quarta-feira, 23 de outubro de 2013

HRBA finaliza com sucesso atividades de sensibilização e incentivo à Doação de Órgãos


Durante todo o mês de setembro e primeira quinzena de outubro o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde, realizou em Santarém inúmeras atividades de sensibilização e incentivo à Doação de Múltiplos Órgãos para Transplantes. Palestras internas, atividades extramuros, seminário para profissionais médicos e acadêmicos de medicina, além da I Caminhada de Sensibilização sobre a Doação de Órgãos que percorreu as principais ruas de Santarém foram algumas das ações realizadas pela Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) que também participou do “Çairé”, na Vila de Alter do Chão, maior manifestação cultural de Santarém, que desde 2008 faz parte do Patrimônio Cultural do Povo Paraense.

A abertura da programação contou com palestras para a equipe multiprofissional do HRBA, com o objetivo de formar multiplicadores. “Quando se fala em transplantes e captação de órgãos, o primeiro passo é sensibilizar a equipe multiprofissional interna do hospital para que eles tenham conhecimento de como ocorre todo o processo e serem multiplicadores de conhecimento. Desta forma, a CIHDOTT pensou em uma programação que abrangesse todos os setores, e colocamos em prática durante uma semana com palestras de orientação para os profissionais do HRBA”, declarou o Enfermeiro Renê Pimentel, vice-coordenador da CIHDOTT. 
 
Após uma semana de palestras internas o trabalho foi direcionado para a capacitação das equipes médicas e futuros médicos de Santarém e Região, através de um seminário específico sobre o assunto. “O seminário teve por objetivo o treinamento voltado a equipe médica no reforço da questão do diagnóstico da morte encefálica, no cuidado adequado com o potencial doador de órgãos, no cuidado geral com o paciente grave, no acolhimento da família e divulgar o HRBA como um futuro centro de transplantes no Oeste do Pará, e quem sabe Região Norte do País”, falou o médico cardiologista Antônio Carlos, Coordenador da CIHDOTT. 
 
Durante os festejos do “Çairé”, festa com mais de 300 anos de tradição, que aconteceu de 19 a 23 de setembro, a equipe da CIHDOTT também realizou panfletagem sobre a importância de se comunicar a família em vida sobre a vontade de ser um doador de órgão. Entre o público presente, inúmeras autoridades tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas no que se refere a captação de órgãos para transplantes e sensibilização sobre o tema. “É importante que este assunto seja debatido mais profundamente para que a população possa desmentir mitos e inverdades. Eu sugiro que a Câmara possa realizar uma sessão especial para debatermos abertamente este assunto tão importante”, declarou o Prefeito de Santarém, Alexandre Von.

No dia 27, dia Mundial e também Nacional do Doador de Órgãos para Transplantes, aconteceu a I Caminhada de Sensibilização para a Doação de Órgãos que reuniu dezenas de pessoas desde o início de seu trajeto, em frente ao HRBA, até o final do percurso na Orla da cidade. A Caminhada passou por ruas e avenidas importantes e além de colaboradores, pacientes e estudantes, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santarém também aderiu a causa. “Nós precisamos cada vez mais de iniciativas que mostrem à população o que está sendo feito para melhorar a saúde em Santarém. A Caminhada ajuda a chamar a atenção para um tema muito importante que é o da doação de órgãos e isso é muito gratificante”, falou a Vereadora Marcela Tolentino que com o Vereador Marcílio Cabral percorreram todo o percurso da Caminhada.

No mesmo dia, enquanto a caminhada ganhava as ruas de Santarém a equipe da CIHDOTT realizava a sexta captação de múltiplos órgãos. A doação aconteceu graças a sensibilização da família de um jovem de 22 anos que estava internado no Pronto Socorro Municipal, vítima de acidente de trânsito. A captação aconteceu no HRBA. “É muito importante esta iniciativa do Hospital Regional de capacitar novos profissionais para realizarem esse trabalho de sensibilização e busca. Aqui há toda uma estrutura moderna que dá condições de realizar este procedimento e nós agradecemos sempre e em primeiro lugar à família dos doadores que mesmo em um momento de dor se propõe a fazer este ato de amor”, falou o cirurgião hepatologista Luiz Nazareno Moura que acompanhou o processo de captação. A captação realizada em Santarém viabilizou o primeiro transplante hepático da Amazônia.“É um avanço para a medicina do Estado do Pará e de toda a Região Norte. Já temos entre nove e dez anos de trabalho de captação e até então todos os fígados eram transplantados fora e agora podemos beneficiar os nossos receptores daqui da Região Norte”, complementou o cirurgião.

No dia 16 de outubro, Dia Mundial do Pão e da Alimentação, foi realizada pelo Sindicato dos Panificadores e Confeiteiros do Oeste do Pará - SIPCOP, a distribuição de 22 mil pães nos bairros Jutaí, grande área do Santarenzinho, Mercadão 2000 e Mercado Municipal. Nesse dia o SIPCOP, em parceria com o HRBA realizou uma campanha de sensibilização da população para a doação de órgãos. O Presidente do SIPCOP, Gilmar Pastana falou da parceria com o Hospital Regional. “Pelo terceiro ano, nós fazemos a doação de pães em comemoração ao Dia do Pão. Neste ano unimos forças com o Hospital Regional do Baixo Amazonas para fazermos um trabalho maior, que é falar sobre a doação de sangue, médula óssea e órgãos”, informou o presidente após enfatizar o tema da ação deste ano “Divida o pão, compartilhe a vida e doe alegria. Seja um Doador de Sangue, Médula Óssea e Órgãos”.

Ainda no dia 17 de outubro, quinta-feira, a Direção do HRBA e a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes, participaram do lançamento regional do Banco Social de Órgãos em Santarém. Durante a solenidade, o Presidente da Federação das Industrias do Estado do Pará - FIEPA, José Conrado Santos, falou sobre a importância do lançamento do Banco Social de Órgãos, e que isso é viável porque Santarém possui atualmente um dos melhores hospitais públicos do norte do país, o HRBA, destinado a procedimentos de média e alta complexidade e que já realizou inúmeras captações de órgãos com sucesso. Lembrou também que a última captação de órgãos realizada pelo HRBA resultou no primeiro transplante de fígado da Região Norte do Brasil.

Com tantas ações para divulgação e sensibilização da população sobre a importância da doação de sangue, médula óssea e órgãos, a Câmara Municipal de Santarém encaminhou no dia 19 de outubro Moção de Aplausos a toda “Família HRBA”, como também para a família do doador de órgãos captados no Hospital Regional, que resultou no primeiro transplante de fígado da Região Norte. A Moção de Aplausos foi de autoria do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Vereador Henderson Pinto e teve a assinatura de todos os parlamentares santarenos no dia 2 de outubro de 2013. O documento foi endereçado à Direção do HRBA, Equipe Médica e Familiares do Doador de Órgãos.


Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o trabalho desenvolvido pela CIHDOTT tem sido fundamental para a sensibilização de Santarém e Região quanto à Doação de Órgãos para Transplantes. “Parabenizo a CIHDOTT do HRBA pelo excelente trabalho que vem sendo realizado em prol da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Ele tem sido fundamental e tem contribuído para que possamos mudar um cenário ainda muito desafiador em relação aos transplantes no Brasil. Temos milhares de pessoas aguardando um órgão para que possam ter a oportunidade de renascerem. O número de doações ainda é pequeno, muito em função da falta de informação adequada sobre o que é a doação de órgãos. O HRBA caminha a passos largos para ser um centro de transplantes na Região Norte do País. Mas, não existem transplantes se as doações não ocorrerem. Por isso, é necessário que nossa sociedade esteja comprometida com esse projeto e que tenha a plena consciência que a doação de órgãos é um ato de amor, de cidadania e, principalmente, de valorização da vida”, concluiu Hebert.

Nenhum comentário: