terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Governador em Exercício, Helenilson Pontes, e Comitiva do Estado visitam obra de ampliação do Hospital Regional do Baixo Amazonas


Na manhã desta terça-feira, 21, a comitiva do Governador em Exercício do Pará, Helenilson Pontes, realizou uma visita às obras ampliação das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pela parceria do Governo do Estado e Pró-Saúde. A obra e equipamentos estão orçados em aproximadamente 10 milhões de reais e após sua conclusão dobrará a capacidade de atendimento. Atualmente, as UTI(s) do HRBA possuem 24 leitos distribuídos em 7 adultos, 7 pediátricos, 7 neonatais e 3 de cuidados intermediários. Depois da ampliação o HRBA terá 20 leitos adultos, 10 pediátricos, 10 neonatais e 09 de cuidados intermediários.
A comitiva também contou com a presença do Prefeito de Santarém, Alexandre Von, e diversas autoridades civis e militares tanto da capital como do município de Santarém, além dos assessores e engenheiros que verificaram de perto o avanço na obra que beneficiará Santarém e Região. “O Estado está com dois grandes investimentos que vão melhorar o atendimento da saúde. O primeiro é a ampliação das UTI(s) do nosso Regional, e o segundo expressivo é o inicio da construção do Hospital Regional de Itaituba que irá atender o Polo Tapajós e irá reduzir a área de abrangência do Regional de Santarém”, falou o Prefeito de Santarém, Alexandre Von.

O Governador em exercício visitou obras importantes como a construção do Ginásio Poliesportivo, conclusão do Estádio Colosso do Tapajós, construção do Centro de Pericias Cientificas e também a ampliação das UTI(s) do HRBA. Ele falou sobre a importância do Hospital Regional para a população de Santarém e região“O Hospital Regional é hoje uma referência na Nefrologia, Neurociurgia e Oncologia, serviços que, por exemplo, que não possuem estrutura parecida em outros Estados como o Amapá. Este hospital é um orgulho para o Povo do Pará. Vamos continuar com a ampliação deste hospital, que atende mais de um milhão de paraenses, e estamos com a construção do Hospital em Itaituba para descentralizar o atendimento, e População do Sudoeste do Pará possa ter um atendimento mais próximo”, disse Helenilson Pontes.

Na semana passada a Secretária de Saúde do Amapá, Olinda Consuelo Lima Araújo, visitou Santarém e veio conhecer pessoalmente toda estrutura proporcionada pelo Governo do Pará aos pacientes oncológicos. A visita teve por objetivo pactuar convênio para que os pacientes oncológicos do Amapá sejam atendidos no HRBA. “Nós constituímos um colegiado em 2013 que está discutindo a pactuação para o atendimento de alta complexidade no Serviço de Oncologia, principalmente, Radioterapia considerando que o Ministério da Saúde estará implantando este Serviço no Estado do Amapá somente em 2015”, explicou a secretária.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, apresentou o projeto de ampliação das UTI(s) à Comitiva do Governo do Estado e falou sobre a importância dessa obra. “A ampliação das UTI(s) do HRBA é de importância primordial para o desenvolvimento da saúde em nossa região. Hoje, o número de leitos que temos é um fator limitante para ampliarmos os serviços de alta complexidade. Com essa ampliação mais que dobraremos os leitos de terapia intensiva, o que permitirá a realização de procedimentos que precisam de retaguarda em diversas especialidades. Além disso, possibilitará a implantação de novos serviços, tais como transplantes e cirurgia cardíaca. Sem dúvida esse investimento feito pelo Governo do Estado do Pará trará mais segurança e resolutividade para toda a População do Oeste do Pará”, concluiu Hebert Moreschi.



Nenhum comentário: