segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Modernização da gestão melhora serviços na Saúde do Estado de Alagoas

Salto na qualidade. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) passou por um grande e importante processo de reestruturação, modernização, informatização e humanização durante todo o ano de 2010. Isso tem contribuído para uma otimização na resposta aos usuários dos serviços de saúde em Alagoas. A explicação é da Coordenadora Setorial de Gestão de Pessoas (CSGP), Camille Wanderley. Nestes últimos 4 anos, o atual governo destinou investimentos importantes na área da saúde, permitindo implantar um projeto de modernização da gestão administrativa, ampliação da oferta de serviços e qualidade da assistência.
Segundo a coordenadora, “quando falamos em modernização, estamos falando em mais agilidade, reestruturação dos fluxos de trabalho, padronização. Sabemos que ainda temos algumas adequações a fazer, ainda assim, temos certeza que demos um salto de qualidade muito grande em 2010”. Entre as ações desenvolvidas no setor e que merecem destaque estão a implantação do núcleo de atenção à saúde do servidor. “O núcleo é composto por médico, assistente social, nutricionista, enfim uma equipe estruturada para agir preventivamente na saúde do trabalhador”, explicar Camille Wanderley.
Ela também explica que foram capacitados 260 servidores condutores de veículos de urgência e emergência. Também foi implantado o Programa de Preparação para Aposentados (PPA); implantação da catraca eletrônica na sede da Sesau que funciona a partir de um cadastro biométrico dos servidores; estruturação e modernização do sistema da folha de pagamento; modernização no atendimento aos servidores e usuários da Secretaria; fortalecimento da comunicação interna e endomarketing da gestão de pessoas.
“Temos o Comitê de Humanização do Estado que segue à Política Nacional de Humanização da saúde com foco na satisfação do servidor e, consequentemente, dos usuários”, destacou Camille Wanderley.  A Coordenadoria Setorial de Gestão de Pessoas (CSGP) capacitou 65 jovens do Serviço de Promoção e Bem Estar (Soprobem) para atuarem como menores aprendizes na Sesau. “Desta forma, esses jovens estão aprendendo a lidar com o público e a se capacitarem desde cedo para o mercado de trabalho” acrescentou.
Também foi implantado o Espaço do Servidor, um projeto piloto instalado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Arapiraca. Isso sem falar nas comemorações de datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Servidor Público e aniversariantes do mês.  Seguindo à Política de Humanização da Sesau, a Coordenadoria Setorial de Gestão de Pessoas arrecadou doações de brinquedos destinados às crianças internas no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Clínica Infantil Dayse Brêda durante o período natalino. O setor também realizou capacitação dos profissionais de apoio à saúde para que os assistentes administrativos que atuam na área da saúde possam ter uma visão diferenciada para atender aos usuários.
Processos Online – Processos empilhados em cima das mesas quase não fazem mais parte do cenário. Os processos de compras e contratos estão tramitando com mais transparência e agilidade. De acordo com a gestora da Coordenadoria Setorial de Gestão Administrativa (CSGA), Carina Fort, Alagoas é o estado onde os processos de compra e contratos tramitam com maior rapidez. “O setor de compras, contratos e licitações está todo centralizado na Sesau. Antes, cada uma das unidades como o Hospital Geral do Estado, por exemplo, era responsável pelo andamento das compras. Agora, está tudo sob a responsabilidade da Secretaria, o que garante maior transparência e agilidade. A Sesau, hoje, tem total domínio de tudo que é gasto e com o que foi gasto. Toda essa mudança gera mais economia aos cofres da Sesau” completou, lembrando que o preço praticado segue sempre o preço de fábrica mais um desconto de 22,85%. Isso para se chegar ao Coeficiente de Adequação de Preço (CAP), seguindo o que preconiza a norma de regulamentação do Ministério da Saúde.
De acordo com o CSGA, até o dia 20 deste mês, a Sesau efetuou 320 contratos. Os contratos são necessários para a aquisição de todo tipo de produto, desde medicamentos a equipamentos hospitalares até mesmo gêneros alimentícios. A Coordenadoria Setorial de Gestão Administrativa é responsável pelos setores de compras, contratos e licitações. No setor de compras, a grande mudança foi na comunicação com os fornecedores.
O contato que era feito por fac-símile passou a acontecer via e-mail e está digitalizado. O setor de compras fica com a responsabilidade de fazer serviço de cotação e pesquisa de mercado.  O responsável pelo setor de compras, Eraldo dos Anjos Filho, explicou que como o contato é feito usando a comunicação eletrônica, a quantidade de fornecedores é ampliada fazendo com que as condições de comprar sejam ainda mais favoráveis à Sesau que faz contato com fornecedores de todo o país. “Isso sem falar na humanização do setor. Os usuários têm hoje muito mais compromissos, têm uma visão diferente do setor e do serviço público” disse ele. Ainda segundo Anjos Filho, os próprios fornecedores estão mais satisfeitos por saberem, ao final da licitação, quem ganhou o processo e com quais preços.
A Coordenadoria Setorial de Gestão da Informática (CSGI) também foi responsável por grandes mudanças na Sesau. O coordenador do CSGI, Celyrio Adamastor Barreto, explicou que houve, neste ano, o processo de implantação dos registros eletrônicos dos atendimentos aos pacientes do SUS em Alagoas. “Um avanço esperado há praticamente 15 anos e que facilita todo o processo. Tanto para os servidores quanto para os usuários. O registro e o prontuário único já estão implantados”.
Celyrio Adamastor ressaltou também a informatização do Hospital Geral do Estado (HGE). Desde a entrada do paciente até a sua alta. Tudo é informatizado. “O processo não é simples. Todas as ferramentas têm que ser homologadas pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Os avanços no software não custaram nada aos cofres públicos. Tudo foi feito em parceria com a Celepar Informática e a  Secretaria de Saúde do Paraná”, explicou.
Já o Coordenador Setorial de Gestão da Informática (CSGI) lembrou do processo de implantação da catraca eletrônica com cadastro biométrico. As catracas estão instaladas na sede da Sesau, no Samu, na Unidade de Emergência de Arapiraca e nos Ambulatório 24 horas . “Houve ainda a implantação do sistema de virtualização dos processos, o integra. Agora, todo o fluxo dos processos administrativos está virtualizado, inclusive o trâmite e o parecer”, disse Celyrio Adamastor.
Para os próximos dias, o novo portal da Secretaria de Estado da Saúde será lançado.  Como desafios para 2011, o coordenador do CSGI, falou sobre a reativação do setor de recarga de cartuchos, o que irá garantir uma economia substancial à Sesau. “O maior desafio, no entanto, é a modelagem de uma sala de situação virtual que consiste em um ambiente on-line para acompanhar os indicadores de saúde fazendo a comparação com dados passados e a prospecção de dados futuros”, anunciou Celyrio Adamastor.
Outro instrumento de modernização implantado este ano pela Sesau relevante foi a Ouvidoria SUS. Canal direto com a população. A Ouvidoria é um serviço para facilitar a comunicação entre Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e os usuários do SUS, sendo composta de sub-redes que estão sendo instaladas em outras unidades da Sesau. A Ouvidoria faz parte da Política de Qualificação da Gestão do Ministério da Saúde.

Ouvidoria – Outro avanço, aponta a coordenadora Janailma Azevedo, a Ouvidoria tem o objetivo de identificar e avaliar o grau de satisfação da população em relação aos serviços de saúde executados, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

Pró-Saúde – organização filantrópica com vasta experiência em consultoria e administração hospitalar em São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraná também foi contratada para atuar no Hospital Geral do Estado (HGE) e Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca. O objetivo da consultoria consiste em redefinir a vocação dessas unidades e encontrar soluções administrativas que possam melhorar a assistência ao usuário, assim como, o ambiente de trabalho.

Digitalização dos processos – ainda de acordo com a coordenadora setorial de gestão administrativa da Sesau “serão digitalizados os prontuários médicos e boletins de emergência dos ambulatórios, Hemoal, Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), da UE do Agreste, Hemoar e do HGE” explicou Carina Fort. O novo sistema visa adotar uma ferramenta para auxiliar no processo de consulta do prontuário do paciente na unidade. Na época, a digitalização ainda chegou a ser iniciada, mas foi interrompida.

Fonte: Assessoria Sesau/AL

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho que a Pró-Saúde bem realizando em diversos estados brasileiros, inclusive no Pará.
Márcio.