segunda-feira, 3 de maio de 2010

Hospital Regional de Santarém investe na qualidade e segurança de sua Hemoterapia



 O Comitê Transfusional do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, em Santarém, lançou na noite da última terça-feira, 27 de abril, o Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais para médicos e equipes de enfermagem da instituição. O documento foi elaborado pela equipe da Agência Transfusional, Assessoria de Qualidade, Serviço de Controle de Infecções Hospitalares e Diretoria Técnica do HRBA. A apresentação do Protocolo foi feita pela Coordenadora da Agência Transfusional, Dra. Terezinha Leão.
O Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais do Hospital Regional vai trazer mais segurança aos pacientes especialmente durante os procedimentos cirúrgicos, tratamentos nas Unidades de Terapia Intesiva (UTI) e na assistência oncológica.  Com o uso do protocolo, as condutas médicas serão mais precisas nas indicações de transfusões de hemoderivados adequados para cada caso e definição correta das quantidades necessárias para atender a necessidade dos usuários.
O Diretor Técnico do Hospital Regional, Dr. João Batista, enfatiza a importância do uso do Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais como ferramenta de segurança para o paciente e para os profissionais. “A padronização deste procedimento é a garantia para que o médico possa estar buscando orientações e informações para melhor prescrição, indicações e contra-indicações. Já para o usuário é a segurança de que está sendo atendido em um Hospital que possui padrões e rotinas médicas que lhe trarão maior possibilidade de recuperação durante seu tratamento”, explica Dr. João Batista.
O Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais será utilizado por médicos para avaliação e prescrição de hemoderivados e monitorar, junto às equipes de enfermagem e da Agência Transfusional, a administração e acompanhamento de possíveis reações durante a sua utilização.
Para o Hospital Regional a implantação do Protocolo de Indicações e Cuidados Transfusionais nas rotinas médicas significa estar dentro das melhoras práticas da medicina moderna. Além disso, representa um avanço importante na segurança e melhoria continua dos serviços oferecidos à População do Baixo Amazonas.

Nenhum comentário: