quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Dia Mundial do Enfermo

De coração aberto e em comunhão com nossos irmãos, convido a todos para refletir a mensagem do Papa Francisco neste Dia Mundial do Enfermo: “É evidente que o estar gravemente doente é algo que testa a própria fé. Por outro lado, a fé desenvolve todo o seu potencial benéfico quando se confronta com uma situação de precariedade, porque oferece ao enfermo a chave de leitura da doença como caminho possível para alcançar uma amizade mais estreita com Jesus”.
Quem tem como missão o cuidado com os enfermos, precisa estar atento. É necessário seguir as palavras do Bom Pastor, que nos deixou como legado, por meio de seus atos e ensinamentos, a importância do amor e da caridade em benefício dos que mais precisam. Em nossos hospitais, UPAs, postos de saúde e centros de referência, a compaixão deve ser o bálsamo que cura as enfermidades do corpo e da alma de nossos pacientes.
Dirijo-me com especial carinho a todos que assistem aos doentes, entre médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, atendentes, cuidadores e todos os trabalhadores. Somente o acolhimento e a solidariedade podem trazer o justo conforto. “Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5)”. “Na solicitude de Maria espelha a ternura de Deus e a imensa bondade de Jesus Misericordioso. Convido a rezar pelos doentes e a fazê-los sentir o nosso amor. A mesma ternura de Maria esteja presente na vida de tantas pessoas que se encontram ao lado dos doentes sabendo colher as suas necessidades, mesmo aqueles mais imperceptíveis, porque vistos com olhos cheios de amor”.
Assim como o Papa Francisco, invoco a proteção materna de Maria, Sede da Sabedoria, que interceda como nossa Mãe por todos os doentes e profissionais que cuidam deles. Que Maria, na memória da Senhora de Lourdes, esteja ao lado de todos, ela que é invocada como “saúde dos enfermos” e “consoladora dos aflitos”; ela que esteve aos pés da cruz estará sempre ao lado de cada pessoa que sofre.
Que Nosso Senhor continue ouvindo nossas preces e iluminando nosso caminho nos desafios de trabalhar para a melhora da saúde no Brasil.
            Deus os abençoe!
Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) e presidente da Pró-Saúde


Nenhum comentário: