Ofertar
serviços de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), esta é uma
das missões do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA,) que é administrado
pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde. O serviço intitulado Canal de
Comunicação com o Usuário (CCU) foi implantado no final de 2013 e serve como
uma nova ferramenta de interação entre o HRBA e os seus usuários,tendo por
objetivo realizar os esclarecimentos necessários sobre os serviços ofertados
pelo HRBA e também informando sobre datas e horários dos atendimentos agendados
para reduzir o número de faltas.
De
acordo com uma das Coordenadoras do Programa, Jaiana Elon, o CCU era uma necessidade
não apenas dos colaboradores, como também do HRBA. “Antes tínhamos uma certa
dificuldade na comunicação entre profissionais e usuários. Por isso, implantamos
o CCU para ampliar o acesso e também trabalhar a satisfação unindo estes dois
pontos. O CCU é formado por quatro
colaboradores que fazem o contato por telefone, informando datas e
procedimentos que serão realizados aqui no hospital”, declarou Jaiana após dizer
que os colaboradores informam a data, a hora e se há necessidade de preparo
para a realização de procedimentos, exames ou mesmo consultas.
O
programa, considerado uma ação extramuros, é executado em parceria com o Setor
de Regulação de Santarém e também do Estado, que são os responsáveis pelo
encaminhamento dos usuários para atendimento no HRBA. “Nós ampliamos o contato
do usuário com o HRBA na visão extramuros. É uma ação conjunta com a Central de
Regulação e isso facilita a otimização das vagas assim conseguimos saber se os
serviços ofertados são realmente utilizados pelos usuários”, explicou Jaiana.
Uma
das consequências positivas citadas pela implantação do Programa foi a redução
do número de faltas nas consultas, exames e até procedimentos ofertados pelo
HRBA, o absenteísmo. “Antes, principalmente no Serviço de Imagem, nós
ofertávamos um número de exames e nem sempre todas as vagas eram preenchidas.
Com essa ferramenta conseguimos corrigir isso, ou seja, reduzimos drasticamente
o absenteísmo, e o melhor de tudo foi o avanço significativo na satisfação do
usuário”, complementou.
Para
o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi,o Canal de Comunicação com o Usuário e o Serviço de Atendimento ao Usuário, estão contribuindo de forma
significativa para a melhoria dos serviços no HRBA. “Além do CCU,
o HRBA também oferece à população o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU),
que é um outro canal de comunicação onde as pessoas podem apontar oportunidades de melhoria, agradecimentos
e elogios pelos serviços prestados. Essa
é uma maneira rápida e eficaz para que os gestores das
diversas áreas do HRBA possam avaliar o atendimento realizado e implementar um
sistema de melhoria contínua. Nós queremos sempre estarmos amanhã melhores do
que estamos hoje, e a maior beneficiada é a População do Oeste do Pará“,
concluiu Hebert.
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