quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Hospital Regional de Santarém ultrapassa a marca do centésimo Implante de Marca-passo

Na última semana foi realizado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela Pró-Saúde, o centésimo segundo Implante de Marca-passo. O Serviço foi autorizado pela Secretaria de Saúde e implantado no HRBA a partir de julho de 2011. O procedimento leva em média 1h e 30min para ser concluído. Porém, tem grande importância na manutenção da qualidade de vida dos pacientes que apresentam quadro de insuficiência cardíaca ou comprometimento severo da função cardíaca, e também as taquiarritmias cardíacas. Cabe ao Marca-passo a responsabilidade de manter o funcionamento adequado do aparelho cardiovascular.
Atualmente, em Santarém, o Serviço de Implantes de Marca–passo só está disponível no HRBA. Os pacientes são encaminhados por Cardiologistas Clínicos, referenciados das Unidades de Saúde de Santarém e outros municípios, e também pela urgência e emergência no Hospital Municipal de Santarém.
O Hospital Regional de Santarém mantêm em funcionamento o Ambulatório de Cirurgia Cardiovascular para prestar assistência aos pacientes com Marca-passo, que realizaram o implante no HRBA e para aqueles que passaram por procedimentos cardíacos em outros centros, principalmente em Belém, e necessitam de acompanhamento. Porém, não tem condições de se deslocar até lá para isto.
Atualmente são realizados, em média, entre 8 a 10 implantes por mês. Mas, a expectativa é que após a conclusão das obras de ampliação das UTI(s), seja disponibilizado o serviço completo de Cirurgia Cardiovascular no HRBA, e poderemos aumentar o número de pacientes assistidos.
"Por enquanto, somos a única instituição que disponibiliza esse serviço. Temos uma limitação para atender a uma demanda maior de pacientes, que é a necessidade de mais leitos de terapia intensiva. Mas, com a ampliação das UTI(s), poderemos aumentar a equipe de profissionais e, assim, realizar mais implantes. O projeto é disponibilizar para a população um Serviço de Cirurgia Cardíaca completo aqui no Hospital para que consigamos atender a todos os pacientes que necessitam dessa especialidade.
Antes de implantarmos o nosso serviço, os pacientes não tinham condições de iniciar e manter o tratamento aqui, tendo que aguardar transferência para Belém e isso, na maioria das vezes, é um processo muito demorado, o que poderia trazer riscos aos pacientes que esperavam. Mas, hoje já conseguimos tratar esses casos aqui, até mesmo em situações de urgência e emergência. Dessa forma não há necessidade dos pacientes se deslocarem para outros centros, longe das suas famílias”, explicou Dr. Renê Augusto, Cirurgião Cardiovascular.
Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, essa é uma marca importante para a descentralização da Alta Complexidade no Estado do Pará. “ A marca de mais de 100 (cem) implantes de Marca-passos realizados é importantíssima. Ela representa o trabalho e o grande investimento que o Governo do Estado do Pará, através da SESPA e do Grupo Técnico de Controle dos Hospitais Regionais e Metropolitano, tem feito para descentralizar a assistência de Alta Complexidade. Procedimentos que anteriormente só poderiam ser realizados em Belém, ou em outro centro, agora podem ser realizados em Santarém. Além do Implante de Marca-passos, destaco também o nosso Complexo de Oncologia, que em breve contará com o Serviço de Braquiterapia, a Neurocirurgia e a Ortopedia de Alta Complexidade. Outra ação importante é a ampliação das UTI(s). Somando-se a obra e a aquisição dos equipamentos, o investimento do Governo do Estado ultrapassará a ordem de R$ 5.500.000,00 (cinco milhões e quinhentos mil reais) e será fundamental para a expansão dos Serviços de Alta Complexidade já existentes e a implantação de novos, como por exemplo, o de Transplantes de Órgãos. Com certeza, quem ganha com isso é toda a População do Oeste do Pará, que a cada dia tem mais qualidade, resolutividade e segurança na assistência à Saúde”, conclui Hebert.










Nenhum comentário: