quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Hospital Regional de Santarém: Investimento na Segurança de Profissionais e Pacientes
Garantir a segurança dos pacientes assistidos e dos profissionais que atuam na entidade. Com esta preocupação e finalidade o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna, o 4º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT do HRBA capacitaram aproximadamente 25 profissionais de saúde para atuarem em situações de emergência. Entre as principais ações treinadas podemos destacar: acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área e combater princípios de incêndio. Foram 30 dias de atividades e treinamentos, divididos em duas etapas, na última segunda-feira (28) foi realizado o encerramento no quartel do Corpo de Bombeiros com ações práticas.
Para a coordenação do curso, cada detalhe repassado é importante para que a atuação do “brigadista” na hora do socorro seja precisa. Evitar uma explosão foi um dos treinamentos feitos com o gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás de cozinha. Os colaboradores aprenderam como se portar diante de uma situação de risco, assim como realizar procedimentos que ajudam no processo de domínio do acidente, estancar a fonte de gás e depois vedar totalmente para cessar a fonte de risco. Outra prática comum de grande importância foi o uso dos extintores de incêndio e o conhecimento de suas especificidades para cada tipo de fogo. A Equipe do Hospital participou de uma grande simulação de socorro às vítimas de incêndio. Em meio à pressão do acidente os “brigadistas” são orientados a agir com precisão e rapidez para prestar um atendimento adequado.
No final, os instrutores avaliaram positivamente a primeira turma, o que é excelente. Os treinamentos para formar a brigada de incêndio do Hospital Regional de Santarém devem continuar com mais uma turma em fevereiro de 2010. Com um Hospital mais seguro todos ganham: Pacientes, Profissionais e Comunidade, pois segurança na assistência médico-hospitalar é sinônimo de qualidade!
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Nota à Imprensa - Fim da Paralisação Parcial dos Serviços Médicos
A Direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna informa que o pagamento correspondente a 50% da remuneração do mês de novembro que ainda faltavam ser repassados ao Corpo Clínico desta unidade foi feito na manhã desta segunda-feira (28).
Desta forma, todas as atividades estarão disponíveis à população a partir de amanhã (29), como consultas ambulatoriais, exames, novas internações e cirurgias eletivas, além dos serviços de UTIs, hemodiálise, oncologia, atendimentos emergenciais (exames, cirurgias e internações) que funcionaram normalmente durante a paralisação.
O Hospital Regional informa que os atendimentos que não foram realizados serão remarcados pela Central de Regulação do município de Santarém e pela 9ª Regional da SESPA.
Santarém, 28 de dezembro de 2009.
Dr. João Batista Alves Júnior
Diretor Técnico-Médico
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna
Pró-Saúde
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Nota à Imprensa - Paralisação Parcial dos Serviços Médicos
A Direção do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna informa que o Corpo Clínico desta unidade decidiu em assembleia paralisar parcialmente os atendimentos à população a partir desta terça-feira, dia 22 de dezembro, em virtude do atraso no pagamento da remuneração do mês de novembro, que deveria ser paga até o dia 20 de dezembro.
Ontem (22), o Hospital Regional recebeu da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA um repasse que não foi suficiente para o pagamento integral e imediatamente repassou o equivalente a 50% da remuneração em atraso. A SESPA informou ao Hospital Regional que efetuará um novo repasse nos próximos dias, que seria suficiente para efetuar o pagamento do restante da remuneração.
A Direção do HRBA reuniu-se com uma comissão representativa do Corpo Clínico e foi informada que a paralisação deverá permanecer até que a remuneração seja paga de forma integral.
Desta forma, ficam suspensos serviços como consultas ambulatoriais, exames, novas internações e cirurgias eletivas. Não houve paralisação nos serviços de UTIs, hemodiálise, oncologia, atendimentos emergenciais (exames, cirurgias e internações), como também na assistência aos pacientes já internados. A Direção do HRBA informa que todas as demais equipes estão trabalhando normalmente.
O Hospital Regional aguarda que essa situação seja resolvida e que todos os serviços estejam com suas atividades normais o quanto antes.
Santarém, 23 de dezembro de 2009.
Dr. João Batista Alves Júnior
Diretor Técnico-Médico
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna
Pró-Saúde
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Culto celebra o Natal no Hospital Regional
O momento foi de muita reflexão a cerca de mais um ano que termina. Oportunidade para avaliar, reestruturar e sempre buscar a melhoria nos serviços prestados. O culto ecumênico especial de Natal serviu também para agradecer a Deus pelos obstáculos e dificuldades superadas durante 2009 e pedir forças e bênçãos para o ano de 2010. Depois do Culto todos participaram de um delicioso coquetel que foi servido no hall de entrada do Hospital.
sábado, 19 de dezembro de 2009
Crianças internadas no Hospital Regional recebem antecipadamente presentes de Natal
Na última sexta feira (12), no Espaço de Brincar do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna mais de 20 crianças, que estão em tratamento na clínica pediátrica, receberam antecipadamente presentes de Natal. Os brinquedos foram entregues pelo Núcleo de Educação Permanente – NEP do Hospital e por voluntários que trabalham como “brinquedistas”. A doadora dos presentes, que prefere não ser identificada, recebeu a ajuda do NEP para realizar uma pesquisa com os familiares dos pequenos pacientes para saber o que eles desejavam ganhar no Natal. A entrega dos presentes foi cercada de muita alegria. Sorrisos e felicidade marcaram o momento.
Espaço de Brincar
Inaugurado em fevereiro deste ano, o Espaço de Brincar do Hospital Regional faz grande diferença na vida das crianças internadas. Livros, DVDs, brinquedos e muitas atividades coordenadas pelos profissionais, que são voluntários capacitados pelo Hospital, fazem a alegria da criançada na clínica pediátrica.
O local é adaptado para atender às normas de segurança e higienização do ambiente. O Espaço de Brincar funciona em dois horários, pela manhã das 09h00 às 11h00 e a tarde das 15h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira. Segundo o Núcleo de Educação Permanente, as atividades desenvolvidas refletem positivamente no tratamento. As mães trocam experiências, falam sobre suas dúvidas e encontram apoio emocional junto a outras mães. Os pacientes percebem também que existem outras crianças que, como eles, estão passando por tratamentos e que também sentem dor e medo, superação e força. O convívio nesse ambiente hospitalar em um círculo de amizades com crianças da mesma faixa etária e contribui significativamente com o desenvolvimento psicossocial dos pequenos.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Hospital Regional recebe ornamentação natalina
Cada setor ficou responsável pela decoração do ambiente, momento de descontração e muita alegria, tudo para que o Hospital fique pronto para receber seus usuários. Na recepção já é possível perceber as mudanças, os enfeites, guirlandas, bolas coloridas, chamam a atenção de quem chega.
Com essa iniciativa o Grupo de Humanização pretende que os usuários e visitantes sintam-se em um ambiente agradável e mais humanizado. O Natal é um momento de reflexão e alegria, assim o Hospital Regional está pronto para oferecer saúde de qualidade em um clima de boas festas.
Comunicação e Imagem das Organizações de Saúde é tema de discussão em Pós-Graduação
Nos dias 11 e 12 de dezembro nas dependências da Universidade do Estado do Pará – UEPA, a Pró-Saúde promoveu o módulo Comunicação e Imagem das Organizações de Saúde que faz parte do curso de Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde. O módulo foi ministrado pelo Mestre em Administração Hospitalar e Doutorando pela PUC-SP em Comunicação e Simiótica, Prof. Isaac Gil.
O curso abordou principalmente as diferentes formas de comunicação, os processos de comunicação semióticos para a construção da imagem de uma instituição de saúde, e os cuidados com o marketing hospitalar. Mais de 40 profissionais de saúde da região oeste do estado participaram da aula.
O próximo módulo acontecerá nos dias 29 e 30 de janeiro de 2010 com o tema “Metodologia da Pesquisa I ”e será ministrada pela professora Terezinha Covas Lisboa.
Professor Isaac Gil
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
SESPA capacita profissionais de saúde
A Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA através da 9ª Regional realizou no fim do mês de novembro no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna o primeiro Módulo do Curso de Formação de Agentes de Planejamento em Saúde. A atividade está sendo ofertada pelo Planeja SUS, Ministério da Saúde, é executado pela Escola Técnica do SUS em parceria com a SESPA. Participam do treinamento Secretários de Saúde e técnicos que trabalham na área de planejamento e gestão em saúde de 14 municípios da 9ª Regional. No município de Itaituba, oeste do Pará, um segundo pólo, também sob a jurisdição da 9ª Regional, reuniram-se mais cinco municípios para participar da mesma atividade.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Hospital Regional escolhe novos membros da CIPA
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna escolheu em novembro os 16 novos membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – CIPA. A eleição contou com a presença de aproximadamente 400 colaboradores. Nesta semana, os membros eleitos e indicados da empresa estão participando do curso preparatório promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho – SESMT.
No curso os colaboradores do Hospital Regional recebem orientações sobre procedimentos de segurança, medidas de primeiros socorros, combate a incêndios, elaboração de mapas de riscos, DST/AIDS. Assim os membros da CIPA irão poder cumprir com as suas funções básicas de avaliar os riscos existentes nos locais de trabalho, avaliar a eficácia das medidas adotadas na prevenção e orientar e discutir, com os trabalhadores da empresa, questões de saúde e segurança.
Os membros eleitos em votação pelos colaboradores foram:
Titulares
Vanja Mayra Kzan Colares Neves
Lilian Repolho Blair
Rodrigo Fraze Bezerra
Oziel Silva da Conceição
Suplentes
Ádrio Vianney de Jesus Neves
Ana Lúcia Ferreira da Silva
Ana Patrícia Santos Corrêa
Vicente de Paula Gonçalves Júnior
A direção do Hospital Regional indicou mais oito colaboradores, são eles:
Titulares
Ádria Patrícia Monteiro da Silva
Adiléia Caroline Kroessin
Andréa Reni Mardok
Maria Elisa Imbiriba dos Santos
Suplentes
Leonardo Felipe dos Santos
José Pedro de Sousa
Carmem Silva Barros e Silva Félix
Kélvia Braz Coelho
A nova Comissão Interna de Prevenção a Acidentes será empossada para gestão 2009/2010 no próximo dia 11 de dezembro no auditório do Hospital Regional.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
HRBA é o único hospital a ter uma Agência Transfusional na região
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna é o único Hospital da região a possuir uma Agência Transfusional para serviços de distribuição interna de hemocomponentes, como sangue, plaquetas, hemácias. A Agência tem a responsabilidade de realizar o trabalho de preparação das bolsas de hemocomponentes utilizadas em pacientes que necessitam de transfusão. Este trabalho segue um processo rigoroso, tudo para oferecer aos pacientes agilidade, qualidade e segurança.
A Agência Transfusional do HRBA conta com uma equipe multiprofissional especializada, sob a responsabilidade da Dra. Terezinha Leão, e composta ainda por uma Enfermeira de Hemovigilância, Cintya Patrícia Maia Duarte, uma Farmacêutica Bioquímica, Rose Grace Brito Marques, e quatro técnicos de laboratório. Todos possuem uma larga experiência em Hemoterapia.
Por mês, o Hospital Regional realiza mais de 200 transfusões. Em novembro, foram 258. Por se tratar de um Hospital de alta e média complexidade e por atender a mais de 19 municípios da região, o Hospital Regional tornou-se o maior consumidor de bolsas de hemocomponentes da região e a parceria com o Hemocentro de Santarém funciona de forma coordenada de modo a suprir a demanda.
Desde a inauguração da Agência Transfusional, em agosto de 2008, o Hospital Regional já realizou três campanhas de doação de sangue em parceria com o HEMOPA. Na última campanha que teve como tema “Ajude a estocar solidariedade – Doe Sangue”, em comemoração ao Dia do Doador Voluntário, mais de 300 bolsas de sangue foram coletadas. A Agência Transfusional enfatiza a importância da doação de sangue, pois uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar a vida de até três pacientes.
No ano de 2010, o Hospital Regional e a Pró-Saúde pretendem manter e aprimorar a parceira com a Fundação HEMOPA, para assim continuar oferecendo segurança aos pacientes de média e alta complexidade, atendendo às necessidades da população dos 19 municípios da região oeste do Pará.
Hospital Regional proporciona maior segurança aos usuários e colaboradores
Atendendo aos requisitos de segurança e acessibilidade, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna, através do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e do Serviço de Engenharia Hospitalar, concluíram a adaptação de alguns espaços externos do hospital para a maior segurança de seus usuários e colaboradores.
Espaços como rampas de acesso ao prédio ganharam corrimão oferecendo aos usuários portadores de deficiência física e colaboradores da unidade de saúde mais segurança e acessibilidade aos vários setores do Hospital. A cisterna do Hospital também recebeu modificações que agora redobram a segurança dos colaboradores durante a execução de suas atividades, a escada marinheiro ganhou mais extensão.
Além disto, os setores do Hospital recebem inspeções diárias e o resultado disso são índices mínimos de acidentes de trabalho. Assim, o Hospital Regional reforça seu compromisso de oferecer segurança a seus usuários e colaboradores, aumentando a qualidade de atendimento prestado à população.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Hospital Regional apresenta o funcionamento do Serviço de Processamento de Roupas
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna apresenta o setor responsável pela qualidade no enxoval disponibilizado aos nossos usuários e profissionais. O Serviço de Processamento de Roupas (SPR) é um Setor de Atividade Meio, ou seja, de apoio que tem como finalidades coletar, separar, pesar, processar, confeccionar, reparar e distribuir, o enxoval em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação aos setores do Hospital. Este setor possui grande influência na qualidade da assistência à saúde, principalmente no que se refere à segurança e conforto do paciente e trabalhador.
Conheça como funciona um dos melhores processamentos de roupas hospitalares do oeste do Pará:
Área Suja
É o local onde são realizados os serviços de coleta, separação, lavagem e pesagem das roupas da instituição. O processamento da roupa inicia-se com a retirada da roupa suja das áreas onde foram utilizadas. A qualidade da lavagem começa na separação da roupa, quando esta é classificada de acordo com o grau de sujidade, tipo de tecido e cor.
Área Limpa
É o local onde a roupa, após a operação de lavagem e centrifugação, passa pelos processos de secagem, calandragem, passagem e selagem. Nesta área também são realizados serviços de reparos e confecções de roupas.
Estocagem
Após as etapas de calandragem e passagem, a roupa limpa é dobrada, armazenada e embalada. Podem ser embaladas separadamente ou em forma de kits, conforme a necessidade do setor.
Distribuição
A distribuição é feita em carrinhos de transporte fechados, exclusivos para este fim. Os serviços de distribuição são realizados em horários programados e quantificados em conformidade a cada setor. Os carrinhos de transporte de roupa limpa são verificados rigorosamente em suas condições de higiene em função de evitar possíveis contaminações.
Conferência de Rouparia
Após o abastecimento, os colaboradores realizam a conferência de cada unidade, identificando o estoque atual e comparando com quantidade desejada. Podendo assim, calcular a média de consumo por unidade.
Todo este cuidado com o Enxoval utilizado por pacientes e profissionais faz do Hospital Regional um dos melhores Hospitais Públicos da Região, no atendimento com Qualidade, Conforto e Humanização.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Hospital Regional promove Qualidade de Vida no trabalho
Com o objetivo melhorar a qualidade de vida dos profissionais o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará- Dr. Waldemar Penna, está proporcionando aos seus colaboradores, desde o mês de outubro, exercícios físicos através de ginástica laboral, gerando motivação, diversão e melhor desempenho e rendimento em suas atividades profissionais. O projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente – NEP do Hospital Regional, conta com a parceria de estagiários do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará – UEPA, que associa o aprendizado teórico da sala de aula com a experiência prática desenvolvida junto aos colaboradores do HRBA.
A ginástica laboral é ofertada em todos os turnos de trabalho no Hospital, nos dias de terça e quinta-feira, onde cada funcionário tem a liberdade de optar pelo exercício. Cada setor recebe atividades de acordo com o trabalho que desenvolve, deste modo, o objetivo da ginástica é atingido beneficiando a todos e focando diretamente a área de desgaste, seja ela física ou mental. Cerca de 260 colaboradores participaram das atividades e já sentem as melhorias decorrentes dos benefícios do exercício físico.
A Ginástica Laboral se caracteriza por ser uma atividade desenvolvida no ambiente de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica, através de exercícios, que vão compensar as estruturas utilizadas durante a função e ativar outras que não estejam sendo solicitadas. Durante esse trabalho o objetivo maior é prevenção das doenças conhecidas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Órteo-Muscular Relacionado ao Trabalho), desenvolvidas pela fadiga decorrente da tensão e repetitividade dos movimentos, prejudicando as articulações, músculos, nervos, e outras partes do corpo. Essas doenças são campeãs de afastamentos dos empregados de suas funções profissionais no Brasil.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Nota do Setor de Radiodiagnóstico do HRBA
O setor de radiodiagnóstico e imagem do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna realiza exames de alta qualidade técnica e está servido de equipamentos e tecnologia moderna para auxiliar no diagnóstico médico, além de possuir equipe de profissionais capacitados de forma a garantir a qualidade do exame. Todos os exames são verificados e liberados após assinaturas dos respectivos laudos pelos médicos radiologistas do setor.
O Hospital Regional possui serviço próprio de Engenharia Clínica e contrato com os respectivos fabricantes dos equipamentos para manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos hospitalares. O Hospital Regional atende a toda população sem discriminação por raça, credo ou origem, prezando pelo trabalho em equipe, transparência, versatilidade, determinação e compromisso com a qualidade dos serviços prestados. O setor de radiodiagnóstico e imagem do HRBA está à disposição de qualquer cidadão que desejar esclarecer suas dúvidas.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Brigadistas conhecem o sistema de armazenamento de água do Hospital Regional
Na tarde desta terça-feira (24) os colaboradores do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará que estão participando do Curso de Brigada de Incêndio promovido pelo 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Santarém (PA) deixaram a teoria e foram conhecer o sistema de armazenamento de água do Hospital.
Localizada no quinto andar do prédio, a caixa d’agua tem a capacidade de armazenar mais de 76 mil litros e uma reserva para incêndio de 30 mil litros. O Curso de Brigada de Incêndio tem a duração de 40 horas/aula e vai até o dia 18 de dezembro.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
COMUNICADO
O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna informa que a partir de dezembro de 2009 todos os pacientes deverão marcar consultas, exames e cirurgias diretamente na sede da 9ª Regional da SESPA e na Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as instruções abaixo:
Consultas e Exames:
- Pacientes dos municípios de Monte Alegre e Juruti devem procurar a Secretaria de Saúde de seu município;
- Pacientes de outros municípios devem procurar a 9ª Regional da SESPA no setor de TFD (Tratamento Fora de Domicílio);
- Pacientes de Santarém devem procurar os Postos de Saúde de origem.
Cirurgias:
Os pacientes serão regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santarém no setor de TFD a partir das 14h nos dias de 2ª, 4ª e 6ª.
Estas alterações foram feitas em comum acordo entre a Central de Regulação de vagas, Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA) e o Hospital Regional.
Pró-Saúde e diretores são premiados no Hospital Best
A Pró-Saúde, seu presidente, Paulo Roberto Mergulhão, e o diretor de Administração, Carlos Massarenti, foram premiados na edição 2009 do Hospital Best, um dos principais prêmios do setor de saúde. A Pró-Saúde foi escolhida em três categorias: Administração Hospitalar terceirizada, Consultoria Hospitalar e Responsabilidade Social.
Mergulhão, por sua vez, foi eleito como o Administrador da Saúde do ano, por seu trabalho à frente da Pró-Saúde e na área hospitalar em geral. Massarenti, que cuida dos projetos sociais da instituição, foi considerado Líder em Responsabilidade Social na Saúde.
Os prêmios serão entregues em dezembro, quando tradicionalmente acontece o evento de premiação do Hospital Best, atribuído por profissionais do setor hospitalar às personalidades, empresas e instituições que se destacam na área hospitalar.
Mais informações site: http://www.hospitalbest.com.br/
Mais informações site: http://www.hospitalbest.com.br/
Fonte: Boletim Pró-Saúde – Edição 364
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Hospital Regional promove curso de Brigada de Incêncio
Tão importante quanto ter um sistema contra incêndio eficiente, é saber o que fazer quando precisar usá-lo e orientar as pessoas em volta. Com esse objetivo o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará iniciou na tarde desta segunda-feira (23) o Curso de Brigada de Incêncio para formação da primeira turma.
A primeira etapa é composta de aulas teóricas e a segunda de práticas e simulações de situações de risco. O Curso é prmovido pelo 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santarém e tem a duração de 40h/aula.
A Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.
Hospital Regional promove campanha de sangue em parceria com o HEMOPA
Iniciou na manhã desta segunda-feira (23) a Semana do Doador de Sangue com uma campanha promovida pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Dr. Waldemar Penna e pela Fundação HEMOPA com o tema "Ajude a estocar Solidariedade - Doe Sangue". As doações acontecerão no HEMOPA até sexta-feira (27) de 07 da manhã às 13h. O dia do Doador de Sangue é comemorado na quarta-feira (25).
A razão para realização dessa campanha é o alto consumo de hemocomponentes que o Hospital Regional necessita diariamente para atender a todos os casos de média e alta complexidade. O objetivo arrecadar mais de duzentas bolsas de sangue.
Essa é a terceira campanha que o Hospital Regional realiza em parceria com o HEMOPA, sempre apoiando na divulgação em mídias de massa para a população em geral e juntamente com seus usuários, colaboradores e familiares.
Esta campanha tem o apoio da Pró-Saúde e do Governo do Estado do Pará.
Assinar:
Postagens (Atom)