quarta-feira, 23 de junho de 2010

Hospital Regional faz homenagem ao Dr. Waldemar Penna



Na tarde da última sexta-feira (19), a Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, a Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Fernanda Duarte dos Santos, a Prefeitura Municipal de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, e o Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, Hebert Moreschi, inauguraram o busto em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo médico, Dr. Waldemar Penna, à população do Oeste do Pará. A homenagem fez parte da programação oficial da Governadora durante sua visita à Santarém para entrega de maquinários, créditos para empreendedores e inauguração do Parque Radioterápico do HRBA. O evento contou com a presença do Diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa, Diretores, Profissionais, Deputados Estaduais e Federais, Secretários Municipais de Santarém e convidados.
A homenagem foi recebida pelo filho do Dr. Waldemar Penna, Newton Penna, que representou a família neste momento de felicidade e orgulho pelo que o médico fez pela população da região. "É um sentimento de orgulho ter o nome do meu pai no Hospital Regional. Ele praticou Medicina durante muito tempo aqui em Santarém, e esse é o reconhecimento da dedicação e trabalho que ele realizou", destaca Newton.
Para Hebert Moreschi, Diretor Geral do Hospital Regional, ter uma personalidade médica, como o Dr. Waldemar Penna, fazendo parte o nome do Hospital Regional é unir dois gigantes da saúde santarena. “Dr. Waldemar Penna é um profissional pioneiro que prestou um grande serviço a População de toda nossa Região. Ter o seu nome à frente do Hospital Regional do Baixo Amazonas é mais que justo. Além disso, une e eterniza o Dr. Waldemar Penna a uma grande e importante instituição de saúde”.

Dr. Waldemar Penna
Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 08 de dezembro de 1936. Foi diretor do Sanatório Carnaíba, em Juazeiro (Bahia), de 1941 a 1952; exerceu, ainda, a atividade como professor médico na cidade de Crato-CE. Em 1953, assumiu a direção da Clínica Cirúrgica da Unidade Mista do Serviço Especial de Saúde Pública na cidade de Breves (PA).
Em 1954, passou a exercer a atividade na cidade de Santarém, na Unidade Mista de Saúde Pública, atuando em vários postos de saúde. Foi pioneiro do serviço hospitalar próprio particular, culminando com a fundação da Casa de Saúde São Sebastião.
Em 1986 liderou um grupo de 20 médicos e criou a UNIMED – Oeste do Pará, presidindo esta instituição por 15 anos. Após vários anos de serviços prestados, e ainda no exercício de sua dedicada atividade, veio a falecer no mês de junho de 2005.

Nenhum comentário: