!