quarta-feira, 23 de junho de 2010

Hospital Regional: Inauguração do Parque Radioterápico torna HRBA referência no tratamento do Câncer



Na última sexta-feira, 18, a Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, fez a inauguração do Parque Radioterápico do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, administrado pela Pró-Saúde, com a participação de Fernanda Duarte dos Santos, Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública, com a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima e o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi.
A Cerimônia contou com a presença do Diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa, Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rocha, Deputados Estaduais e Federais, Representantes da 9ª Regional da SESPA, Coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes, Dra. Izabel Campos, Radioterapeuta responsável técnica, Dr. Fábio Vidal, Radioterapeuta, Dr. Luiz Carlos Albuquerque, Físico-médico responsável técnico, Profissionais do Hospital Regional e convidados.
A Governadora Ana Júlia Carepa conversou com pacientes que a aguardavam para agradecer por estarem fazendo seus tratamentos em Santarém, visitou todas as dependências, conheceu os equipamentos e afirmou que não mede esforços para equipar as unidades e melhorar a saúde da região. "Esse é um esforço que a gente tem feito, com essa inauguração descentralizamos o tratamento oncológico no Estado”, enfatizou Ana Júlia.
O Parque Radioterápico do HRBA entrou em funcionamento dia 4 deste mês. Com a entrega de mais este serviço o Hospital se torna referência no tratamento de câncer na Região do Baixo Amazonas e em todo Pará. Para o Diretor Geral do Hospital Regional a inauguração da Radioterapia é a realização de um sonho para a população. “Hoje tivemos um dia histórico para a saúde de Santarém e toda Região do Baixo Amazonas. A inauguração do Parque Radioterápico completa o nosso Serviço de Oncologia e agora podemos dar assistência aqui em Santarém aos pacientes que antes só poderiam ser atendidos em Belém ou até mesmo fora do Pará”, afirma Hebert.
O empresário, William Pereira Campos, 69, se submete a tratamentos oncológicos há sete anos e está satisfeito em realizar as sessões de radioterapia sem precisar viajar. "Fiz o primeiro tratamento em Brasília, também estive no Ophir Loyola, em Belém. Conheço muitos hospitais no Brasil e nós estamos de parabéns aqui no Baixo Amazonas. Temos acesso a um serviço de qualidade sem precisar ir muito longe. Fico feliz de estar na minha cidade, perto da família e amigos", garante.              
Para o Diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa, a ativação do Serviço de Radioterapia do HRBA é um grande avanço para a assistência prestada aos paraenses. “São poucas as cidades do Brasil que podem contar com uma estrutura como a existente no Hospital Regional do Baixo Amazonas. A descentralização da saúde é uma grande alternativa para levar atendimento de qualidade as Comunidades distantes dos grandes centros. A ativação da Radioterapia trará qualidade e agregará resolutividade à saúde da população paraense”, afirma Aguinaldo.
Desde a inauguração do Serviço de Oncologia, em agosto de 2008, mais de 6.000 consultas e 4.449 sessões de quimioterapia foram realizadas na unidade, além de 173 cirurgias oncológicas realizadas somente de janeiro a maio deste ano. Com esses números e a qualidade da assistência, o HRBA coloca Santarém no cenário nacional da saúde. “Temos a previsão de que em 60 dias estaremos disponibilizando a Braquiterapia. O Hospital Regional do Baixo Amazonas amplia a cada dia sua complexidade e cobertura assistencial o que traz segurança e qualidade em saúde para toda a População do Oeste do Pará”, conclui Hebert.

Nenhum comentário: