sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Hospital Regional anuncia avanços na Saúde da Região Oeste do Pará


Coletiva de anuncio sobre os avenços do HRBA

Na tarde de quarta-feira (09), o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, Hebert Moreschi, recebeu a imprensa santarena em entrevista coletiva para falar sobre os avanços que vem ocorrendo no HRBA e dos novos projetos para 2011, destacando-se a disponibilização do Serviço de Transplantes de Órgãos (iniciando pelo transplante renal) e a implantação da Residência Médica para os alunos de medicina que serão formados em 2012 pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus Santarém.

Transplantes Renais
Hebert (ao centro) e Dr. Emaunel e Sr. Miguel
Acompanhado pelo Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional de Santarém, Dr. Emanuel Espósito e do Presidente da Associação dos Renais Crônicos do Oeste do Pará, Sr. Miguel da Conceição Maciel, Hebert Moreschi anunciou que em março o HRBA receberá uma a Coordenação de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) para avaliar a estrutura física, equipamentos e necessidade de profissionais, como também verificar as necessidades de novos investimentos para a viabilização do serviço.
Dr. Emanuel Espósito - Coord. CIHDOTT
Dr. Emanuel ressaltou que já participou de um treinamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para capacitação no  diagnóstico de morte encefálica de pacientes, primeiro passo para o Transplante Renal em “doador falecido”.
Caso seja identificado um possível doador de órgãos em Santarém, uma equipe vem de Belém para fazer a captação dos órgãos.
“Os profissionais do Hospital Regional são competentes e especializados. Hoje já realizamos o diagnóstico de morte encefálica, mas para realizar o primeiro transplante em Santarém, é necessário investimento em treinamento e a complementação de profissionais com a estrutura já existente em Belém, além de investimentos da SESPA em alguns equipamentos específicos para o HRBA”, destaca Emanuel.
Miguel Maciel - Ass. Renais Crônicos STM
         Para o Presidente da Associação dos Renais Crônicos do Oeste do Pará, Miguel Maciel, os pacientes em tratamento, que hoje são 60 no Hospital Municipal de Santarém, tendo 20 pessoas na fila de espera e mais 72 sendo atendidos no Hospital Regional, com 10 em espera, serão os principais beneficiados. “Nossas vidas estão ligadas a uma máquina e o transplante é a única solução para quem sofre de insuficiência renal. A fila para um transplante é muito grande, mas temos a certeza que muito em breve teremos o Hospital Regional salvando muito mais vidas”, destaca Miguel.

Residência Médica
         Também estão em andamento as negociações entre o Governo do Estado do Pará (SESPA), UEPA e a Pró-Saúde/ Hospital Regional do Baixo Amazonas para a implantação da Residência Médica no HRBA. Essa parceria também poderá contar com a participação de outras entidades de reconhecimento nacional, como por exemplo, a Universidade de São Paulo (USP), assessorando na estruturação da Residência Médica e fornecendo médicos-professores, com o objetivo de oferecer aos futuros médicos formados na UEPA, Campus Santarém, a oportunidade de fazer a especialização no Hospital Regional.
Hebert Moreschi - Dir. Geral HRBA
         “No passado os médicos recém formados tinham que buscar sua especialização em outros centros e muitas vezes recebiam propostas de trabalho e acabavam não voltando para sua cidade de origem. Em 2012, teremos a primeira turma de medicina formada em Santarém. Os alunos já fazem seus estágios conosco e com o Hospital Regional oferecendo Residência Médica, os municípios de nossa região poderão absorver esses profissionais e quem ganha com isso é toda População Oeste do Pará”, afirma Hebert Moreschi.

Benefícios
Hemodiálise do HRBA
         “Dentre todos os usuários atendidos pelo Hospital Regional, os renais crônicos representam um dos grupos mais complexos tanto para pacientes quanto seus familiares, pois suas vidas são vinculadas e dependentes de uma máquina durante quatro horas por dia, em três dias por semana. O transplante renal é uma alternativa que permite ao renal crônico ter uma rotina próxima a normalidade, conseguindo, acima de tudo, liberdade e qualidade de vida.
         Tornar o HRBA um Hospital Universitário representa o atendimento de uma das principais carências de nossa região, que é a falta de profissionais médicos em número suficiente para atuarem nos 19 municípios assistidos pelo Hospital Regional, que juntos representam cerca de 1 milhão de habitantes.
         "Considero que estamos vivendo um momento histórico para o Baixo Amazonas, pois com essas estratégias estaremos trabalhando questões importantíssimas para consolidarmos uma saúde acessível, segura e resolutiva para toda a População do Oeste do Pará”, ressalta o Diretor Geral do HRBA.

Um comentário:

Ministério disse...

Olá, blogueiro (a),

Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

Acesse www.doevida.com.br

e saiba mais.

Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Atenciosamente,

Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude