segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Hospital Regional de Santarém realiza Projeto “HRBA na Escola”



Três dias de muita informação, prevenção, cuidados e diversão, assim foi o “HRBA na Escola”, o projeto que levou o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, para as escolas de Santarém. O “HRBA na Escola” foi lançado no último dia 21 e encerrado na sexta-feira, 23, visitando seis escolas e atendendo aproximadamente 500 crianças com palestras educativas e apresentações lúdicas.
O Projeto “HRBA na Escola” é uma iniciativa conjunta do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Educação Permanente (NEP), Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Serviço de Reabilitação e Fisioterapia e Diretoria de Enfermagem do Hospital Regional de Santarém. Na abertura do Projeto, no auditório do HRBA, mais de 30 crianças da Escola Municipal Maestro Wilson Fonseca participaram da programação. Os pequenos alunos estavam acompanhados por professores e diretores de todas as escolas que participaram do projeto e assistiram às palestras educativas e apresentações lúdicas com o Grupo de Fantoches do IESPES.
Um projeto inovador e muito importante para o HRBA e, principalmente, para o público alvo, as crianças de escolas públicas e privadas de Santarém. Para uma das coordenadoras do “HRBA na Escola”, Dra. Mariana Quiroga – Coordenadora do SCIH, o projeto é uma atividade com foco educativo e preventivo que vai ter resultados a médio e longo prazo. “Nós profissionais da saúde precisamos ter atitudes pró-ativas, mais preventivas. Uma alimentação saudável na infância pode evitar que o adulto de amanhã seja um paciente com diabetes, hipertensão e obesidade. Bons hábitos de higiene podem evitar aparições de doenças infecciosas como diarreias e hepatites que são doenças graves nas crianças”, diz a médica infectologista.
Nas escolas a criançada assistiu às palestras especialmente montadas com uma linguagem simples e ilustrativa que facilita a compreensão da mensagem. O Coordenador do Serviço de Fisioterapia, Antônio Jonas, falou da importância da postura corporal correta para o crescimento das crianças, como carregar a mochila de acordo com o peso ideal e o uso de bolsas com rodinhas para evitar o sobrepeso nas costas.
A Equipe do Serviço de Nutrição e Dietética mostrou que a alimentação deve ser a mais saudável possível, evitando-se o consumo excessivo de refrigerantes, alimentos industrializados e frituras em geral. Sem perder nenhuma informação, as crianças permaneciam atentas para levar para casa tudo o que lhes foi ensinado nesta tarde.
As Escolas Olindo Neves, Novo Horizonte, Joaquim Cavalcante Maia, Ulbra e Casinha Feliz receberam a caravana do “HRBA na Escola” neste primeiro momento. Para 2013 uma nova programação será elaborada e novas escolas serão convidadas a participar do projeto que pretende expandir o número de crianças atendidas.

HRBA na Comunidade
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, essas atividades junto à Comunidade são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da População do Oeste do Pará. “O HRBA é um hospital voltado para a média e alta complexidade. Mas, entendemos que também é nosso papel o investimento na promoção de saúde, com atividades preventivas. E falando em prevenção, nada melhor que levar educação em saúde para nossas crianças de hoje para que tenhamos adultos mais saudáveis amanhã. Além disso, a criança acaba sendo uma disseminadora desses conceitos e bons hábitos, pois o que ela aprende com a nossa equipe acaba levando para casa e repassando essas informações para seus pais, irmãos e vizinhos. Estamos muito felizes com o lançamento desse projeto. Nossa equipe está de parabéns!”, conclui Hebert.








































Nenhum comentário: